apistogramas, pedido de informação


tecla3

Recommended Posts

Tenho 1 aquario com 1 metro com 3 escalares 9 tetras do congo 2 botias 2 tubarões bala e 2 plecostumos, gostava que me ajudassem.

Para começar a introduzir apistogramas com quais devo começar, e quais dos peixes actuais tenho de mudar de aquario.O aquário ta plantado com anubias, valisnérias e cabombas.

Cumprimentos

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para manter o géner Apistogramma com sucesso (reprodução, etc) é necessário manter a dureza da água em valores muito baixos o que originará uma descida natural do pH. As anubias não se darão muito bem em águas muito moles, podes pensar em introduzir umas espécies do género Echinodorus.

Em termos comportamentais, os peixes grandes e agressivos como as botias e os balas não encaixam muito bem no setup para apistos.

Convém meteres apenas um casal, ou um macho e duas fêmeas para começar, e criar grutas naturais (com tecto plano) tipo com trés seixos, dois semi-enterrados lado-a-lado com um intervalo entre eles e um em cima. Podes ter este setup inclinado de modo a só haver uma entrada. É no tecto destas grutas que a fêmea coloca os ovos... Se a vires a abrir um buraco, removendo o areão com a boca é sinal que está quase. Os meus A. cacatuoides "Double Red" demoraram 1 semana para começar a dança - Vale a pena assistir.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes que preciso de um ph baixo e a dureza muito baixa tas a referir-te a que valores aproximadamente, é que o meu ph ta a 6,8 .

Em relação ao apistogramas qual será a tua sugestão para eu começar.

 

1 abraço

Pedro

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na natureza a maioria dos ciclídeos anões sul-americanos encontram-se em águas com durezas de 1º ou até <1º. Para conseguires isto podes usar resinas próprias para amolecer a água, fazer trocas parciais com água muito mole (com uma parte de osmose, destilada, etc). Plantar ajuda (embora a vegetação seja escassa no seu habitat natural).

Se conseguires atingir estes valores de dureza, o pH acaba por se ajustar naturalmente a um valor ácido como acontece na natureza (Chega a atingir 5) e que é aquilo a que eles estão habituados. pH 6-7 não é problema de maior, não foques as tuas preocupações aqui. (O pH da minha água é 9 (!) e no entanto eles pariram - plantas + resina).

Para começar aconselho-te Apistogrammas dos mais batidos comercialmente, por serem já cultivo de cativeiro adaptam-se melhor e são mais baratos. Um casal de Apistogramma cacatuoides "Double Red" é um bom candidato. Num aqua com um metro podes meter até 4 casais dependendo da adaptação deste primeiro. Nem todos necessitam ser da mesma espécie.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não sou nenhum expert...mas quatro casais num aqua de um metro parece-me bte excessivo...acho q num metro...um casal...

Na natureza encontram-se 9apistos por metro quadrado (em media)...isto é um pouco baseado no diz q disse...no entanto parece-me bte credivel...já q são peixes bastante territoriais...

 

Os apistos mais facies (segundo o q tenho ouvido e lido) são os catatuoides e os borelli. São os menos exigente em relação a dureza e ph.

Parece-me um bom ponto de partida.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas se na natureza há 9 por 1m2 o que há de extraordinário em ter 8 por 0.3-0.4m2 (1000x300-400). Habitualmente num aquário praticam-se densidades de até 10-20 vezes a densidade de peixe na natureza. Tá bem que são apistos, territoriais, etc, mas basta ter um aqua com divisão visual e 4 bons spots de acasalamento e nem se chateiam uns aos outros :P

É tudo uma questão de decoração, e "até" 4 casais não significa que se metam 4 casais à força... aliás aconselho a meter primeiro um casal e depois conforme o espaço dominado meter *até* mais três.

Eu tive dois casais num aqua de 600x300x300 e criaram e cresceram sem probs nenhuns, ora 600x300 < 0.2m2 8)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A serio q nunca tinha ouvido falar em tais numeros...

Para mim é optimo ouvir tal coisa...é q aptece-me sp por mais qq coisinha no aqua... :P

Pensei q 4casais (4machos) num aqua com fundo de 1m por 50cm desse porrada a torto e direito! Entao dois casais em 60cm pensei mm q fosse impossivel! 8) Mas ainda bem q não é! :P

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajudavou seguir o teu conselho, só não entendi se devo tirar os escalares e os tetras do congo ou não. O aqua tem 1,00x.50x.40.

1 abraço Pedro

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota que é para levar a sério o termo "ATÉ", depende muitíssimo das condições do aqua, nomeadamente decoração e tocas. Se não tiveres para ter os cuidados necessários, aconselho-te apenas dois casais.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais