Ana Santos Publicado Janeiro 10, 2007 Publicado Janeiro 10, 2007 Olá a todos! Comecei há pouco tempo a interessar-me pela Aquariofilia. Nunca tinha ouvido falar nesta espécie magnífica que é o "Caracol Maçã" ou...Pomacea bridgesi Se puderem, gostaria que me dessem algumas informações sobre esta espécie, cuidados a ter, curiosidades,etc. Desde já, MUITO OBRIGADA! Até breve! Ana
Marta Silva Publicado: Janeiro 10, 2007 Publicado: Janeiro 10, 2007 tens tudo o que precisas aqui no fórum vê aqui a parte em que o miguel angelo 2 escreveu sobre pomacea bridgesi, tens lá bastante informação
Cuddlefish Publicado: Janeiro 10, 2007 Publicado: Janeiro 10, 2007 Olá, De facto o caracol maçã é um animal fascinante, ao ponto de originar o meu primeiro post neste fórum depois de algumas semanas de visita apenas para ler e aprender (muito, obrigado a todos!). Sou um novato nestas andanças e com os caudas-de-espada (Xyphophorus Helerii) comprei um Pomacea Bridgesii, por pura curiosidade, e que acabou por surpreender bastante. Podem ler mais sobre este curioso animal em http://www.applesnail.net. No meu aquário de 60 cm faz companhia a um pequeno cardume de Coridoras Paleatus (criaturas animadas e muito interessantes) e do mencionados caudas-de-espada, que por vezes arreliam o pobre maçã. O meu maçã (que os meus filhos baptizaram de... Maçã!) come a comida de fundo que dou aos coridoras, rapa os vidros e pasta pelas plantas sem as danificar. Quando dou flocos aos espadas, às vezes vai até à superfície e faz um funil com o pé para canalizar a comida para a boca... depois de satisfeito, solta-se e quase plana até ao fundo do aquário. Também já o vi fechado na sua concha a flutuar, até pensei que lhe tinha dado o badagaio, mas não... É um animal anfíbio e é engraçado vê-lo esticar o sifão à superfície - muito mais do que parece ser possível - para respirar ar. Acho que o meu (ou minha, não lhe consigo atribuir um sexo) já é velhote, porque, apesar de não ser muito grande, começa a perder a parte exterior da casca, o que é também um sinal de falta de cálcio (já agora, o que posso fazer em relação a isto?). É um animal que aconselho a quem tem peixes pacíficos no aquário. E ao contrário do que possamos pensar de um caracol, desloca-se num speed alucinante!
Ana Santos Publicado: Janeiro 10, 2007 Autor Publicado: Janeiro 10, 2007 Muito obrigada a todos! Marta, vou já ver o tópico que me indicaste, para conhecer melhor esta espécie Cuddlefish adorei ler o que escreveu! Deve ser mesmo fascinante observar estes nossos amigos Caracóis Obrigada pela sua atenção e disponibilidade para responder a mina questão. Aguardo por mais informações, curiosidades e aventuras vividas com os vossos Caracóis-Maçã Em breve virei aqui partilhar as minhas aventuras com os meus Caracóis-Maçã..que devem estar a chegar .. Obrigada, mais uma vez! Beijinhos Até breve! Ana
Hugo Félix Publicado: Janeiro 11, 2007 Publicado: Janeiro 11, 2007 Sim, devem ser muito fixes... Eu também estou à espera dos meus... mandei vir por correio, vamos lá ver se chegam cá acima inteiros... Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Ana Santos Publicado: Janeiro 11, 2007 Autor Publicado: Janeiro 11, 2007 Então quer dizer que.. Os nossos caracóis vêm a caminho.. ihih Aguardamos ansiosamente pela sua chegada.. Beijinho Até breve! Ana
Deman Publicado: Janeiro 11, 2007 Publicado: Janeiro 11, 2007 Sim, devem ser muito fixes... Eu também estou à espera dos meus... mandei vir por correio, vamos lá ver se chegam cá acima inteiros... eu mandei vir 8 pelo correio, xegaram num peximo estado, um ja vinha morto. e os outros estavam muito mal, com a casca partida, etc... :D :D Cumprimentos
bramirez Publicado: Janeiro 11, 2007 Publicado: Janeiro 11, 2007 (editado) Haverá alguma espécie (não sei se é esta a expressão correcta) que se dê bem em PH's bastante baixos? 5,5 ou 6? Editado Janeiro 11, 2007 por bramirez Sempre disponível para aprender. MSN:bramirezportugal@hotmail.com O meu aquário "Amadorário" aquascapingportugal.blogspot.com
Hugo Félix Publicado: Janeiro 11, 2007 Publicado: Janeiro 11, 2007 Ainda não conseguiste subir esse PH, Bernardo?? Tenta água de outro sítio... eu hoje já comecei a juntar água de ph 6.5 com a de 8 que tinha no aquário... já desceu um bocadinho, já deve estar em menos de 7,5 e a dureza desceu de 5 para 3... Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Ana Santos Publicado: Janeiro 12, 2007 Autor Publicado: Janeiro 12, 2007 Olá! Mais uma vez obrigada pelas vossas respostas e ajudas Deman..que chato os teus caracóis terem chegado assim.., espero que com os nossos não aconteça o mesmo.. Bramirez, de momento não sei responder a tua duvida, mas pelo que sei a maioria das espécies dá-se bem com PH's acima dos 6,5. Informa-te numa loja da especialidade ou então tenta procurar alguém que tenha água mais alcalina, e vai fazendo pequenas mudanças de água.. Até breve! Ana
Marta Silva Publicado: Janeiro 12, 2007 Publicado: Janeiro 12, 2007 Deman..que chato os teus caracóis terem chegado assim.., espero que com os nossos não aconteça o mesmo.. eu comprei 8 ampulárias pequenitas e chegaram 9 dentro de uma garrafa de água todas muito bem e em óptimas condições. espero que aconteça o mesmo contigo
Ana Santos Publicado: Janeiro 13, 2007 Autor Publicado: Janeiro 13, 2007 Obrigada Marta.. Também espero que os meus cheguem em tão boas condições como os teus. Beijinhos Até breve! Ana
Recommended Posts