garciahu Publicado Janeiro 17, 2007 Publicado Janeiro 17, 2007 Preciso de ajuda . Foi me dito por um colega que as mollies precisam de sal na água (uma colher de chá por cada 10 litros de água. Isto é verdade? Sera que não altera a qualidade da água ? Se alguém me puder ajudar agradecia.
Marta Silva Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 depende, que peixes tem no aquário, é que alguns não se dão bem com o sal? eu ponho sal no meu,também tenho mollys, ponho uma colher de sopa para 50l
garciahu Publicado: Janeiro 17, 2007 Autor Publicado: Janeiro 17, 2007 depende, que peixes tem no aquário, é que alguns não se dão bem com o sal? No meu aquário tenho: platys neons gupys coridoras botia palhaço pleco
Marta Silva Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 então não convém mesmo pores sal! pelo menos as corydoras não gostam do sal
krushandkill Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Nem os botias, nem o pleco gostam. Mas já pus sal com corydoras lá dentro. Menos quantidade, punha meia colher de sopa para 50Lt, todas as semanas, depois da TPA. E nenhum peixe se queixava. Deixei-me disso quando notei que as mollies andavam bem, mesmo sem sal. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Bangai Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Boas Relativamente ao facto de as mollys percisarem de sal na água vou citar (traduzir) um excerto da TFH de Abril de 2006, em que fala especificamente da necessidade ou não de colocar sal na água onde vivem mollys (mais especificamente da espécie Poecilia latipina): "Qual o porquê do sugerir adicionar sal à água? Devido à área de distribuição destes peixes está normalmente restrita a águas costeiras e salobras, a maioria dos escritores tem indicado que as mollys - e extendendo-se a todas as espécies de mollys e viviparos - requerem a adicão de sal à sua água. Contudo, as mollys de Shreveport (cidade do Texas onde o autor capturou mollys selvagens) estão localizadas a mais de 200milhas ou mais para o interior e vivem em lagos e lagoas alimentadas pelas águas das chuvas. Essas mollys nunca viram sal nas suas vidas! [...] Eu acredito que a razão pela qual a maioria dos escritores indica que é necessária a adição de sal na água onde habitam mollys não é devido às mollys gosterem de sal, mas mais porque detestam nitritos e nitratos. Os nitritos são formados quando a amónia proviniente de desperdicios é transformada pelas bactérias em nitritos. Isto é altamente tóxicopara os peixes, mas a introduçãop de sal ajuda os peixes a darem-se bem com os nitritos. Os nitratos são o producto finaldo ciclo do nitrogénio. Embora os efeitos dos nitratos não tenham sido tão estudados como os perigosos nitritos, deduz-se que os nitratos sejam prejudiciais, especialmente para bébés e ovos. Alguns peixes toleram nitritos e nitratos mais que outros, e acredito que as mollysnão os toleram tão bem. Quandosujeitas a estestes compostos, as mollys começam rapidamente a apresentar o penoso "tremor das mollys", no qual ela ficam num sito paradas a abanarem-se. Elas também desenvolvem infecções secundárias, como fungos, nos quais na maioria dos casos não são realmente fungos, mas sim infecção bacterianas na caada protectora das escamas. [...] Portanto, embora as mollys possam viver perfeitamente sem sal - sendo uma prova viva disso as populações existentes e estabilizadas em terras interiores - um pouco de sal na água ajuda o aquariofilista, na medida em que dá aos peixes uma maior margem de erro. Contudo, não correcto afirmar-se que as, mollys "precisam" de sal. E ainda é mais incorrecto quando se atribui essa necessidade a todas as espécies de mollys, e ainda mais quando se estende para todos os viviparos. (Já aqui foi referênciado que as mollys se dão melhor em maios salobros ou de água dura; por outras palavras é concentração mineral que elas necessitam, por exemplo, a qualidade da água nos lagos em Shrevepor, depois de uma seca severa era:pH: 7,6 ; KH: 180ppm ; GH: 300ppm. Com as chuvas da primavera as mollys passam a ter uma água mais macia)" E como a Marta disse, e muito bem, com esses peixes não convem mesmo pores sal na água, pois tanto quanto sei, as corys dão de si na presença de sal na água Espero que esta citação (ranhosa ou não ) te tenha ajudado ! Cumps
garciahu Publicado: Janeiro 18, 2007 Autor Publicado: Janeiro 18, 2007 Excelente, muito obrigado pela ajuda.
Recommended Posts