Ana Santos Publicado Janeiro 10, 2007 Publicado Janeiro 10, 2007 Olá a todos! Comecei há pouco tempo a interessar-me pela Aquariofilia. Nunca tinha ouvido falar nesta espécie magnífica que é o "Caracol Maçã" ou...Pomacea bridgesi Se puderem, gostaria que me dessem algumas informações sobre esta espécie, cuidados a ter, curiosidades,etc. Desde já, MUITO OBRIGADA! Até breve! Ana
Marta Silva Publicado: Janeiro 10, 2007 Publicado: Janeiro 10, 2007 tens tudo o que precisas aqui no fórum vê aqui a parte em que o miguel angelo 2 escreveu sobre pomacea bridgesi, tens lá bastante informação
Cuddlefish Publicado: Janeiro 10, 2007 Publicado: Janeiro 10, 2007 Olá, De facto o caracol maçã é um animal fascinante, ao ponto de originar o meu primeiro post neste fórum depois de algumas semanas de visita apenas para ler e aprender (muito, obrigado a todos!). Sou um novato nestas andanças e com os caudas-de-espada (Xyphophorus Helerii) comprei um Pomacea Bridgesii, por pura curiosidade, e que acabou por surpreender bastante. Podem ler mais sobre este curioso animal em http://www.applesnail.net. No meu aquário de 60 cm faz companhia a um pequeno cardume de Coridoras Paleatus (criaturas animadas e muito interessantes) e do mencionados caudas-de-espada, que por vezes arreliam o pobre maçã. O meu maçã (que os meus filhos baptizaram de... Maçã!) come a comida de fundo que dou aos coridoras, rapa os vidros e pasta pelas plantas sem as danificar. Quando dou flocos aos espadas, às vezes vai até à superfície e faz um funil com o pé para canalizar a comida para a boca... depois de satisfeito, solta-se e quase plana até ao fundo do aquário. Também já o vi fechado na sua concha a flutuar, até pensei que lhe tinha dado o badagaio, mas não... É um animal anfíbio e é engraçado vê-lo esticar o sifão à superfície - muito mais do que parece ser possível - para respirar ar. Acho que o meu (ou minha, não lhe consigo atribuir um sexo) já é velhote, porque, apesar de não ser muito grande, começa a perder a