Ricardo Ruffo Publicado Janeiro 10, 2007 Share Publicado Janeiro 10, 2007 (editado) Boas! Deram-me um aqua que tem 63cm de comprimento, 30 de altura e 25 de largura. Que equipamentos sao necessários para manter um salgado? É preciso escumador? bombas de circulaçao? E quantos kg de rocha viva? Se optar pelo salgado gostaria de por um casal de Ocellaris, será apertado para eles? Os equipamentos que tenho são um termostato, e uma calha de iluminaçao, com uma lampada de 39 wats 6500k e uma actinica de 21 wats. Cumprimentos Editado Janeiro 10, 2007 por Nawazaki Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duarte Conceição Publicado: Janeiro 11, 2007 Share Publicado: Janeiro 11, 2007 Boas! Deram-me um aqua que tem 63cm de comprimento, 30 de altura e 25 de largura. Que equipamentos sao necessários para manter um salgado? É preciso escumador? bombas de circulaçao? E quantos kg de rocha viva? Se optar pelo salgado gostaria de por um casal de Ocellaris, será apertado para eles? Os equipamentos que tenho são um termostato, e uma calha de iluminaçao, com uma lampada de 39 wats 6500k e uma actinica de 21 wats. Cumprimentos Boas. Um bom post para te iniciares é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109. Os equipamentos básicos são: Escumador (nesse aquário até pode ser dispensável se a carga biológica não for muito elevada e fores certinho nas TPA's) Bombas de circulação Iluminação adequada ao tipo de corais que queiras vir a manter (essa calha servirá para os corais moles menos exigentes p.ex) Termostato Sistema de reposição para a evaporação Água natural ou Água de osmose/torneira (se permitir) com sal Densímetro Qualquer dúvida apita. Cumps DC Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 11, 2007 Share Publicado: Janeiro 11, 2007 Boas. Um bom post para te iniciares é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109. Os equipamentos básicos são: Escumador (nesse aquário até pode ser dispensável se a carga biológica não for muito elevada e fores certinho nas TPA's) Bombas de circulação Iluminação adequada ao tipo de corais que queiras vir a manter (essa calha servirá para os corais moles menos exigentes p.ex) Termostato Sistema de reposição para a evaporação Água natural ou Água de osmose/torneira (se permitir) com sal Densímetro Qualquer dúvida apita. Cumps DC Então primo Duarte, falta o mais importante, mas mesmo o mais, mais, mais importante!!!!! Um termómetro! :D :D Nawazaki, qualquer coisa...apita também! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 11, 2007 Autor Share Publicado: Janeiro 11, 2007 (editado) Obrigado pelos esclarecimentos E neste caso do aqua ser pequeno tem que se por kalk na mesma? Se fizer um nano vou fazendo com calma, porque agora tou com pouco tempo pra me dedicar a sério. E um salgado requer mais trabalho e atenção. Abraços Editado Janeiro 11, 2007 por Nawazaki Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 11, 2007 Share Publicado: Janeiro 11, 2007 Obrigado pelos esclarecimentos E neste caso do aqua ser pequeno tem que se por kalk na mesma? Se fizer um nano vou fazendo com calma, porque agora tou com pouco tempo pra me dedicar a sério. E um salgado requer mais trabalho e atenção. Abraços Tens que adicionar o kalk na água de reposição, mesmo no caso de um nano pequeno! É que os corais e até mesmo os peixes e outros animais necessitam de calcio! Só te digo uma coisa, vai mesmo com calma e nada de preças, senão.....começas mal! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Janeiro 19, 2007 Share Publicado: Janeiro 19, 2007 Complementando Escumador Podes ate nem utilizar, mas deves fazer as tpas de cerca de 20% semanal.Podes tambem usar daqueles a pedra difusora(airlift ou minifloter) ou um hang on(prizm por exemplo) Bombas de circulação convem que façam pelo menos 20x o volume do aqua em circulação, neste caso o minimo será 2x500lts/h Iluminação Para moles essa calha deve servir, se quiseres duros exisgentes dobrando a iluminação, fica porreiro. Termostato Sistema de reposição para a evaporação Pinga, pinga de kalk Rocha, aponta para 20% do aquario. Neste caso cerca de 10kg.Pode ser viva ou misturar com morta(mais barata). Substrato aragonite ou areão de coral. A aragonite tem caracteristicas melhores, mas voa pelo aquario. qualquer coisa tambem apita, hehehe abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Janeiro 19, 2007 Share Publicado: Janeiro 19, 2007 Lembrei-me de repente...o teu post sobre o teu nano desapareceu nao foi, Duarte? grande perda...estava muito bom. Ou será que se consegue recuperar ou encontrares umas fotozitas por ai da sua evolução? (nostalgia) Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duarte Conceição Publicado: Janeiro 22, 2007 Share Publicado: Janeiro 22, 2007 Lembrei-me de repente...o teu post sobre o teu nano desapareceu nao foi, Duarte? grande perda...estava muito bom. Ou será que se consegue recuperar ou encontrares umas fotozitas por ai da sua evolução? (nostalgia) Ainda cá consta banana rock Nano Reef 54LT passo a passo Those were the daysssssssssss banana rock Abraço DC Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Março 5, 2007 Autor Share Publicado: Março 5, 2007 (editado) Boas, obrigado pelo esclarecimento, mas ainda tenho umas duvidas. O kalk na agua de reposiçao tem que estar constantemente a cair pinga a pinga pro aqua? E na agua de reposiçao pode ser agua do cabo raso, ou tem que ser a de osmose? Onde fica mais ou menos o cabo raso? lol. E dá pra ir pondo a rocha viva aos poucos? É que o kg de rocha é caro, entao comprar tudo de uma vez é mais puxado, lol. Abraços Editado Março 5, 2007 por Nawazaki Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Março 6, 2007 Share Publicado: Março 6, 2007 Boas, obrigado pelo esclarecimento, mas ainda tenho umas duvidas. O kalk na agua de reposiçao tem que estar constantemente a cair pinga a pinga pro aqua? E na agua de reposiçao pode ser agua do cabo raso, ou tem que ser a de osmose? Onde fica mais ou menos o cabo raso? lol. E dá pra ir pondo a rocha viva aos poucos? É que o kg de rocha é caro, entao comprar tudo de uma vez é mais puxado, lol. Abraços Boas convem que a reposição seja feita lentamente para não alterar os parametros da agua. A agua de reposição tem de ser doce, pois só evapora agua, o sal fica no aquario. Cabo raso fica entre cascais e o guincho. Dá para pores aos poucos, mas tambem teras de esperar mais para meter animais. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Março 7, 2007 Autor Share Publicado: Março 7, 2007 Boas, obrigado pela ajuda Já tive na aquaplante a ver o preço da agua de osmose ao litro. O que é caro é mesmo a rocha viva. Por isso é que tenho de ir pondo aos poucos a rocha. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Março 9, 2007 Autor Share Publicado: Março 9, 2007 (editado) Boas, cá estou novamente com duvidas, lol. Tenho aqui uma bomba da eheim de 1000l/h acham que é muito forte? Ou é melhor duas bombas de 500l/h? E que quantidade de aragonite ou areao de coral é necessário? Se for buscar agua ao cabo raso, quanto tempo ela dura dentro de garrafões? Abraços Editado Março 9, 2007 por Nawazaki Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Março 10, 2007 Share Publicado: Março 10, 2007 Boas, cá estou novamente com duvidas, lol. Tenho aqui uma bomba da eheim de 1000l/h acham que é muito forte? Ou é melhor duas bombas de 500l/h? E que quantidade de aragonite ou areao de coral é necessário? Se for buscar agua ao cabo raso, quanto tempo ela dura dentro de garrafões? Abraços Ola 2 bombas serão sempre melhor que 1 só, de forma a fazeres contracorrente. O ideal seria 2 de +-750lts/h. Deves precisar no maximo 10kg de substrato. A agua dura e dura e dura. Já a tive 2 meses, mas ha gente que a mantem 3 meses. abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Março 11, 2007 Autor Share Publicado: Março 11, 2007 (editado) Ok, thanks Vou então aos poucos reunir os equipamentos, para começar a montar o aqua :D Abraços Editado Março 11, 2007 por Nawazaki Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Março 19, 2007 Autor Share Publicado: Março 19, 2007 Boas, cá estou eu novamente. Será que uma powerhead 600lts/h + uma de 400l/h ou de 500l/h é o suficiente? Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Março 19, 2007 Share Publicado: Março 19, 2007 Monta assim. Depois vês se será necessario mais. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Março 20, 2007 Autor Share Publicado: Março 20, 2007 Ok, quando montar vou experimentar assim. Senão depois acrescenta-se outra bomba, ou compro uma com mais caudal. Thanks. Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts