Recommended Posts

Publicado

Há cerca de um mês comprei um Xanthurus com algumas semanas de loja que aparentava um excelente estado de saúde.

Pouco tempo depois de o introduzir no aquário, meia hora nem tanto, apareceram-lhe umas manchas estranhas no corpo e barbatanas como que pequenas áreas de despigmentação. Numa das manchas de uma barbatana era possivel olhar para o outro lado, ou seja ver através dela como um vidro baço :D

No dia seguinte as manchas tinham desaparecido e o peixe comportava-se naturalmente para quem tinha sido introduzido no aquário há menos de 24 horas.

Os dias foram passando e tudo parecia estar bem, mas algum tempo depois as tais manchas voltam a aparecer desta vez de tamanho e localização diferentes. Mais uma vez desaparecem tão depressa quanto aparecem e o peixe sempre a comer que nem um glutão e a comportar-se normalmente.

Este "fenómeno" já se repetiu pelo menos mais uma ou duas vezes embora da última vez tenha aparecido apenas uma mancha entre os olhos mas desapareceu rapidamente.

Já indaguei sobre o assunto no reefcentral e encontrei mais gente com o mesmo "problema" mas ninguém parecia saber dar uma explicação para o caso. Uma boa definição da "doença" para aquelas bandas, é a de que as manchas parece que foram causadas por pingos de ácido no corpo do peixe. É só para que fiquem com uma ideia mais aproximada do aspecto das manchas uma vez que não tenho qualquer fotografia do peixe nesse estado.

Alguma ideia?

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Viva Manklit

Vamos então especular um pouco porque na realidade também nunca vi nenhuma explicaçaõ comprovada sobre o assunto.

Doença não parece ser . A mim também me acontece frequentemente com acanthurideos e até anjos recém- importados ,durante o periodo de adaptação e parece-me ser um comportamento de timidez e às vezes de medo . Penso que em muitos casos depende da posição do proprio aquário, da decoração e principalmente das luzes e da companhia.Digo isto porque em muitos casos basta mudar de aquário para este comportamento tornar-se cada vez menos frequente e desaparecer. Desde que o peixe coma, nem que seja escondido atrás de uma rocha inicialmente,não fico preocupado.

Se calhar é a forma de os peixes corarem de vergonha ou ficarem lívidos de susto (lol)

Mas isto é apenas a minha interpretação.

Cump.

Rui

Publicado:
A mim também me acontece frequentemente com acanthurideos e até anjos recém- importados

Sendo assim fico mais descansado. Neste momento não tem manchas e come tanto que até parece que vai rebentar. :wink:

Obrigado.

manklit

Aluga-se este espaço.