antmarques Publicado Janeiro 7, 2007 Publicado Janeiro 7, 2007 Boas! Para além do meu aquário principal, arranjei agora um pequeno de cerca de 15 litros (gentilmente cedido pela user everblue banana rock com o objectivo de montar uma maternidade, já que acabei de ter os meus primeiros alevins guppies. Não me agrada o facto de estarem numa maternidade no aquário principal. Acho que se poderão desenvolver melhor no seu próprio aquário, pelo menos até terem um tamanhinho jeitoso de forma a poder cedê-los já que não tenho espaço para todos A minha questão relaciona-se com as condições necessárias para manter uma maternidade saudável para os pequenos. Basta-me um aquecedor, TPA´s do aquário principal e uma pedra oxigenadora, tendo em conta o tamanho diminuto do aquário? Ou é preciso todo o role de acessórios como se de um aquário normal se tratasse, nomeadamente filtro? Toda a ajuda é muito bem vinda. Os pequenotes agradecem banana rock Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Asterix Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Olá., Em relação ao equipamento que descreves como necessário eu trocaria a pedra difusora, que numa situação normal não tem qualquer utilidade, por um filtro de cascata que além da limpeza física da agua (esponja) também pode levar umas porcelanas para fixar bactérias que vão ajudar na remoção dos nitritos e amónia (transformando-os em nitratos). Por experiência própria te digo que é muito difícil, mas não impossível, manter boa qualidade da água num aquário desse tamanho, já que qualquer descuido, (comida a mais, poucas TPAs) pode ser fatal. Mas como a necessidade faz a arte, digo-te que tenho uma maternidade com esse tamanho (porque a patroa não me deixa montar mais um aquário), que utilizava para criar guppies, neste momento tem Ciclideos Africanos que como são muitos e comem muito logo sujam muito, mudo 50% da água todos os dias. Deixo-te aqui uma foto do grande tanque: Um abraço Carlos Loução Citar
jmholiveira Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Boas! Para além do meu aquário principal, arranjei agora um pequeno de cerca de 15 litros (gentilmente cedido pela user everblue banana rock com o objectivo de montar uma maternidade, já que acabei de ter os meus primeiros alevins guppies. Não me agrada o facto de estarem numa maternidade no aquário principal. Acho que se poderão desenvolver melhor no seu próprio aquário, pelo menos até terem um tamanhinho jeitoso de forma a poder cedê-los já que não tenho espaço para todos A minha questão relaciona-se com as condições necessárias para manter uma maternidade saudável para os pequenos. Basta-me um aquecedor, TPA´s do aquário principal e uma pedra oxigenadora, tendo em conta o tamanho diminuto do aquário? Ou é preciso todo o role de acessórios como se de um aquário normal se tratasse, nomeadamente filtro? Toda a ajuda é muito bem vinda. Os pequenotes agradecem Curiosamente tenho um aqua de 20 litros com cerca de 40 guppies há quase 3 meses (e de duas posturas). De facto falta-te filtragem. Desde já te aconselho a não usar qualquer tipo de filtro com grandes aberturas pelas quais os alevins (ou peixinhos) possam passar. Eu mantenho os meus com um filtro de esponga JBL TEKAIR (Baratissimo apenas necessitas de uma bomba de ar e tubo), mas pode ser de outra marca a SERA tambem tem. Em três meses morreram dois guppies, penso que não é um mau balanço. Um Abraço Citar
jmholiveira Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Curiosamente tenho um aqua de 20 litros com cerca de 40 guppies há quase 3 meses (e de duas posturas). De facto falta-te filtragem. Desde já te aconselho a não usar qualquer tipo de filtro com grandes aberturas pelas quais os alevins (ou peixinhos) possam passar. Eu mantenho os meus com um filtro de esponga JBL TEKAIR (Baratissimo apenas necessitas de uma bomba de ar e tubo), mas pode ser de outra marca a SERA tambem tem. Em três meses morreram dois guppies, penso que não é um mau balanço. Um Abraço Junto site par viasualizares o filtro http://1und1.aquaristic.net/Productinforma...JBL-TekAir.html Citar
antmarques Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 Boas! Asterix - O equipamento que referi não o considero como necessário, mas é o que tenho disponível... é para evitar gastar mais $$. Falo na pedra difusora para oxigenar bem a água, que pelo que sei é benéfico para os alevins. Mas parece que vou ter mesmo de arranjar um filtro... Acredito que seja dificil conseguir boa qualidade da água e por isso estou a ponderar bem se avanço ou não, até porque não tenho disponibilidade para mudar a água todos os dias. Já agora tendo em conta o tamanho do aquário o teu tá bem jeitoso jmholiveira - obrigado pelas dicas. Se avançar vou ter mesmo de arranjar um filtro. Vou ver se arranjo por cá qualquer coisa porque com portes as diferenças de preço não devem ser muitas... Tenho ainda outro aquário de 50cm e cerca de 40 L... acham que era preferível apostar neste para maternidade? Ou não vale a pena? O meu objectivo é ocupar o menor espaço possível, pois pretendo ocupar o espaço de baixo do móvel onde está o aquário principal e o de 50cm não cabe lá... Obrigado pela ajuda :-D Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
jmholiveira Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 Boas! Asterix - O equipamento que referi não o considero como necessário, mas é o que tenho disponível... é para evitar gastar mais $$. Falo na pedra difusora para oxigenar bem a água, que pelo que sei é benéfico para os alevins. Mas parece que vou ter mesmo de arranjar um filtro... Acredito que seja dificil conseguir boa qualidade da água e por isso estou a ponderar bem se avanço ou não, até porque não tenho disponibilidade para mudar a água todos os dias. Já agora tendo em conta o tamanho do aquário o teu tá bem jeitoso jmholiveira - obrigado pelas dicas. Se avançar vou ter mesmo de arranjar um filtro. Vou ver se arranjo por cá qualquer coisa porque com portes as diferenças de preço não devem ser muitas... Tenho ainda outro aquário de 50cm e cerca de 40 L... acham que era preferível apostar neste para maternidade? Ou não vale a pena? O meu objectivo é ocupar o menor espaço possível, pois pretendo ocupar o espaço de baixo do móvel onde está o aquário principal e o de 50cm não cabe lá... Obrigado pela ajuda Eu acho que vale a pena o de 40L. É que os alevinos até terem tamanho para serem entregues a alguem vão demorar uns três mesitos no minimo a crescer e no entretanto gradualmente vão sujando cada vez mais o aqua (os 15 Lts vão ficando curtos, sei-lo por experiência própria). Eu colocava-os no de 40L e não colocava qualquer tipo de areão ou decoração para facilitar a limpeza apenas um filtro de espuma e pedra difusora. Uma dica: para iniciares mais rápido biológicamente o filtro de espuma procede da seguinte maneira. Passa bem primeiro a espuma por agua depois espreme bem para ficar o minimo de agua a seguir injecta com uma seringa em varios pontos da espuma na parte de cima desta (para não escorrer por baixo) 20 ml de DENITROl (JBL) ou mesma quantidade de NITRIVEC (SERA) e deixa repousar uns momentos. De seguida coloca o filtro dentro do aqua principal (que soponho esteja rodado) com a respectiva bomba de ar a trabalhar por cerca de três dias. Findo isto tens um filtro a funcionar bastante bem biológicamente (não totalmente é certo), mas decerto não terás problemas. Um abraço Citar
Guinpin Publicado: Janeiro 10, 2007 Publicado: Janeiro 10, 2007 Boas Asterix! Á parte do post, estive a ver a foto dos teus peixitos e gostava de saber como se chamam os ciclideos azuis lindissimos que tens nesse aqua São fantásticos! São muito territoriais? Desculpem lá o à parte Citar Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
Recommended Posts