Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, estou a montar um plantado com 1mt, mais ou menos 100 lt e como toda a gente ja fiz muitas asneiras e desta estou a fazer as coisas com muita calma, como tal ainda nao quase peixes enquanto estou a plantar o aquario excepto uma corydoras, uns red cherry e uns SAE para me ajudar na limpeza e combate ás algas. O problema é que nestes ultimos dias morreram 3 dos 4 corydoras e os red cherry também estão a morrer sem razao aparente. O mais grave disto é que sempre ouvi dizer que principalmente as corys sao peixes bastante resistentes. Faço sempre TPA`s semanais de 20%, tenho o pH a 7,2 e os nitritos estão a zero.

Por favor dêem-me uma maozinha....

Publicado:

Viva,

 

As corydoras, são resistentes, mas não para ciclar o aquario. (plecos, sim)

São muito sensiveis à amonia. Como estão os niveis de amonia?

 

As corys morrem sem os barbilhos? Ou Alguma zona vermelha?

 

 

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Verifica se não tens bolas de ar a formar-se no substrato, pode ser metano o que é letal para as corys.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Ola, antes de mais obrigado pela vossa ajuda tao rapida. Luis Dias,desculpa la mas nao sei o que sao os barbilhos, mas para responder á tua pergunta, por acso as corys sao albinas e morrem assim mesmo. Completamente brancas. Rasec: o metano pode ser provocado porque razão?

Publicado:

Esqueci-me de uma coisa: a amonia ainda nao medi. Mas eu ja nao estou a ciclar o aquario. Primeiro ciclei durante uma 3 semanas e só depois é que coloquei as corys.

Publicado:

1- Barbilhos são os "bigodes". bigsmile

 

As corys, tais como outros peixes de fundo são muito sensíveis aos níveis de nitrato e é nisso que tens de ter em atenção, o mesmo se aplicando aos reds.

Á partida para um aq que dizes estar a ciclar há 3 semanas, já deves ter de medir quer os nitritos, quer os nitratos (se tudo correu normalmente o ciclo já vai para lá da amónia= NH4+ » NO23- »NO32-).

Com o avanço do ciclo de nitrificação a concentração de amónia vai tendendo para zero e a passagem de nitritos a nitratos, como produto final, vai aumentando. Completa-se o ciclo quando o nível de nitritos também tender para zero»» produção de nitratos (obviamente terá de ser controlada atendendo á base do ciclo sempre).

 

Se o nível de amónia não fôr zero, pelo contrário, tens um grave problema: existem demasiadas fontes de amónia e o ciclo não se está realizar convenientemente, o que é tóxico para os animais, começando pelos de fundo....

 

Mede a amónia e os nitratos e já sabes em que fase do ciclo estás....só assim saberás o que fazer....

 

Quanto ao metano, terás de ter muita matéria em decomposição no aq...Tens?