A. Ferreira Publicado Janeiro 14, 2007 Publicado Janeiro 14, 2007 (editado) Tenho 1 Aquário só de Guppyes, Espadas e Platty, tudo estava bem até o dia de ontem Sabado, fiz o TPA da semana e esta manhã com que me deparo, um Guppy morto, mais dois com as barbatanas a desfazerem-se e um dos Platty com a boca branca. Agora 5 horas depois os sinais estão a piorar e não encontro uma razão que justifique tal situação, os parametros da àgua estão todos bem, os TPA's feitos todas as semanas entre 20/30 % incluindo sempre anti-cloro, ALGUEM ME PODERIA AJUDAR, o que fiz esta manhã foi aumentar a temperatura para uns 28/29º,estava a 26º. meti um bocadinho de sal na àgua, nada mais. Por favor, os entendidos que se cheguem à frente e me ajudem, POR FAVOR. Abraço Editado Janeiro 14, 2007 por Anto_ António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
A. Ferreira Publicado: Janeiro 15, 2007 Autor Publicado: Janeiro 15, 2007 27 visitas e ninguem que tenha uma opinião? por favor, cheguem-se à frente os entendidos. Obrigado António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
joao costa Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 têm tipo algodao na bca, entao pode ser columnaris, combate isso com backtopur da sera, em liquido , e para casos mais complicados com backtopur direct em comp Obrigado Joao Costa
ze carlos Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 boas amto o que me parece que se passou é que as bactérias nitrificantes do aqua foram para a sucata a agua mudou de cor para mais esbranquiçado?
joao costa Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 o que te leva a cocluir isso??? as barbatanas estarem a desfazer-se!!! olha que a flexibacter columnaris, cria esses mesmos sintomas, até pq ataca o sistema imunitario dos peixinhos e ficam susceptiveis a infecçoes bacterianas tais como fin rot.,.....já tive guppys e cardinais assim estava a ser uma carnificina, pq eles já nem conseguiam comer , e foi com backtopur que os tratei e ainda tenho alguns......... Obrigado Joao Costa
nunomiguel Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 Columnaris... Usa bactopur Direct e muitas mudas de água. Verifica o estado das massas filtrantes. O ideal era fazer o tratamento num aquário hospital separando para lá os peixes afectados. Se não tiveres aquário hospital trata no comunitário. Cuidado com a amônia e nitritos. Cumprimentos, Nuno
jmholiveira Publicado: Janeiro 18, 2007 Publicado: Janeiro 18, 2007 (editado) Tenho 1 Aquário só de Guppyes, Espadas e Platty, tudo estava bem até o dia de ontem Sabado, fiz o TPA da semana e esta manhã com que me deparo, um Guppy morto, mais dois com as barbatanas a desfazerem-se e um dos Platty com a boca branca. Agora 5 horas depois os sinais estão a piorar e não encontro uma razão que justifique tal situação, os parametros da àgua estão todos bem, os TPA's feitos todas as semanas entre 20/30 % incluindo sempre anti-cloro, ALGUEM ME PODERIA AJUDAR, o que fiz esta manhã foi aumentar a temperatura para uns 28/29º,estava a 26º. meti um bocadinho de sal na àgua, nada mais. Por favor, os entendidos que se cheguem à frente e me ajudem, POR FAVOR. Abraço Carissimo Anto mais uma vez nos encontrá-mos desta vez com um outro tópico que eu ainda não tinha visitado. Soponho que o problema que referiu aqui seja o mesmo que também está escrito no tópico "discussão sobre guppys" sobre o qual já trocamos informação embora neste tópico a questão esteja mais detalhada. Analisando os dados que escreveu sobre as doenças vou passar a transcrever uma parte do livro da Sera sobre doenças que julguei pertinente e de seguida farei o meu comentário sobre o assunto, cá vai a transcrição: "O apodrecimento bacteriano das barbatanas é provocado por bactérias que existem em todos os aquários. Os peixes saudáveis não são afectados, pois têm defesas suficientes para delas se protegerem. A doença manifesta-se entre os peixes "stressados", devido a alguma lesão durante o transporte ou porque os aquários estão sobrepovoados. O apodrecimento das barbatanas pode aparecer ligado a outras infecções, como a Columnaris," (daí as bocas brancas) "proliferação de fungos, lesões, ou como consequência de infestação parasitária. A doença fica mais forte em àguas contaminadas por bactérias." Como julgo que nenhum dos seus peixes foi submetido a "stress", lesão ou que o seu àquario esteja sobrepovoado, resta-me uma unica suspeita a TPA, soponho que a sua TPA tenha sido efectuada com àgua da torneira pois refere que colocou anti-cloro, refere também que os parametros da àgua estão correctos. Será? Não digo que o carissimo Anto não o tenha efectuado correctamente, é que infelizmente nós não conseguimos medir todos os parametros da àgua, passo a descrever o que me aconteceu, melhor o que nos aconteceu aqui pelas bandas de Algés em Julho, a determinada altura começaram a ocorrer mortes e doenças um pouco a toda a gente até que alguém que trabalha do àquario no Vasco da Gama referiu (na loja onde constumamos ter as nossas tertúlias aquarioloficas) que a àgua local estava a revelar valores elevadissimos de cloramina (não confundir com cloro, ambas as substâncias são utilizadas à vez pelas redes de distribuição de àgua para libertar a àgua que bebemos de substâncias pátogenicas, com a diferença que a cloramina não é totalmente erradicada pelos anti-cloro), foi um ver se te avias de garrafões de àgua mineral e muitas embalagens de TOXIVEC da Sera, eu optei pela agua mineral. Pergunto será que não poderá ter sido um problema semelhante na agua da sua torneira, é que segundo a sua descrição nada aconteceu desde a TPA até à doença se começar a manifestar e como também não é um caso singular mas sim de vários peixes simultaneamente ! Para remediar a doença dos seus peixes que me parece defenitivamente Columnaris, faço minhas as palavras do joao_costa no post "discussão sobre guppys" e neste, Sera Baktopur e Sera Baktopur Direct (em pastilhas) com uma pequena nuance, se puder coloque os seus peixes num outro aqua para lhes efectuar o tratamento já que nenhum bactéricida reconhece as boas bactérias das más como tal arrisca-se a ficar com o seu aqua principal desregulado em termos de ciclagem. Disponha Sempre, um abraço João Oliveira Editado Janeiro 18, 2007 por jmholiveira
A. Ferreira Publicado: Janeiro 18, 2007 Autor Publicado: Janeiro 18, 2007 (editado) Muito obrigado João Oliveira Realmente pode ser isso que meciona mas tb eu acrescentei no aqua alguns peixes e tb puz umas plantinhas novas, creio ter sido todo esse conjunto de coisas que levou a todos estes problemas que eu tive. Já puz o Baacktopur Direct, depois de 3 dias já fiz um TPA de 50% e além do aqutan tb puz Stress Zime, para criar nova colónia de bactérias e para minha satisfação e informação geral, penso que deu resultado, já que até agora não tive mais nenhuma baixa, bem pelo contrário, 4 femeas deram à luz e tenho no aqua de 60 ltrs uns 150 filhotes, ahhh outra coisa, tb puz carvão activo para elminar o resto do medicamento e limpeza da água. de novo os meus agradecimentos e estes sim, são explicações directas e sem rodeios de outras matérias que para o caso, embora fazendo parte dos ditos Guppys, não vinham a proposito mas sim só baralhar, creio que me entende. Um abraço. António Editado Janeiro 18, 2007 por Anto_ António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
joao costa Publicado: Janeiro 18, 2007 Publicado: Janeiro 18, 2007 espero ter ajudado para salvar essa malta....... Obrigado Joao Costa
Recommended Posts