Recommended Posts

Publicado

Boas a todo o ppl :D

Bem.. entao é assim.. após pesquisar varios sites aki na net... encontrei uma calha/iluminaria (acho que é a mm coisa lol) que achei estéticamente bonita e que seja compativel com o meu aquario de 50cm e 36Litros. Estou a fazer um aquario de agua fria e com plantas reais... Na descriçao do produto diz que dá para uma lampada de 36W. Gostava que saber opiniões em relacao a ser uma boa ou má escolha?

-tipo o facto de levar uma só lampada...

-será que posso meter depois uma lampada com uma potencia mais baixa? tipo 18W ou 24W?

-usando esse tipo de iluminaria tenho k ter o aquario destapado certo?

HDD.jpg

Obrigado

João Vieira

Publicado:

Olá.

Na descriçao do produto diz que dá para uma lampada de 36W. Gostava que saber opiniões em relacao a ser uma boa ou má escolha?

Basicamente, podes colocar todas as plantas que conseguires meter no aquário. Tens luz suficiente para a litragem do aquário... por isso, é uma boa escolha. Mas atenção!! Um aquário plantado não é somente luz... se tem muita luz (1 watt/Litro) a fertilização terá de ser mais cuidada, e o CO2 também tem de ser em quantidade suficiente para evitar o aparecimento de algas.

-tipo o facto de levar uma só lampada...

E...? :D

Usa temperaturas de côr entre os 6000 e 10000 K e não tens que te preocupar com muito mais.

-será que posso meter depois uma lampada com uma potencia mais baixa? tipo 18W ou 24W?

Não... a menos que mudes o balastro, o que não me parece que seja feito facilmente, até porque já vi dessas calhas, e o balastro parece-me ser um CCG compacto, e não sei se se arranja facilmente.

As lâmpadas até podem acender, mas pelo que sei, o balastro estará a entregar mais energia à lâmpada o que provocará vários danos na lâmpada, acabando com ela em 3 tempos :?

-usando esse tipo de iluminaria tenho k ter o aquario destapado certo?

Sim... é o mais aconselhado, pois mesmo que fures a tampa, dificilmente iluminarás todo o aquário, a menos quea lâmpada esteja realtivamente elevada da superfície da água (daí os apoios da calha). Mas depende sempre do tipo de plantas que colocares.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

essa iluminaria só leva lampadas compact...

Alguém disse o contrário? :wink:

mas nao encontro muitas referencias a essas lampadas? sao boas?

Depende... para que as queres?

Plantados? Não tenho qualquer razão de queixa... Facilidade de encontrar diferentes espectros? Para plantados não tenho razões de queixa.

Facilidade em montar? Não tenho qualquer razão de queixa...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Pronto ja percebi que tás a usar uma dessas :mrgreen:

Eu como disse.. sou um novato nisso... gostava de ter algumas plantas e uns 5 ou 6 peixes pequenos... Para o meu aquario e por aquilo o k ja pesquisei.. tenho apenas 2 solucoes... ou essa de 36W lampada compacta ou uma que é do genero que se vende nos hipers (ocupa metade da parte de cima do aquario) de 14W e lampadas T8... So encontro lampadas especiais para o crescimento de plantas do tipo T8 ... ou melhor.. ainda nao encontrei nenhuma loja que tenha essas lampadas compactas :S

Obrigado

João

Publicado:

Olá de novo.

Pronto ja percebi que tás a usar uma dessas

Errado...

Já tive uma cá em casa emprestada, mas era de 55 watt (obrigado Space Cowboy).

Eu usei e uso lâmpadas PLL nos meus plantados. Acho que são boas soluções...

ou uma que é do genero que se vende nos hipers (ocupa metade da parte de cima do aquario) de 14W e lampadas T8...

Calha da aquapor...? Lâmpada grolux... insuficiente em potência para teres um aquário plantado. E a temperatura de côr não é a melhor.

So encontro lampadas especiais para o crescimento de plantas do tipo T8 ... ou melhor.. ainda nao encontrei nenhuma loja que tenha essas lampadas compactas :S

Afasta-te desse tipo de lâmpadas Fluora, Grolux, etc... compra daylight que têm temperaturas de côr entre os 6000 e os 6500 K, que chegam e sobram para as plantas.

Com essas temperaturas de côr, encontras à venda em lojas especializadas em iluminação (Casa das Lâmpadas, Herman & Bienner, etc...).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

antes de mais obrigado pela rapida resposta...

sim.. era uma calha da aquapor.. mas entao nao cheguei a perceber... a recomendação recai entao sobre a calha que inicialmente abri esse post certo?

podes me explicar mt rapidamente pq devo me afastar do tipo de lampadas especiais? é só por causa da temperatura nao ser suficientemente alta? olhando para a descrição que meti em baixo, um novato como eu era engando mt rapidamente entao...lol

lampada sera plant color

4900 Kelvin. Luz de cor vermelho-azul para um óptimo crescimento das plantas nos aquários. Realça as cores naturais dos peixes e das plantas. Realça o ambiente exótico do aquário. Promove a fotossíntese para um forte crescimento das plantas.

Obrigado Luis

lol

Publicado:

Olá.

sim.. era uma calha da aquapor.. mas entao nao cheguei a perceber... a recomendação recai entao sobre a calha que inicialmente abri esse post certo?

Se queres um plantado com muita plantas... sim, aconselho-te a usares a calha de 36 watt.

podes me explicar mt rapidamente pq devo me afastar do tipo de lampadas especiais? é só por causa da temperatura nao ser suficientemente alta? olhando para a descrição que meti em baixo, um novato como eu era engando mt rapidamente entao...lol

Essa é uma das razões... outra é que essas lâmpadas são caras, e por terem cores afastadas do branco/azulado, ao serem utilizadas sozinhas originam muito mau aspecto final aos nossos olhos :?

lampada sera plant color

4900 Kelvin. Luz de cor vermelho-azul para um óptimo crescimento das plantas nos aquários. Realça as cores naturais dos peixes e das plantas. Realça o ambiente exótico do aquário. Promove a fotossíntese para um forte crescimento das plantas.

Não percebi bem essa do vermelho-azul... mas lá está, se tiver grandes picos nas regiões vermelhas e azuis do espectro vísivel irradiado pela lâmpada, e muito baixo no verde, o aquário vai ficar escuro, pois como as plantas são verdes (maior parte) faz com que absorvam preferencialmente no vermelho e azul...

As lâmpadas "especiais" não são más... mas é minha opinião que nunca se devem usar sozinhas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
As lâmpadas até podem acender, mas pelo que sei, o balastro estará a entregar mais energia à lâmpada o que provocará vários danos na lâmpada, acabando com ela em 3 tempos

Só uma pequena correcção: quando se diz que um balastro é de 36W quer dizer que suporta até 36W mas se a lâmpada é de apenas 18, por exemplo, ele só formece 18. Por isso não causa qualquer problema á lâmpada (nem ao balastro!)

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado:

Olá.

Isso já foi discutido aqui no Fórum...

Eu percebo muito pouco de electricidade, mas felizmente conheço pessoas que percebem, e muito.

Do básico que sei, é que um balastro não funciona como um transformador, logo não entrega a corrente que a lâmpada "pede".

Se assim fosse, como explicas que se ligares uma lâmpada de 18 watt a um balastro de 36 watt, ela se funda em pouco tempo?

Further more, porque é que os fabricantes de lâmpadas indicam balastros com as potências exactas para a maior parte das lâmpadas fluorescentes? Há lâmpadas fluorescentes que sim, os balastros servem para mais que uma potência, tipo as PLS, mas T8 e T5 e PLL não me parece.

Eu também já acendi lâmpadas T8 de 15 watt com balastros CCG de 36 watt, e nem precisei de usar arrancadores...

Já sei o que vais dizer, que tens um balastro de 2x55 watt e está a trabalhar com 1 lâmpada de 55 watt e outra de 36 watt, e que ainda não tiveste nenhum problema. Então eu faço-te uma pergunta/pedido, se me permites: coloca a mão sobre as lâmpadas (aí 1 hora depois de estarem ligadas) e depois diz-nos qual delas está mais quente, se a de 55 watt ou a de 36 watt.

Eu por exemplo, já liguei com balastros electrónicos lâmpadas PLL de 36 e 55 watt. Com um balastro dimensionado para 36 watt, a lâmpada de 36 watt mantinha uma temperatura "ideal". Já a lâmpada de 55 estava a ser ligada com um electrónico para lâmpadas TLD de 58 watt, e mesmo sendo uma diferença mínima, a temperatura que a lâmpada atinge é muito mais alta :drinking:

Atenção, eu não sou nenhum entendido na matéria. Isto é só constatação de factos, e de conversa com amigos meus que são entendidos na matéria. O trabalho deles é mesmo com balastros, e não só...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá.

Uma pequena duvida: lampada PL e PLL são a mesma?

Há várias designações para os diferentes modelos de lâmpadas. As mais utilizadas são as da Osram e da Philips. Por exemplo, uma lâmpada de casquilho 2G11 (as PLL que estamos a falar), na Philips têm a designação de PLL, enquanto que na Osram têm a designação de Dulux L, se não me falha a memória.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Boa tarde de novo...

tive a ver as intensidades das lampadas e estou na duvida se opto por uma de 4000k ou de 6000k para o meu aquario plantado de 36L (agua fria)

Obrigado

João vieira

Publicado:

Olá de novo.

tive a ver as intensidades das lampadas e estou na duvida se opto por uma de 4000k ou de 6000k para o meu aquario plantado de 36L (agua fria)

Estás a confundir intensidades luminosas com temperaturas de côr.

As temperaturas de côr indicam somente a côr resultante da lâmpada, nada mais...

Duas lâmpadas de 36 watt PLL, uma de 4000 K e outra de 6000 K, têm practicamente os mesmos lumens (intensidade luminosa).

E já te o disse, usa lâmpadas entre 6000 e 10000 K, não uses de 4000 K.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!