Jorge S Publicado Janeiro 8, 2007 Publicado Janeiro 8, 2007 (editado) Preciso de ajuda para um aquário de 10 ltr no parapeito da janela cozinha. Só tenho experiência com escalares, por isso queria ajuda uma vez que não vou colocar nenhum escalar em 10 ltr. Condicionantes: não posso colocar tampa nem luz artificial, tem luz solar directa desde o nascer do sol até às 12 horas no inverno, no verão até +- 14 horas, depois é só a luz normal do dia. Na situação do sol directo no inverno acho que não fará mal, mas no verão posso sempre inventar qualquer coisa para não ser tão intenso. (e para não aquecer demais) Sei que é dificil nestas condições por isso mesmo peço a vossa ajuda. Editado Janeiro 9, 2007 por Jorge S Citar Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.
nunoni Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Olha, sinceramente acho muito difícil se não impossível teres um aquário de 10 litros a receber luz solar directa tanto tempo de verão, com peixes lá dentro - a temperatura vai aumentar e muito, ao fim de umas horas um volume de água desses está a 40ºC ou parecido, os peixes vão cozer. Mesmo se arranjares sombra, as cozinhas em geral são quentes, e se fizer 37ºC a água também vai ficar a 37ºC - é que 10 litros aquecem muito depressa! A não ser que tenhas refrigeração eléctrica, o que para 10 litros é algo de extraordinário! Ou que tenhas alguém para de hora a hora introduzir 1 litro de água fria! Soluções baratas género ventoinhas de computador talvez ajudem, mas mesmo assim é capaz de não chegar! E num aquário tão pequeno fica muito feio. Se for só com plantas, talvez te safes - mas vai ser o melhor viveiro de algas alguma vez visto. bem, isto é só teoria, portanto talvez haja alguém que já tenha resolvido os problemas na prática, espera por mais opiniões! Nuno Barradas Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
romeu Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Vou-te contar a experência que tenho feita num aquário de 10 litros que também tenho na cozinha: Iluminação: um candeeiro pequeno daqueles de braço que dá para rodar (usava-o para estudar) com uma lâmpada fluorescente (das económicas). Flora: 2 anubias nana (crescem muito devagarinho) e musgo de java. Fauna: Red cherrys permanentemente a criar. + pequeno filtro interior de esponja. Conclusão: As plantas crescem. Devagar mas crescem. A fauna prolifera. O aquário não está parado e até está bem engraçado. A água está tão cristalina que de vez em quando ponho lá 1 alevim de guppy. E não é que ele cresce sem grandes problemas??? Citar
Jorge S Publicado: Janeiro 9, 2007 Autor Publicado: Janeiro 9, 2007 nunoni Acho que não me expliquei bem, no que diz respeito ao problema de aquecer em demasia eu resolvo o problema. Eu quero é referencias de futuros habitantes. romeu Será que os guppys são uma hipotese? Realmente eles não crescem muito. Se não houver + novidades até sexta vou mesmo ocupar com guppys. Já agora p/10 ltr dá para ? guppys Citar Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.
Recommended Posts