Colocar Termostato Em Aqua De água Fria.


bokasanta

Recommended Posts

Boas, depois de ter feito uma busca não encontrei nenhum tópico que colocasse esta questão.

 

Tenho um aqua de água fria que montei à cerca de 7 meses, que na generalidade tem desenvolvido muito bem, aparte dos 2 neons que morreram porque se armaram em gafanhotos e foram ver os ares debaixo da mesa da sala.

 

Agora a sério, neste momento tenho 9 neons chineses (assim os chamavam na ornimundo onde os comprei e onde me disseram que apesar de estarem na loja em água quente se davam muito bem em água fria, o que é verdade) e agora estou interessado em avançar para água quente a minha duvida é a seguinte. Posso colocar um termostato no aqua sem retirar de lá os peixes ou é preferivel tira-los e depois de a água estar normalizada ambienta-los à temperatura?

 

Desde já o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tambem nunca vi nenhum tópico com esta pergunta.

Pensando no assunto o que me parece mais viavel, será uma aclimatação gradual, ou seja eu ia aumentando 1º por dia -+ até chegar a temp. desejada.

Aguarda por mais opiniões..

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de ter feito uma busca não encontrei nenhum tópico que colocasse esta questão.

 

Tenho um aqua de água fria que montei à cerca de 7 meses, que na generalidade tem desenvolvido muito bem, aparte dos 2 neons que morreram porque se armaram em gafanhotos e foram ver os ares debaixo da mesa da sala.

 

Agora a sério, neste momento tenho 9 neons chineses (assim os chamavam na ornimundo onde os comprei e onde me disseram que apesar de estarem na loja em água quente se davam muito bem em água fria, o que é verdade) e agora estou interessado em avançar para água quente a minha duvida é a seguinte. Posso colocar um termostato no aqua sem retirar de lá os peixes ou é preferivel tira-los e depois de a água estar normalizada ambienta-los à temperatura?

 

Desde já o meu obrigado.

 

 

Boas

 

Não tires os peixes. O termostacto vai subindo a temperatura pouco a pouco e os peixes vão se ambientando. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que é a melhor coisa a fazeres...pensa assim; a dita aclimatação dos peixes quando os compras é sempre um processo bem mais brusco pelo simples facto de, no momento em que os tiras do saco para o aquário, naquele curtinho espaço de tempo ele arrefece bem mais do que se estivesse sempre imerso na agua...é como quando sais do banho..por muito kente que o espaço esteja sente-se sempre aquele desconforto da pele humida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se eu fosse a ti até ia um pouco mais além: ao fazer isso experimentava fazer criação dos mesmos! Ao subires a temperatura vais estar a estimular o aparelho reprodutor dos bichos (é como se recriasses uma primavera :wink: , julgo eu pois é assim que funciona com outros peixes de climas temperados), então aproveitava e punha uma boa dose de musgo de java no aqua pois é aí que eles iriam pôr os ovos. Mas respondendo à tua duvida, sem dúvida alguma que não deves retirar de lá os peixes (basta pensar no que disse acima pa veres o quão bom pode ser para eles #musica )!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei o termostato!

Agora a minha duvida é esta ele vem configurado para 26 graus, já fiz uma pesquisa sobre os peixes que quero meter no aqua (Coridoras, botia palhaço e plecostomus, sim todos muito bons limpadores segundo me disseram) e todos se dão bem nesta temperatura aconselham-me a mudar a temperatura ou deixo ficar assim?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só mesmo por curiosidade, de que tamanho é o teu aqua? É que botias palhaço e plecostomus são logo 2 bacalhaus que metes aí dentro: as botias palhaço chegam aos 30cms e os plecos de 25cm a 45 cm dependendo da espécie!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só mesmo por curiosidade, de que tamanho é o teu aqua? É que botias palhaço e plecostomus são logo 2 bacalhaus que metes aí dentro: as botias palhaço chegam aos 30cms e os plecos de 25cm a 45 cm dependendo da espécie!

 

Cumps

 

 

O meu aqua é de 20 litros muito pequeno, mas quem me aconselhou estes peixes disse-me que crescem de acordo com o espaço que têm. Se houver outras hipóteses de peixes que comam caracóis, limpem fundos e vidros, agradecia essas sugestões.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Infelizmente é uma má ideia essa que muitos vendedores criam de que os peixes só crescem em função do espaço, mas quer dizer, em certa medida é verdade eles não crescem mais do que Xcms mas isso é por que ficam atrofiados, com problemas fisicos, stressados normalmente acabam por morrer mais cedo que o normal, e, caso não morram, apesar de não atingirem o seu comprimento máximo vão atingir algo de um bom tamanho, por exemplo: um pleco em condições ideais atinge 45cm, mas se for posto num aqua como o teu fica com uns valentes 15cm, no entanto terá tantos problemas que acabará por morrer muito mais "jovem" do que era pervisto. Mas na lista que enuncias-te as Corys estariam perfeitas se não tivesses já tantos peixes :drinking: .

Respondendo à parte dos caracóis e um pouco à de cima, faço te uma pergunta: porque é que te queres livrar deles? Eles até te limpam o aqua dos restos de comida, são indicadores do estado da água do aqua, algumas espécies até te comem algas e no fim de contas não ocupam tanto espaço quanto os peixes e regulam a sua população em função da comida díponível, por isso mais uma vez te pergunto, poque é que te queres ver livre deles?

Espero ter ajudado :snipersmile:

 

Cumps

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, respondendo ao Bangai.

 

A história de querer colocar estes peixes no meu aqua é muito simples, em resumo é isto: em Setembro passado fui 2 semanas de férias (até aí correu sempre tudo bem) quando voltei tinha todas as plantas podres e como devem de calcular era tudo verde desde os vidros até aos filtros e o cheiro era nauseabundo.

 

Conclusão limpei tudo voltei a ferver o areão e quase que comecei do zero (incrivelmente os peixes sobreviveram a este processo) decidi não voltar a colocar plantas (nem naturais nem artificiais), e desde essa altura tem-me aparecido caracóis, de maneira que se não limpo tudo 1 vez por semana isto torna-se uma praga, desde os suportes do filtro até ás decorações fica tudo cheio de ovos. Ou seja de uma maneira ou outra não tenho conseguído controlar o ambiente (praticamente todo os dias gasto uns 10 minutos a controlar PH's e verificar outros pormenores), de resto está tudo normal. Ou será esta questão dos caracóis normal?

 

Desculpa o texto ser comprido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.