aquaben Publicado Janeiro 17, 2007 Publicado Janeiro 17, 2007 Boas Preciso de confirmação do sexo dos meus L46. Foto1 foto2 foto3 foto4 foto5 Um abraço e obrigado José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Olá Aquaben. É assim, deverás tirar fotos de cima a apanhar o comprimento total do peixe, e não na diagonal... Outra coisa, o que é que estás a dar aos peixes? Espero que essa segunda foto seja uma fêmea carregada de ovos ou com o bandulho cheio... Onde deverás focar a tua pesquisa é no odontes do primeiro raio da barbatana peitoral e nos odontes perto do opérculo: Espero que não te importes... A regra é: para indivíduos do mesmo tamanho, os machos têm os odontes maiores. Hoje duvido que tenha tempo, mas se conseguir, coloco aqui fotos dos meus Queen Arabesque (também Hypancistrus). Mas também podes procurar na net, que existem vários sítios a explicar o dimorfismo sexual dos Hypancistrus, com imagens. Em caso de dúvidas maiores, vai ao www.planetcatfish.com ou a www.zebrapleco.com. Sendo assim, acho que os peixes/peixe das fotos 1 e 2 e 3 é uma fêmea. Os outros, desculpa lá mas não é muito perceptível na foto os odontes Já agora, notas que os teus bichos andem à pancada? É que nesses casos, os odontes poderão, ou não ser afectados por isso. O meu macho Arabesque desde que o cá tenho (nem 6 meses) os odontes cresceram que foi uma coisa parva. E deixa-me ainda felicitar-te pelo aspecto azulado deles, pois é sinal de boa saúde. Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jacinto Silva Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 (editado) Olá Aquaben, Parabéns pelos teus L 46! Mais um entusiasta a por mãos à obra…ainda bem!!!! Em relação ao sexo desses meninos, eu estou de acordo com o Luís Fortunato, os peixes das fotos 1, 2 e 3, parecem fêmeas devido ao formato corporal. Na foto 4, embora o peixe não esteja numa posição favorável, parece-me ser também uma fêmea, devido ao formato lateral do corpo e também pelos “bigodes” no opérculo, pequenos como nas fêmeas. Em relação à foto 5, não consigo perceber qualquer pormenor que ajude a identificar. Se possível faz as fotos com os peixes dentro de água, num recipiente. Assim será mais fácil ver vários pormenores em simultâneo que ajudam na identificaçõ do sexo. É importante ver-se o corpo inteiro (de cima) e a vista lateral da cabeça ampliada, onde se consiga perceber os “odontotes” nas peitorais e os “bigodes” nos opérculos. E já agora, qual é o comprimento de cada um deles? Desculpa lá pedir tanto, mas irá facilitar a tarefa! Um abraço. Jacinto Silva Editado Janeiro 17, 2007 por Jacinto Silva
aquaben Publicado: Janeiro 17, 2007 Autor Publicado: Janeiro 17, 2007 Muito obrigado pelas vossas respostas, infelizmente estou a chegar à conclusão que afinal tenho 4 fêmeas…pois o da 1ª(2ªe 3ª são o mesmo) foto é o que tem os odontes maiores…se por um lado fico desanimado pelo facto de só ter fêmeas por outro fico um pouco aliviado, pois pensava que essa barriga fosse parasitas intestinais, mas como depois de dois tratamento de choque contra micro parasitas e contra lombrigas ele(a) ter ficado na mesma estava a ficar preocupado. Agora digam-me se é possível 2 fêmeas lutarem até ao ponto de ficarem sem escamas, é que essa menina costuma marcar a sua posição contra outra do mesmo tamanho, a única que não aparece nas fotos. As outras duas são mais pequenas apesar de terem todos a mesma idade, têm aproximadamente 5 anos, será que já passaram do seu período fértil? Vou tentar tirar fotos e as medidas como me pediram para ver se me conseguem esclarecer de uma vez por todas se ainda posso sonhar com a sua reprodução ou se espero por melhores dias. Um abraço e muito obrigado pelas vossas respostas José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Miguel Guerreiro Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 boas aquaben so por curiosidade..quanto te custou cada peixito desses? SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
Jacinto Silva Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 (editado) Aquaben, Em relação às lutas, coloca bastantes esconderijos – tocas e troncos, para que não tenham necessidade de disputar o espaço. Não fiques muito triste se tiveres 4 fêmeas, porque normalmente são mais difíceis de encontrar! Atenção que também existem machos gordos que se parecem com fêmeas. Mostra mais algumas fotos dessa suposta “fêmea gorda”…e dos outros. Um comportamento típico nos machos L 46 adultos, é ocuparem as tocas, enquanto que as fêmeas preferem esconder-se nos troncos. Por vezes, os machos também andam fora das tocas, dias consecutivos e depois regressam à toca, onde passam a maior parte do tempo. Com cinco anos de idade poderão reproduzir-se perfeitamente!!! “Não é por aí que o gato vai às filhós” Os teus L 46 são nascidos em cativeiro ou são selvagens ? Um abraço! Editado Janeiro 17, 2007 por Jacinto Silva
aquaben Publicado: Janeiro 18, 2007 Autor Publicado: Janeiro 18, 2007 Boas Estes L46 são de um amigo meu que me quis dar uma dor de cabeça, pois ele acha que eu consigo fazer com que criem…a verdade é que nunca criei qualquer espécie de L’s e a minha experiência na sua manutenção também é bastante limitada, mas ele apareceu-me no meu “fishroom” e cravou-me com esta responsabilidade. Eles ainda foram comprados no tempo em que vinham do Brasil e custavam 75€ (e eu que achava um abuso nessa altura). Jacinto logo que tenha disponibilidade meto aqui fotos com os pormenores deles, espero é conseguir uma foto de família, mas os 2 maiores não se podem nem ver, quantos aos 2 mais pequenos não são incomodados mesmo quando entra nas tocas dos grandes, o que me levou a crer que fossem fêmeas e os grandes os machos… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Recommended Posts