NarG Publicado Janeiro 14, 2007 Publicado Janeiro 14, 2007 Viva o meu aqua de 240lts está quase pronto a encher veio ontem o móvel para ele, o problema que me deparo não sei se é bem um problema ... a tomada que está por detrás do móvel não têm fio terra, e eu tenho um certo receio, contudo o único equipamento que usa fio terra é a calha, e já reparei que ao passar a parte superior da mão a calha tem alguma electricidade ... mas nada de mais o meu medo é que com os pés molhados apanhe um pirote daqueles grandes .... será indispensavel o terra para a calha ... ?? algum de vocês tem a mesma situação ... já desmontei a tomada etc .. para ver a forma mais simples de colocar um terra e a mais simples é de passar o terra de uma tomada que fica noutro cómodo, mas vai ser muito complicado pois as duas tomadas não estão ligadas entre elas e sendo assim tenho de levar o fio terra pela casa fora .... Ou algum sabe uma maneira melhor de criar um terra, é que moro no 1º andar e nao posso levar um fio À terra ... Outra duvida, ao fazer o aqua nao fiz tampas ... como vai ser um plantado e já li algures por ai que nao convem ter tampas pois ofusca muito a luz não ira pôr o meu hall de entrada cheio de humidades, tambem caso isso aconteça so tenho um remédio é colocar tampas no aqua ... Citar 240Lts Plantado
hatchim Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 Ola A meu ver o fio de terra não é necessário (aconselhavel sim ) porque as potencias envolvidas não o justificam o que eu fazia era isolar bem as ligações electricas do balastro da calha mesmo com silicone. Quanto á tampa meu amigo coloca sempre mais tarde ou mais cedo vais ter o teu peixe favorito a voar para fora do aquario Citar
nunoni Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 já reparei que ao passar a parte superior da mão a calha tem alguma electricidade ... mas nada de mais Oi, cuidado! Isto quer dizer que há algum contacto com uma pequena fuga de corrente para o exterior da calha - e este pequeno contacto pode aumentar com o tempo, e qualquer dia apanhas com uma bela descarga - tens que averiguar e eliminar o problema! Aconteceu-me o mesmo, era um isolamento mau feito (por mim, numa calha DIY) que tocava de raspão na protecção, e sentia por vezes um formigueiro ao tocar na calha. É perigoso, tens que corrigir o problema! Nuno Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
José Manuel Martins Sousa Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 Olá NarG Na minha opinião a ligação dos equipamentos à terra é fundamental. Os riscos de electrocussão, por se tratar de um equipamento com a possibilidade de contacto com a água, são muito grandes, para além dos aspectos regulamentares. Aos peixes não acontecerá nada mas às pessoas em contacto com os equipamentos do aquário pode ser fatal. Não facilites! Um abraço Martins de Sousa Citar
Marco Teixeira Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 Olá NarG Na minha opinião a ligação dos equipamentos à terra é fundamental. Os riscos de electrocussão, por se tratar de um equipamento com a possibilidade de contacto com a água, são muito grandes, para além dos aspectos regulamentares. Aos peixes não acontecerá nada mas às pessoas em contacto com os equipamentos do aquário pode ser fatal. Não facilites! Um abraço Martins de Sousa Concordo o que foi dito, terra é essencial e obrigatorio, uma maneira facil de criares uma terra é levares um fio condutor até um WC (por exemplo) e liga-lo por braçadeira ou utra forma qq a uma torneira, caso haja passagem de corrente a agua da torneira é um excelente condutor ou então a qualquer estrutura metalica do prédio, tipo varanda, ... mas alguem com mais conhecimentos de electricidade poderá confirmar o que te digo. Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
krushandkill Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 Aos peixes não acontecerá nada mas às pessoas em contacto com os equipamentos do aquário pode ser fatal.Não facilites! Um abraço Martins de Sousa Aos peixes não aconteçe nada? Enganaste, apanham um choque mortal porque ficam em circuito, ligado à terra. Mesmo um choque pequeno que faça o aquariofilista saltar, pode "fritar" todos os peixes do aqua, que não têm uma resistência tão alta. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
hatchim Publicado: Janeiro 16, 2007 Publicado: Janeiro 16, 2007 Se tens um fio descarnado a tocar na parte metálica ou na água não é o fio terra que te salva de um esticão E bem podes meter as tomadas cheias de fios terra se a ficha do equipamento nao tiver ligação á terra tas a trabalhar pro boneco. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Janeiro 16, 2007 Publicado: Janeiro 16, 2007 Olá Tal como aos pombos e às cegonhas que pousam nos cabos de alta tensão não acontece nada também aos peixes que estão dentro da água do aquário não acontece nada uma vez que estão num meio isolado sem contacto com a terra. Ao pobre do aquariofilista que vái tratar deles é que seguramente acontece qualquer coisa quando meter as mãos lá dentro. Deste modo não posso estar de acordo com o amigo Krushandkill quando afirma que os mesmos irão "fritar". Nada disso! Um abraço Martins de Sousa Citar
Azor Publicado: Janeiro 16, 2007 Publicado: Janeiro 16, 2007 (editado) as potencias envolvidas não o justificamsabes quantos volts/amperes são necessários para matar uma pessoa? A ligação á terra é fundamental!! Mas tanto ou mais importante ainda é teres um diferêncial de alta sensibilidade (pelo menos de 30 mA!). Tal como aos pombos e às cegonhas que pousam nos cabos de alta tensão não acontece nada também aos peixes que estão dentro da água do aquário não acontece nada uma vez que estão num meio isolado sem contacto com a terra. Ao pobre do aquariofilista que vái tratar deles é que seguramente acontece qualquer coisa quando meter as mãos lá dentro.Deste modo não posso estar de acordo com o amigo Krushandkill quando afirma que os mesmos irão "fritar". Nada disso! Exactamente! O problema ocorre quando há uma diferença de potencial, ou seja, quando estás em contacto com o chão (que supostamente está ao potêncial 0) e tocas num fio (que está ao potencial 230V). Na água isso não ocorre pois está toda ao mesmo potencial! Cumps Azor Editado Janeiro 16, 2007 por Azor Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
NarG Publicado: Janeiro 16, 2007 Autor Publicado: Janeiro 16, 2007 Com os meus conhecimentos de electricidade, o problema aqui não se trata da voltagem de 230V pois a voltagem não mata ninguém, imaginemos que quando há aquela faisca de um isqueiro a voltagem da mesmo é de milhares de volts e quando ocorre uma descarga electrostática a voltagem pode atingir 10.000Volts, o caso é que essas descargas tem miliamperes e em casa lidamos com amperes em minha casa por exemplo 45 amperes que é um absurdo para um apartamento mas um electricista fez o favor de alterar antes de comprar o apartamento e os amperes que pago à EDP é de 10 amperes e estou com 45A. O unico "aparelho" do aquário que tem ligação à terra é a calha e noto que nela há alguma electricidade de levantar os pêlos, vou tentar tudo por tudo para colocar um fio terra lá naquela tomada, por questões de segurança... pode nem acontecer nada mas se acontece ... Amanha dou novidades vou tentar puxar um fio do quadro até à tomada .... o que vai ser dificil devido À montagem do quadro e nao queria desligar tudo mas se tiver que ser ... Citar 240Lts Plantado
david moreira Publicado: Janeiro 16, 2007 Publicado: Janeiro 16, 2007 BOAS Podes ver sempre noutra divisão por "exemplo a cozinha" que normalmente tem. Ligas uma extensão á tomada e colocas pela parede com uma calha, para não dares muitas voltas podes furar a parede lado a lado como eu fiz, e atenção a extensão tem que ter fio terra, mas isso tu já sabes. Citar
krushandkill Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Olá Tal como aos pombos e às cegonhas que pousam nos cabos de alta tensão não acontece nada também aos peixes que estão dentro da água do aquário não acontece nada uma vez que estão num meio isolado sem contacto com a terra. Ao pobre do aquariofilista que vái tratar deles é que seguramente acontece qualquer coisa quando meter as mãos lá dentro. Deste modo não posso estar de acordo com o amigo Krushandkill quando afirma que os mesmos irão "fritar". Nada disso! Um abraço Martins de Sousa É um bom exemplo, mas experimenta ter os pés na terra e pores a mão no pombo...tens de ser muito alto, mas é apenas um exemplo. No aqua, vai dar ao mesmo. Os peixes e a água estão ao mesmo potencial. Quando acontecer um curto entre a fase e a água, nada se passa. Assim que alguém puser a mão dentro de água e estiver a fazer ligação à terra com os pés ou com a outra mão, lá se vai a teoria toda e tunga, peixe frito... Podes testar facilmente isto. Coloca uma pessoa sentada na cama, com os pés levantados e sem estar encostada a nada metálico . Essa pessoa que ponha uma faca metálica na tomada, no pino da fase. Não dá choque, porque não está em contacto com a terra. Agora, tu tiras os sapatos, pões os pés no chão e tocas na pessoa que está ligada à tomada. A ver se não apanham os 2 um plim-plim que até saltam... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Recommended Posts