Hugo Félix Publicado Janeiro 19, 2007 Publicado Janeiro 19, 2007 Olá a todos! Montei o meu Aquário há precisamente 15 dias atrás. (dia 5 de Janeiro) Na altura, tinha como valores de testes: Ph - 8 Kh - 5 Como queria um ph mais baixo, fiz uma Tpa na 4ª Feira seguinte (dia 10 de Janeiro) de aproximadamente 30L de água. (o aquário tem 190l, mas com o areão, está com 165) Valores medidos hoje, dia 19 de Janeiro: Ph - 6.8 +/- KH - 3 Amónia - aprox 0mg/l No3 - 75mg/l ou mais !!! A minha pergunta é: é normal este valor de Nitratos? O que posso fazer para o baixar, para além das Tpas? Tenho algumas plantas no meu aquário, mas não muitas... Tão elevado valor é prejudicial para os peixes? Obrigado pela ajuda, Abraços, Hugo Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Joao Machado Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 TPAS e mais TPAS.... JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
NarG Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Pelo que percebo a primeira fase do ciclo do azoto ja terminou que foi a transformação de amonia em nitratos, agora há que esperar até que ocorra a transformação de nitratos em nitritos, se ja tens alguns peixes lá dentro TPA's dia sim dia não para diminuir o nivel dos nitratos... Citar 240Lts Plantado
Joao Machado Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Pelo que percebo a primeira fase do ciclo do azoto ja terminou que foi a transformação de amonia em nitratos, agora há que esperar até que ocorra a transformação de nitratos em nitritos, se ja tens alguns peixes lá dentro TPA's dia sim dia não para diminuir o nivel dos nitratos... NÃ.....Amónia->Nitrito->Nitrato estes ultimos vão-se nas TPAS Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
NarG Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Desculpem enganei-me mas então se sao nitratos os nitratos nao sao prejudiciais ou sao ? Citar 240Lts Plantado
Hugo Félix Publicado: Janeiro 19, 2007 Autor Publicado: Janeiro 19, 2007 TPAS e mais TPAS....JPM Obrigado pela resposta, João. Tpas e mais Tpas... isso são quantas? Inicialmente estava a pensar fazer uma Tpa de 15 em 15 dias... O que aconselhas? Obrigado, Abraços. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
NarG Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Ao fim de 15 dias ter os nitratos assim tao elevados, tens ai o superciclo ? Ao fim de 15 dias deveria de ser quando a amonia se transforma em nitritos +- qual o valor de nitritos e amonia !! http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html Citar 240Lts Plantado
Hugo Félix Publicado: Janeiro 19, 2007 Autor Publicado: Janeiro 19, 2007 Ao fim de 15 dias ter os nitratos assim tao elevados, tens ai o superciclo ? Ao fim de 15 dias deveria de ser quando a amonia se transforma em nitritos +- qual o valor de nitritos e amonia !! http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html Não tenho teste de nitritos. Pus lá uns peixes resistentes para tentar ajudar a ciclar mais rápido Amónia, tenho 0mg/l Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
NarG Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Convinha saberes o valor dos nitritos para saberes quando o teu ciclo está completo, eu tenho tambem um aquario a cliclar e coloquei lá 3 peixes para ajudar o ciclo, quando a amonia desapareceu e os nitritos dispararam foi quando tive baixas no aquario, agora tenho de ver quando dos nitritos desaparecem e dão vida aos nitratos para saber quando o ciclo está completo ... Citar 240Lts Plantado
Hugo Félix Publicado: Janeiro 19, 2007 Autor Publicado: Janeiro 19, 2007 Convinha saberes o valor dos nitritos para saberes quando o teu ciclo está completo, eu tenho tambem um aquario a cliclar e coloquei lá 3 peixes para ajudar o ciclo, quando a amonia desapareceu e os nitritos dispararam foi quando tive baixas no aquario, agora tenho de ver quando dos nitritos desaparecem e dão vida aos nitratos para saber quando o ciclo está completo ... Sim, mas supostamente, tendo muitos nitratos já devem ter sido decompostos os nitritos, não? É só porque não estava com muita vontade de investir noutro teste... não são nada baratos Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
ohxuxa Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Sim, mas supostamente, tendo muitos nitratos já devem ter sido decompostos os nitritos, não? É só porque não estava com muita vontade de investir noutro teste... não são nada baratos A quem o dizes, e se nao te puseres a pau vendem-te um multiusos que faz os testes todos e te custa uma pipa de massa! Ninguem consegue arranjar assim uns testes baratuxos (alguem que trabalhe em laboratórios que saiba pelo menos os componentes dos respectivos testes?Já ajudava para um futuro desvio do lab da faculdade ) Citar
Hugo Félix Publicado: Janeiro 19, 2007 Autor Publicado: Janeiro 19, 2007 A quem o dizes, e se nao te puseres a pau vendem-te um multiusos que faz os testes todos e te custa uma pipa de massa! Ninguem consegue arranjar assim uns testes baratuxos (alguem que trabalhe em laboratórios que saiba pelo menos os componentes dos respectivos testes?Já ajudava para um futuro desvio do lab da faculdade ) Pois é... tem sido uma renda brutal... PH + Kh + Amónia + No3... Queria evitar comprar um de nitritos, mas se tiver mesmo de ser necessário... O que acho que não, uma vez que com o teste de nitratos já temos o final do ciclo descoberto... Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
NarG Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Na melhor das hipóteses levas uma amostra da agua do teu aqua a uma loja e normalmente fazem-te os testes ... pelo menos ja tive lojas que se ofereceram para me fazer os testes gratuitamente ... Citar 240Lts Plantado
Hugo Félix Publicado: Janeiro 19, 2007 Autor Publicado: Janeiro 19, 2007 Na melhor das hipóteses levas uma amostra da agua do teu aqua a uma loja e normalmente fazem-te os testes ... pelo menos ja tive lojas que se ofereceram para me fazer os testes gratuitamente ... Sim, também é uma hipotese... mas tendo já tantos testes não vale a pena ir só lá por causa de 1... A questão que se põe neste momento é se o teste de nitritos será mesmo essencial. Pelo que li aqui no forum, acho que não uma vez que com o de amónia e o nitratos já se controla o principio e o fim do ciclo Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Hugo Félix Publicado: Janeiro 21, 2007 Autor Publicado: Janeiro 21, 2007 Pronto, a situação agora é a seguinte: Fiz ontem uma tpa de 30 litros, e hoje outra de 60... Medi o nivel de nitratos e continua altíssimo, o máximo da escala são 75mg/l e é aí que estão... Não devia ter descido um bocadinho? Estará o teste estragado? Está no prazo de validade... Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
madvieri Publicado: Janeiro 21, 2007 Publicado: Janeiro 21, 2007 Pronto, a situação agora é a seguinte: Fiz ontem uma tpa de 30 litros, e hoje outra de 60... Medi o nivel de nitratos e continua altíssimo, o máximo da escala são 75mg/l e é aí que estão... Não devia ter descido um bocadinho? Estará o teste estragado? Está no prazo de validade... Boas, Se depois dessas trocas de água os nitratos se mantém iguais das duas uma, ou o teste está estragado (aqui aconselho-te a fazer testes com outros testes ou numa loja que os faça), ou então a água que usas nas trocas também já vem cheia de nitratos (mede os nitratos da torneira). Aposto na primeira hipótese.... Abraço, Tiago Citar «removido pela moderação»
Hugo Félix Publicado: Janeiro 21, 2007 Autor Publicado: Janeiro 21, 2007 (editado) Obrigado pelo conselho! Fui medir a água da torneira com o mesmo teste. Resultado: Nitratos Zero. Será então do teste? É muito estranho ter trocado 90l de água em 2 dias, num aquário de 160 e os nitratos não terem descido, não é? Já agora, dentro do aquário tenho plantas e algumas rochas vulcânicas... daquelas pretas essencialmente de sílica, penso eu, que foram muito bem fervidas antes de as por no aquário. O Areão é daquele de rio... o mais comum. Editado Janeiro 21, 2007 por Hugo Félix Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
madvieri Publicado: Janeiro 22, 2007 Publicado: Janeiro 22, 2007 Obrigado pelo conselho! Fui medir a água da torneira com o mesmo teste. Resultado: Nitratos Zero. Será então do teste? É muito estranho ter trocado 90l de água em 2 dias, num aquário de 160 e os nitratos não terem descido, não é? Já agora, dentro do aquário tenho plantas e algumas rochas vulcânicas... daquelas pretas essencialmente de sílica, penso eu, que foram muito bem fervidas antes de as por no aquário. O Areão é daquele de rio... o mais comum. Boas, É de facto estranho que após uma troca de água dessas com nitratos a 0 mg/l o valor no aquário se mantenha o mesmo. Tenta ver isso com outros testes. Não tens ninguém que te empreste uns testes? Sempre podes levar a uma loja que faça esses testes por ti... Mas acho estranho teres medido a água da torneira e tenha dado 0... Abraço, Tiago Citar «removido pela moderação»
Hugo Félix Publicado: Janeiro 22, 2007 Autor Publicado: Janeiro 22, 2007 Boas, É de facto estranho que após uma troca de água dessas com nitratos a 0 mg/l o valor no aquário se mantenha o mesmo. Tenta ver isso com outros testes. Não tens ninguém que te empreste uns testes? Sempre podes levar a uma loja que faça esses testes por ti... Mas acho estranho teres medido a água da torneira e tenha dado 0... Abraço, Tiago Pois... é o que vou fazer, vou ver se algum amigo tem, se não tiver levo a uma loja e peço-lhes para medirem... Às tantas o teste perdeu sensibilidade ou coisa parecida. Não é normal que mudando mais de metade da água do aquário o valor permaneça tão alto... Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
paulo duarte Publicado: Janeiro 22, 2007 Publicado: Janeiro 22, 2007 Viva, Deve haver algo estranho com esses testes... Não é normal o ciclo ficar completo em 2 semanas (costuma demorar 3 a 4 semanas). Usaste algum acelarador do ciclo? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts