Recommended Posts

Publicado

Tenho um lago de 22 m3 ainda em fase de acabamento mas ando a tentar obter o máximo de informação possivel antes de meter água como fiz no 1º lago que tive que destruir.

Tenho um amigo pescador em barragens que me disse que da próxima vez que for pescar me traz uns pimpões para o meu lago, mas não faço ideia do que são, emboar já tenha ouvido falar deles muitas vezes. Qual o nome técnico deles para procurar na net?

2ª questão? Posso juntá-los com Koi's?

Neptenor

Publicado:

boas, eu curto bue ir a pesca, e quando vou normalmente apanho sempre alguns pimpoes, mas ja tentei traze-los pa casa mas morrem sempre :) mas acho que sao um bocado territoriais, pelo que costumo ver..os machos costumam marcar territorio a beira de agua entre as pedras..mais nao sei..

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Publicado:
Tenho um lago de 22 m3 ainda em fase de acabamento mas ando a tentar obter o máximo de informação possivel antes de meter água como fiz no 1º lago que tive que destruir.

Tenho um amigo pescador em barragens que me disse que da próxima vez que for pescar me traz uns pimpões para o meu lago, mas não faço ideia do que são, emboar já tenha ouvido falar deles muitas vezes. Qual o nome técnico deles para procurar na net?

2ª questão? Posso juntá-los com Koi's?

Neptenor

Ficha de Aquariofilia - Pimpão

Família: Cyprinidae

Nome Científico : Carassius auratus (Linnaeus, 1758)

Sinónimos: Cyprinus auratus

Distribuição Geográfica: originário do Extremo Oriente, encontra-se actualmente nos cursos de água por todo o mundo, incluindo Portugal.

Comprimento Máximo: 35 cm, dependendo da variedade

Água: pH 7.0 a 7.5; 15 a 20ºC (embora tolere temperaturas abaixo e acima destes limites); pouco exigente em relação à dureza da água.

Alimentação: artémia, camarinha, larvas de insectos, comida seca, espinafres, agriões.

É uma espécie pacífica que se adapta facilmente quer ao pequeno aquário quer ao lago de jardim. O aquário pode conter algumas plantas e deve ser bem arejado. Embora se possam adaptar a condições extremas de temperatura e qualidade da água, estas terão consequências negativas diminuindo a longevidade dos peixes. Um dos maiores inconvenientes da sua manutenção em aquário é o crescimento rápido que depressa torna exíguo o pequeno aquário onde são tradicionalmente colocados.

Desde há muito reproduzida em cativeiro, a subespécie Carassius auratus auratusdeu origem a numerosas variedades, seleccionadaspela forma do corpo e das barbatanas e pela coloração. As variedades olho-de-bolha, cabeça-de-leão, cauda-de-véu e telescópio são apenas alguns exemplos.

A fêmea distingue-se do macho por apresentar o ventre mais arredondado. No entanto, esta característica tem sido seleccionada pelos criadores podendo encontrar-se em ambos os sexos.

Aquário Vasco da Gama – Dafundo

Telf. 214 196 337 / 214 151 610

Internet: www.aquariovgama.pt

É uma espécie ovípara, cujos progenitores não cuidam da postura. A reprodução é fácil, podendo mesmo ocorrer no tanque ou lago de jardim sem qualquer intervenção exterior. A reprodução só costuma ocorrer nos tanques exteriores, podendo a desova ser provocada por uma mudança brusca de água, ou alteração de temperatura, no período da Primavera e do Verão. Os ovos ficam agarrados às plantas aquáticas ou a um qualquer substituto (meadas de lã, por exemplo) que poderá ser retirado para um aquário onde se junta azul de metileno para evitar o aparecimento dos fungos que podem estragar os ovos. A eclosão ocorre poucos dias depois, dependendo da temperatura. Após começarem a nadar, as larvas são alimentadas com náuplios de artémia.

Espécie reproduzida no Aquário Vasco da Gama.

Aquário Vasco da Gama – Dafundo

Telf. 214 196 337 / 214 151 610

Internet: www.aquariovgama.pt

Publicado:

Obrigado JMHOLIVEIRA pela lição.

Respondeste à 1ª parte da questão mas falta a 2ª parte (tb pode ser o caso de não saberes e por isso vou continuar a investigar)... continuando... a pergunta era se estes "Pimpões" se podem juntar com Koi's e Vermelhos, etc. no meu lago 22m3?

Inte

Neptenor

Publicado:

Mais uma ajuda, pode ser que seja útil:

Carta Piscícola Nacional

Carassius auratus

Nome científico Carassius auratus

Família Cyprinidae

Autor, data (Linnaeus, 1758)

Nomes comums Pimpão, Peixe-vermelho, Peixe-dourado

Distribuição Global Originário da Ásia central, China e Japão, aparece hoje em cerca de 60 países de todos os continentes. (200)

Morfologia Espécie de tamanho médio, com uma barbatana dorsal comprida com pelo menos o dobro do comprimento da anal. Cabeça grande relativamente ao tamanho do corpo, apresentando uma boca pequena, terminal e sem barbilhos. (200)

Coloração Coloração variável entre castanho esverdeado e dourado, existindo formas com cores e aspectos chamativos usadas como peixes ornamentais. (200)

Nativa Não

Migrador anádromo Não

Migrador catádromo Não

Longevidade

Tamanho máximo (cm) 45 CT (244, 44)

Época de reprodução Maio-Junho. Fevereio-Maio e Julh-Agosto (Lagoa de Santo André) (200)

Habitat geral O pimpão vive em águas pouco profundas de lagoas e rios de corrente lenta, com vegetação abundante e fundos vasosos ou arenosos. (32)

Habitat de reprodução Reprodução ocorrem em águas com densa vegetação submersa

Alimentação Esta espécie é principalmente detritívora mas também alimenta-se de invertebrados aquáticos, nomeadamente larvas de dipteros (quironomídeos e simulídeos), copépodes, ostrácodes, e efemerópteros (caenídeo). Ocasionalmente come material vegetal, algas e fanerogâmicas. (93, 313, 229, 5)

Curiosidades Espécie introduzida a partir da China em 1611 e daqui se dispersou para os restantes paises da Europa Ocidental. Durante o inverno permanece quase totalmente enterrado nos fundos vasosos reduzindo a sua actividade. Espécie muito resistente à poluição, falta de oxigénio e a temperaturas baixas. Conhecem-se populações constituídas unicamente por fêmeas em que os filhos são clones das mães. (548, 139)

Tamanho mínimo de captura 10

Período de pesca Todo o ano

LV 2005 Sem estatuto de conservação definido

LV ES NT

CITES sem

IUCN sem

Berna sem

Directiva Habitats sem

Medidas mitigadoras Limitar a expansão da espécie que é usada como isco vivo

Publicado:
Obrigado JMHOLIVEIRA pela lição.

Respondeste à 1ª parte da questão mas falta a 2ª parte (tb pode ser o caso de não saberes e por isso vou continuar a investigar)... continuando... a pergunta era se estes "Pimpões" se podem juntar com Koi's e Vermelhos, etc. no meu lago 22m3?

Inte

Neptenor

Em resposta a essa pergunta, as opiniões vao divergir, pois há sempre a hipótese de os pimpões apanhados, trazerem doenças ou parasitas, e assim sendo vai haver quem te diga que nao deves juntar.

Na minha opinião isso depende de ti.

Eu por exemplo no meu tanque tenho neste momento 4 KOI e 4 Pimpões castanhos, há mais de 6 meses sem nunca ter tido problemas, pois dão-se tão bem que até nadam tds juntos em cardume.

Publicado:

Olá pessoal.

Aqui fica o projecto do meu lago

www.lago1_do_neptenor.blogs.sapo.pt

Neptenor