Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Julgo estar com carência de Fe e\ou Mg no aqua e gostaria de saber que produtos posso utilizar para fertilizar (de momento uso o TMG será suficiente?) o meu aqua ou se as TPA´s conseguem repor os valores do Mg (não sei se a água da rede possui Mg na sua composição ou não...)

Em caso negativo, poderme-iam informar sobre compostos químicos para fazer fertilizantes líquidos DIY de Fe e Mg (julgo que MgSO4+7H2O servirá) e se não for pedir muito, quais os incrementos ideais de cada um (0,5 ppm?)

Abraço

PS: Talvez quanto ao ferro seja melhor comprar um fertilizante qualquer de micros... O TMG acham que tem uma percentagem decente de ferro, ou é como no potássio e pode-se considerar desprezável?

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Boas

Desculpa tar-me a meter no teu post sem ser para te ajudar mas sei menos que tu de certeza.

Tenho é uma pergunta a fazer-te:

O que é TMG e onde se arranja?

Já vi essa sigla por aqui tantas vezes mas nunca vi a explicação.

Por o contexto da palavra penso que seja um fertilizante de Micros, estou correcto?

Cumprimentos,

Paulo Martins

Publicado:

Olá.

O que é TMG e onde se arranja?

Fertilizante de Micros da Tropica, com o nome Tropica Master Grow. Tem a maior parte dos elementos essenciais às plantas, exceptuando Azoto e Fósforo (N e P). Tem Potássio (K) mas muito pouco.

Atenção que agora mudou de nome.

Deves arranjar em quase qualquer loja de aquariofilia. Mas fica mais barato mandares vir de uma loja on-line estrangeira.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas.

Murkas, já testaste o teu gH? É raro haver carência de Mg quando se faz TPAs com água da torneira. Não digo que não aconteça mas a não ser que tenhas um gH baixo, é pouco provável que tenhas carência deste nutriente de tal maneira que se justifique a sua adição. O próprio TMG consegue repor Mg de modo a que fiques com níveis aceitáveis para as plantas.

Quanto ao Fe, já é bem provável que haja falta deste. Sugiro que compres um suplemento exclusivamente de ferro. Tens em pó para fazeres tu a solução ou em líquido, de várias marcas. Dos que já usei, tens o Seachem Fourish Iron e o Kent Iron que são ambos bons.

Paulo, TMG é o Tropica Master Grow, fertilizante da Tropica com micronutrientes, macronutrientes secundários e Potássio. Carece de Nitratos e Fosfatos.

Cumps,

André

Publicado:

Andre Silvestre, em primeiro lugar obrigado pela resposta, provavelmente será mesmo falta de Fe visto que o gH ta altito (12º se não me engano). Vou ver o que se arranja de fertilizantes de Ferro por aqui...

Paulo quanto ao TMG acho que ja esta esclarecido (Tropica Master Grow).

Abraço e obrigado pelas respostas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!