Hugo Félix Publicado Janeiro 8, 2007 Publicado Janeiro 8, 2007 Após fazer testes de PH e KH à água da minha casa, verifiquei que o PH se situava entre os 7.5 e os 8 e o KH era de 5. Gostaria de saber de algumas maneiras naturais para baixar o PH, uma vez que não gostava muito de o baixar com químicos... já tenho aqui uma panela com um tronco grande a cozer. Será suficiente? Obrigado. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Dário Santos Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 (editado) Boas Hugo! Eu acho que o tronco não será suficiente mas também ajuda! Os outros métodos utilizados para baixar o ph são a injecção de CO2(existem algumas receitas aqui pelo fórum de CO2 caseiro), e a adiçao de uma materia filtrante ao filtro (não me recordo do nome, mas de certeza que alquém aqui no forum saberá dizer).. Mas espera por dicas de pessoal mais experiente Já agora, com essa agua até te podias dedicar aos ciclideos... Ou não te fascinam? estou agora a começar-me a iniciar em ciclideos africanos e não me importava de ter essa agua a sair da torneira Um abraço! Editado Janeiro 8, 2007 por dfilp Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
Dário Santos Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 (editado) Já agora, outra solução pela qual podes optar, é a água que é vendida no lidl, em garrafões de 5 litros, a 38cêntimos cada e que ronda o pH 6, e tem uma dureza muito baixa... Também é bastante utilizado este método aqui pelo fórum.. Editado Janeiro 8, 2007 por dfilp Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
Hugo Félix Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 (editado) Olá Dário! Obrigado pela tua resposta Pois... não tinha muita vontade de criar ciclídeos... precisava mesmo de descer o ph para 6.8 +/-... Pois... acho que a matéria a que te referes é Turfa, mas aí, o aquário iria ficar com uma tonalidade amarelada, o que não era muito do meu agrado... Vou ter de ir a casas de amigos meus, fazer testes à Água deles Abraços! Editado Janeiro 8, 2007 por Hugo Félix Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Dário Santos Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Exacto! Turfa, era mesmo isso.. Mas a ipotese da água do LIDL.. também está fora de questão??.. (quais as dimensões do aquário?) Talvês fazer testes de ph á água dos amigos seria uma solução, mas creio que isso só vai mudar de zona para zona, e o transporte da água seria o inconveniente Cumprimentos Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
Hugo Félix Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 Obrigado mais uma vez, Dário! Também pensei nisso! A água do luso tem PH 5.5... custa 0.99cent o garrafão, essa do LIDL também não era má hipotese... Mas na loja não me aconselharam muito porque disseram que era uma água totalmente desminerazilada e que os minerais faziam falta às plantas... Cá em Aveiro, costuma mudar de zona para zona... A água de casa da minha namorada tem Ph 7.5 e dureza 7!!! Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
ZANITO Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Já agora, outra solução pela qual podes optar, é a água que é vendida no lidl, em garrafões de 5 litros, a 38cêntimos cada e que ronda o pH 6, e tem uma dureza muito baixa...Também é bastante utilizado este método aqui pelo fórum.. Mesmo se fizesse isso, a água dos garrafões, pela lógica, vem tratada, logo seria prejudicial para aquários com qualquer tipo de plantas naturais certo? Podes colocar turfa no filtro, a água ficará num tom mais acastanhado mas o ph vai baixando. O problema da turfa é que não dura para sempre e de mês a mês pelo menos tem que ser trocada.. Citar
Hugo Félix Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 Pois, bem me parecia que Água dos garrafões não seria muito boa para as plantas... E também não queria meter turfa, para não ficar com esse tom acastanhado. Com uns troncos valentes aquilo não ira lá? Obrigado. Abraços. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Dário Santos Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Obrigado mais uma vez, Dário! Também pensei nisso! A água do luso tem PH 5.5... custa 0.99cent o garrafão, essa do LIDL também não era má hipotese... Mas na loja não me aconselharam muito porque disseram que era uma água totalmente desminerazilada e que os minerais faziam falta às plantas... Cá em Aveiro, costuma mudar de zona para zona... A água de casa da minha namorada tem Ph 7.5 e dureza 7!!! Normalmente a agua de garrafão é misturada com a água da torneira para adquirir as tais propriedades necessárias, jogando ao mesmo tempo com o ph de modo a obter o desejdado (agua de ph 6 com agua de ph8 (mais ou menos 50:50) iria dar mais coisa menos coisa ph 7..) Que nesse valor ja poderia ser "acidificada" para 6.8 com o CO2, e com a ajuda de alguns troncos.. Mas assim também te safas com a água de casa da tua namorada.. Bem, foram opiniões, espero não estar errado, mas se estiver por favor alguém que me corrija.. A escolha é tua, optas pela solução que achares melhor e mais facil.. Abraço! Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
Hugo Félix Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 Ainda tenho esperanças de encontrar água da torneira com PH 7 de casa de algum amigo meu... Amanhã vou ver isso... Quanto à água de casa da minha namorada, tinha KH 7... isso não será muito para os peixes? Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Hugo Félix Publicado: Janeiro 9, 2007 Autor Publicado: Janeiro 9, 2007 E pronto, problema resolvido Encontrei uma água com PH 6.5 e KH 3 Agora uma pergunta... comprei o tronco que ainda me custou uma pipa de massa, e embora seja muito bonito, comprei-o com o objectivo de baixar o PH... agora com este PH de 6.5, ele irá conseguir baixá-lo muito, ou posso mantê-lo lá à confiança? O interesse era manter o PH nestes níveis... 6.5 - 7.0, porque a maior parte dos peixes que queria ter, dão-se bem neste tipo de PH Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
antoniomoreira Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 Pela minha experiência, a alteração do pH pela adição do tronco não é significativa. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
paulo duarte Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 Normalmente a agua de garrafão é misturada com a água da torneira para adquirir as tais propriedades necessárias, jogando ao mesmo tempo com o ph de modo a obter o desejdado (agua de ph 6 com agua de ph8 (mais ou menos 50:50) iria dar mais coisa menos coisa ph 7..) Que nesse valor ja poderia ser "acidificada" para 6.8 com o CO2, e com a ajuda de alguns troncos..Mas assim também te safas com a água de casa da tua namorada.. Bem, foram opiniões, espero não estar errado, mas se estiver por favor alguém que me corrija.. A escolha é tua, optas pela solução que achares melhor e mais facil.. Abraço! Não é bem assim... Se misturares água de pH 6 com uma de pH 8, o resultado será provavelmente uma água de pH 8. Este sistema permite baixar a dureza, não o pH Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Gago Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 Tive o mesmo problema que tu. O que eu fiz foi o seguite. usei inicialmente trocos (ainda os tenho) + turfa. Como é evidente fiquei com a agua da cor do chá. Quando fiquei com o ph a volta de 6.6 (eu tinha 7.6 a retirei a turfa e intruduzi co2 Caseiro num kit nutrifin. usei depois algum tempo carvão activado para retirar a bela da cor de chá da agua. Hoje em dia faço tpas semanais de 20 l (para 200l) continuo a usar Co2 e o ph mantem-se entre 7 e 6.5 convem controlar as recargas de forma a que o Co2 não suba e ter atenção quando se faz a recarga para este não baixar muito depressa boa sorte Citar
Hugo Félix Publicado: Janeiro 9, 2007 Autor Publicado: Janeiro 9, 2007 (editado) Obrigado pelas respostas... Paulo, actualmente tenho o aquário cheio de Água com PH 7.5 - 8 e dureza 5... Se começar a fazer TPAs de PH 6.5-7 e KH 3... Mais cedo o mais tarde o Ph irá baixar, não? Gago, como o meu aquário vai ser pouco plantado, acho que não se justifica a adição de Co2... e turfa também é um passo a evitar, por deixar essa mesma cor amarelada... Obrigado, Abraços. Editado Janeiro 9, 2007 por Hugo Félix Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Artsite Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 ao Fazes TPA de auguas com PH mais baixo, é normal o PH baixar do aqua, mas gradualmente conforme vais fazendo os TPA. Agora, para mim acho que o mail facil é fazeres o que indicaram acima. Tentar fazer uma mistura entre agua de garrafão é agua da torneira. Fazes inicalmente uma mistura sempre controlando a quantidade de cada água fazendo testes am cada adição de cada água, e no final já vais ter uma noção da quantidade que futuramente vais precisar de cada água. Citar
antoniomoreira Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 ... e turfa também é um passo a evitar, por deixar essa mesma cor amarelada... Abraços. Tanto quanto sei, o teu aquário tem um sistema interno de filtragem, com camadas de esponjas. Antes de ter o CO2, e tendo o mesmo problema que tu quanto ao pH, coloquei turfa numa saca feita com meia de senhora, na parte superior daquele filtro. Desta maneira evitei a tal cor de chá e consegui baixar um pouco o pH. Se quizeres manda uma MP e como moro perto de ti, talvez te possa ajudar. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
Hugo Félix Publicado: Janeiro 9, 2007 Autor Publicado: Janeiro 9, 2007 Obrigado pela vossa ajuda, mas tendo água com 6.5 à mão, acho que não vou precisar de muito mais... Vou trocar 25litros de água, e vejo como se porta o PH... Espero é não fazer alguma alteração de amónia ou assim no aquário, uma vez que foi cheio pela 1ª vez na 6ªfeira... Obrigado, Abraços. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Recommended Posts