bramirez Publicado Janeiro 6, 2007 Publicado Janeiro 6, 2007 (editado) Tenho o PH estabilizado com 5,5 há um mês. Só lá tenho um Ancistrus SP e algumas plantas. Acho que elas iam gostar de CO2 para ficaram mais bem dispostas. Acho-as um pouco amareladas, e como ainda tenho muitas algas verdes, tenho receio de pôr nutrientes no aquário e fomentar uma propagação descontrolada de verdete. O aqua tem 80 litros e o CO2 é biólogico, por isso não é muito forte. Acham que o PH vai baixar muito? Valerá a pena colocar o CO2? O que será melhor? Editado Janeiro 8, 2007 por bramirez Citar Sempre disponível para aprender. MSN:bramirezportugal@hotmail.com O meu aquário "Amadorário" aquascapingportugal.blogspot.com
Hugo Félix Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 5,5? Foge... Eu medi hoje o meu pela 1ª vez... estava a 8... e medi também à saída da torneira... 8 Também. Já comprei 1 PH- e já está nos 7 Quanto ao CO2 não te posso ajudar, lamento mas disso ainda não percebo patavina Abraços. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
Bangai Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 Boas Eu não percebo muito da matéria, mas tenho a seguinte ideia sobre o que podes fazer quanto à tua questão: pegava num balde/garrafão com água do teu aqua e punha lá o reactor de CO2 durante 1 semana, se não verificasse oscilação no pH passava a usa-lo no aqua, se verificasse evitava usa-lo ou não dependendo do resultado (por mim se fosse para cima punha-lo na mesma, se fosse para baixo não o punha no aqua), mas isto é apenas uma ideia não é algo com uma base cientifica por de trás Cumps Citar
_MjTr_ Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 O CO2 nunca te irá subir o PH mas baixa. Vê isto e depois tira as tuas proprias conclusões. Citar A minha tentativa de aquario
guilhas69 Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Boas, Eu ainda sou novo em aquariofilia, mas acho que a ideia que tenho está certa. Primeiro mede o KH do teu aqua. Se este for muito baixo podes faze-lo subir, usando pedras calcarias e conchas. Ao subires o KH também sobes o pH. À medida que o KH é maior, as alterações de pH, provocadas pela adição de CO2 ou por outras coisas, vão ser menores. Deixo-te aqui uns sites em inglês, para ver se percebes melhor a minha ideia. Water Chemistry Measuring CO2 levels Se subires o KH e consequentemente o pH, fá-lo devagar e com atenção e mede sempre os seus valores, até estes estarem como tu queres. Cumprimentos, Guilherme Citar
Gago Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 O facto das plantas estarem amareladas a adição de Co2 por si não resolve o problema verifica se tens luz suficiente e acrescenta ferro (ferropol da jbl) á agua. só depois de teres estes parametros resolvidos é que deves pensar no co2, que no teu caso visto já teres um ph de 5.5 poderá ser problematico Citar
antoniomoreira Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Tenho o PH estabilizado com 5,5 há um mês. Só lá tenho um Ancistrus SP e algumas plantas. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
antoniomoreira Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Porque é que o pH está nesse valor de 5,5? Seria bom que informasses porque na minha opinião está extremamente ácida. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
bramirez Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 Desculpa A´ntónio mas não percebi o qeu querias dizer ao fazeres quote ao meu texto. Gago tenho 100 wats a bombar com 4 lâmpadas por isso não acredito que possa ser disso. Como é que achas que o ferro pode responder ao problema? Citar Sempre disponível para aprender. MSN:bramirezportugal@hotmail.com O meu aquário "Amadorário" aquascapingportugal.blogspot.com
antoniomoreira Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 A pergunta é esta Porque é que o pH está nesse valor de 5,5? Seria bom que informasses porque na minha opinião está extremamente ácida. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
bramirez Publicado: Janeiro 8, 2007 Autor Publicado: Janeiro 8, 2007 Bem para ficar tudo clarinho vamos a isto: Areão: Aqua Soil Malaya Substracto: ProFlora Start Litros: cerca de 80 litros Filtro Externo: 1000l/h (Geni 3) (dentro do filtro exponja e carvão activado) Lampadas: 4x25 watts Flora: 2 x cryptocoryne 2 x Microsorum 1 x Pogostemon helferi 1 x Hygrophila Fauna: Ancistrus Sp. (porque tenho medo de colocar lá mais seja o que for) Valores regulares: PH: 5.5 KH: <1 dKH GH: 4,48 dGH Nitratos: +- 7mg/l Amónia e Nitritos: 0 Mudanças de água 20 lts semana Continuo com o aquário cheio de algas (verdes e castanhas) - Sempre que faço TPA as plantas ficam cheias de bolhas lindas, depois voltam progressivamente ao verdete e amarelete. Preciso mesmo de ajuda. Se alguém me sabe aconselhar. Eu tenho o Ferropol, mas tive medo de o colocar. O que acham? Citar Sempre disponível para aprender. MSN:bramirezportugal@hotmail.com O meu aquário "Amadorário" aquascapingportugal.blogspot.com
Gago Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 (editado) Desculpa A´ntónio mas não percebi o qeu querias dizer ao fazeres quote ao meu texto. Gago tenho 100 wats a bombar com 4 lâmpadas por isso não acredito que possa ser disso. Como é que achas que o ferro pode responder ao problema? Geralmente o principal sintoma de falta de ferro nas plantas é ficarem amareladas. O facto de usares ferro em principio não vai afectar o teu problema com algas e pode a medio prazo ajudar a controla-lo pois as plantas quando em boa estado de saude vao competir com as algas pelos nutrientes. Em relação á luz mencionei esse facto porque não conhecia o teu setup. 100watts para 80l é de facto sufeciente só convem é verificares se as lampadas que estas a usar são apropriadas (as lampadas flurescentes normais são propicias ao apareciemnto de algas) ou se não está na hora de muda-las ( as t8 geralmente mantem o espectro de luz apropriado durante 6 meses e as t5 durante um ano). Outra coisa que de certeza absulota está a contribuir para o amarelamento das plantas é o carvão activado, este retira da agua todos os sais minerais e nutrientes das plantas (plantas + carvão activado não combina) Editado Janeiro 8, 2007 por Gago Citar
guilhas69 Publicado: Janeiro 8, 2007 Publicado: Janeiro 8, 2007 Seria bom que informasses porque na minha opinião está extremamente ácida. Boas Faz o que eu te disse e aumenta o KH, para o valor do pH subir um pouco, porque 5,5 é baixo demais. Se começas a adicionar co2 com um KH tão baixo, vais ter muitas oscilações de pH, ou seja, morte certas dos peixes. Cumps Citar
Hugo Félix Publicado: Janeiro 9, 2007 Publicado: Janeiro 9, 2007 PH 5.5... e eu aqui com PH 8... Essa água é da torneira? Abraços. Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
bramirez Publicado: Janeiro 9, 2007 Autor Publicado: Janeiro 9, 2007 PH 5.5... e eu aqui com PH 8... Essa água é da torneira? Abraços. A água da torneira tem um ph de 5,5 Citar Sempre disponível para aprender. MSN:bramirezportugal@hotmail.com O meu aquário "Amadorário" aquascapingportugal.blogspot.com
Recommended Posts