A l e x a n d r e Publicado Março 19, 2004 Publicado Março 19, 2004 Há cerca de um mês comprei um Xanthurus com algumas semanas de loja que aparentava um excelente estado de saúde. Pouco tempo depois de o introduzir no aquário, meia hora nem tanto, apareceram-lhe umas manchas estranhas no corpo e barbatanas como que pequenas áreas de despigmentação. Numa das manchas de uma barbatana era possivel olhar para o outro lado, ou seja ver através dela como um vidro baço :D No dia seguinte as manchas tinham desaparecido e o peixe comportava-se naturalmente para quem tinha sido introduzido no aquário há menos de 24 horas. Os dias foram passando e tudo parecia estar bem, mas algum tempo depois as tais manchas voltam a aparecer desta vez de tamanho e localização diferentes. Mais uma vez desaparecem tão depressa quanto aparecem e o peixe sempre a comer que nem um glutão e a comportar-se normalmente. Este "fenómeno" já se repetiu pelo menos mais uma ou duas vezes embora da última vez tenha aparecido apenas uma mancha entre os olhos mas desapareceu rapidamente. Já indaguei sobre o assunto no reefcentral e encontrei mais gente com o mesmo "problema" mas ninguém parecia saber dar uma explicação para o caso. Uma boa definição da "doença" para aquelas bandas, é a de que as manchas parece que foram causadas por pingos de ácido no corpo do peixe. É só para que fiquem com uma ideia mais aproximada do aspecto das manchas uma vez que não tenho qualquer fotografia do peixe nesse estado. Alguma ideia? m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Março 19, 2004 Publicado: Março 19, 2004 Viva Manklit Vamos então especular um pouco porque na realidade também nunca vi nenhuma explicaçaõ comprovada sobre o assunto. Doença não parece ser . A mim também me acontece frequentemente com acanthurideos e até anjos recém- importados ,durante o periodo de adaptação e parece-me ser um comportamento de timidez e às vezes de medo . Penso que em muitos casos depende da posição do proprio aquário, da decoração e principalmente das luzes e da companhia.Digo isto porque em muitos casos basta mudar de aquário para este comportamento tornar-se cada vez menos frequente e desaparecer. Desde que o peixe coma, nem que seja escondido atrás de uma rocha inicialmente,não fico preocupado. Se calhar é a forma de os peixes corarem de vergonha ou ficarem lívidos de susto (lol) Mas isto é apenas a minha interpretação. Cump. Rui
A l e x a n d r e Publicado: Março 21, 2004 Autor Publicado: Março 21, 2004 A mim também me acontece frequentemente com acanthurideos e até anjos recém- importados Sendo assim fico mais descansado. Neste momento não tem manchas e come tanto que até parece que vai rebentar. Obrigado. manklit Aluga-se este espaço.
Recommended Posts