Recommended Posts

Publicado

Olá a todos! :)

Comecei há pouco tempo a interessar-me pela Aquariofilia.

Nunca tinha ouvido falar nesta espécie magnífica que é o "Caracol Maçã" ou...Pomacea bridgesi

Se puderem, gostaria que me dessem algumas informações sobre esta espécie, cuidados a ter, curiosidades,etc.

Desde já, MUITO OBRIGADA! ::D:

Até breve!

Ana

Publicado:

tens tudo o que precisas aqui no fórum :)

aqui a parte em que o miguel angelo 2 escreveu sobre pomacea bridgesi, tens lá bastante informação ::D:

Publicado:

Olá,

De facto o caracol maçã é um animal fascinante, ao ponto de originar o meu primeiro post neste fórum depois de algumas semanas de visita apenas para ler e aprender (muito, obrigado a todos!).

Sou um novato nestas andanças e com os caudas-de-espada (Xyphophorus Helerii) comprei um Pomacea Bridgesii, por pura curiosidade, e que acabou por surpreender bastante.

Podem ler mais sobre este curioso animal em http://www.applesnail.net.

No meu aquário de 60 cm faz companhia a um pequeno cardume de Coridoras Paleatus (criaturas animadas e muito interessantes) e do mencionados caudas-de-espada, que por vezes arreliam o pobre maçã.

O meu maçã (que os meus filhos baptizaram de... Maçã!) come a comida de fundo que dou aos coridoras, rapa os vidros e pasta pelas plantas sem as danificar. Quando dou flocos aos espadas, às vezes vai até à superfície e faz um funil com o pé para canalizar a comida para a boca... depois de satisfeito, solta-se e quase plana até ao fundo do aquário.

Também já o vi fechado na sua concha a flutuar, até pensei que lhe tinha dado o badagaio, mas não...

É um animal anfíbio e é engraçado vê-lo esticar o sifão à superfície - muito mais do que parece ser possível - para respirar ar.

Acho que o meu (ou minha, não lhe consigo atribuir um sexo) já é velhote, porque, apesar de não ser muito grande, começa a perder a parte exterior da casca, o que é também um sinal de falta de cálcio (já agora, o que posso fazer em relação a isto?).

É um animal que aconselho a quem tem peixes pacíficos no aquário.

E ao contrário do que possamos pensar de um caracol, desloca-se num speed alucinante!

Publicado:

Muito obrigada a todos!

Marta, vou já ver o tópico que me indicaste, para conhecer melhor esta espécie :)

Cuddlefish adorei ler o que escreveu! Deve ser mesmo fascinante observar estes nossos amigos Caracóis bang Obrigada pela sua atenção e disponibilidade para responder a mina questão.

Aguardo por mais informações, curiosidades e aventuras vividas com os vossos Caracóis-Maçã ::D:

Em breve virei aqui partilhar as minhas aventuras com os meus Caracóis-Maçã..que devem estar a chegar ..

Obrigada, mais uma vez! Beijinhos bang

Até breve!

Ana

Publicado:

Então quer dizer que..

Os nossos caracóis vêm a caminho.. ihih

Aguardamos ansiosamente pela sua chegada..

Beijinho :Fade-color

Até breve!

Ana

Publicado:
Sim, devem ser muito fixes...

Eu também estou à espera dos meus... mandei vir por correio, vamos lá ver se chegam cá acima inteiros... :P

eu mandei vir 8 pelo correio, xegaram num peximo estado, um ja vinha morto. e os outros estavam muito mal, com a casca partida, etc...

:onfire::agrue:#cool :D :D :?:P:Fade-color

Cumprimentos

Publicado:

Ainda não conseguiste subir esse PH, Bernardo??

Tenta água de outro sítio... eu hoje já comecei a juntar água de ph 6.5 com a de 8 que tinha no aquário... já desceu um bocadinho, já deve estar em menos de 7,5 e a dureza desceu de 5 para 3...

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Olá!

Mais uma vez obrigada pelas vossas respostas e ajudas :P

Deman..que chato os teus caracóis terem chegado assim.., espero que com os nossos não aconteça o mesmo..

Bramirez, de momento não sei responder a tua duvida, mas pelo que sei a maioria das espécies dá-se bem com PH's acima dos 6,5. Informa-te numa loja da especialidade ou então tenta procurar alguém que tenha água mais alcalina, e vai fazendo pequenas mudanças de água..

Até breve!

Ana

Publicado:
Deman..que chato os teus caracóis terem chegado assim.., espero que com os nossos não aconteça o mesmo..

eu comprei 8 ampulárias pequenitas e chegaram 9 dentro de uma garrafa de água todas muito bem e em óptimas condições. espero que aconteça o mesmo contigo :P

Publicado:

Obrigada Marta..

Também espero que os meus cheguem em tão boas condições como os teus.

Beijinhos

Até breve!

Ana