ohxuxa Publicado Janeiro 18, 2007 Publicado Janeiro 18, 2007 Dado que o search do forum tem algumas limitações (abaixo de um determinado numero de caracteres nao procura) tive que fazer uma search manual sobre o tema e não encontrei muita coisa. Já percebi que o uso de CO2 serve para ajudar no crescimento e manutenção das plantas, mas serve para mais alguma coisa? Só rende ter CO2 no aquário quando este está densamente plantado? Afecta alguma coisa o ciclo do azoto e os peixes directamente? eu tenho um aqua de 55l com 3 ou 4 plantas, valerá a pena ter CO2 a ser bombeado para o aqua? Desculpem a quantidade de perguntas, mas nao encontrei muita informação sobre isto. Obrigado Citar
Martouf Publicado: Janeiro 18, 2007 Publicado: Janeiro 18, 2007 Ora boas. Vamos tentar esclarecer algumas das suas dúvidas. Já percebi que o uso de CO2 serve para ajudar no crescimento e manutenção das plantas, mas serve para mais alguma coisa? Só rende ter CO2 no aquário quando este está densamente plantado? As plantas aquáticas realizam a fotossintese tal como as restantes plantas.Para o puderem fazer é necessário que estejam reunidos vários factores, nutrientes, luz e CO2, são os principais. Não significa que a ausência de um ou mais dos factores seja impeditivo de se realizar fotossintese, apenas leva a um abrandamento do crescimento, em caso limites pode levar à não assimilação de nutrientes e consequentemente à morte da planta. Apenas injectar CO2 num aquário não é significado de um crescimento óptimo das plantas (muitas ou poucas), os restantes factores também têm de estar presentes. Afecta alguma coisa o ciclo do azoto e os peixes directamente? O CO2, como muitas outras substâncias, pode ser mortal para os peixes, se ultrapassados os limites de segurança, tipicamente valores acima dos 25 ppm podem ser mortais para os peixes. O mesmo é válido para as bactérias que realizam o ciclo do azoto, um excesso de CO2 pode ser mortal para as mesmas. Apesar de referir o valor de 25 ppm, o mesmo é apenas representativo do limite considerado como máximo, todos os seres vivos têm tolerâncias distintas a produtos nocivos. Não se esqueça que um aquário é um sistema fechado, poderiamos passar bastante tempo a dissertar sobre as implicações de cada um dos elementos nos nossos aquários. eu tenho um aqua de 55l com 3 ou 4 plantas, valerá a pena ter CO2 a ser bombeado para o aqua? A resposta à sua pergunta depende dos restantes parâmetros do aquário. Possui luz suficiente? Realiza fertilização com macros e micros? As plantas que possuí são exigentes? Espero ter ajudado. Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
paulo duarte Publicado: Janeiro 18, 2007 Publicado: Janeiro 18, 2007 De notar que o CO2 é um dos métodos mais eficazes para baixar o pH. É uma solução viável em águas muito alcalinas Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 18, 2007 Publicado: Janeiro 18, 2007 Olá. De notar que o CO2 é um dos métodos mais eficazes para baixar o pH. É uma solução viável em águas muito alcalinas Não concordo... pois regra geral, quanto maior o pH de uma água, maior o seu KH, o que resulta num poder tampão maior. Sem contar que poder tampão esse, é originado com bases conjugadas do ácidos carbónico, logo ainda mais difícil de se alterar o pH. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ohxuxa Publicado: Janeiro 19, 2007 Autor Publicado: Janeiro 19, 2007 Muito obrigado pela ajuda. De facto ainda tenho uma ilumação insuficiente para as plantas que tenho, mas possivelmente ainda hoje trato disso. Não sei o que é o tipo de fertilização, mas utilizo umas bolas de nutrientes para as plantas que se enterram por baixo das raizes. Sendo assim vale a pena ter CO2 no aquário? Como obtenho uma solução barata para a questão? (um projecto para um DIY +- explicado e de fácil aquisição, alguem tem?) Obrigado pela ajuda Citar
Recommended Posts