Kribensis (pelvicachromis pulcher)


Recommended Posts

Fasso criação destes bixinhos e a pouco tempo passei de um aquario de 60cm para um de 1,2 M pois já ia na 2ª criação e com uma tacha de subrevivencia alta.

Neste momento ja só tenho 13 esemplares mas entre vendidos e dados já la vão perto de 70.

Então decidi partilhar algumas informações com vosco:

quando comprar kribensis compre em diferentes lojas (ex:mxos numa femias noutra)

para indusir a pustura a água devera estar entre 24 e 28ºc.

para ober mais machos manter a temperatura a 27ºc

para obter femias subir a temperatura para 2930ºc

Aqui estão 3 anos de esperiencias boas e desilusões, mas a precistencia teve os seus frutos. Caso tenham duvidas podem espolas. [/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

bem vindo ao fórum, é sempre bom ver chegar pessoal da nossa zona (Aveiro).

Visto teres tanta experiência, penso que serás uma grande valia para o fórum.

Infelizmente por falta de tempo (€) ainda não montei o meu aquário para ciclideos africanos, mas qdo o fizer vou recorrer a ti para me arranjares uns peixitos.

Abraços.

Todas as grandes caminhadas começam por um pequeno passo. Prov. Chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK!! Tenho três fêmeas a fazer postura neste momento, quando saírem eu aviso ta.

Também tenho no mesmo aquário, herotilapias multispinosa e é incrível o que estas fizeram

as duas fêmeas que tenho depositaram os ovos na mesma pedra e o macho fertilizou as duas, nunca tal foi visto penso eu

neste aquário tenho , 1 casal de herotilapias multispinosa(2 fêmeas +1 macho)

3 casais de kribensis

2 corydoras julii

1 casal de colisas lalia

1 Óscar

1 cichlosoma labiatum

1 ciclidio do Texas

mais 2 dias e vou ter mais algumas dezenas

não tenho qual quer problema de compatibilidade e não se atacam

Vou dando noticias

PS. desculpem os erros já estão corrigidos e gostaria de por os seguintes pontos.

1º lugar gostaria de explicar ao nosso amigo spidey para que se destina este fórum, Aquariofilia e não lições de português.

2º Os erros são o efeito de poucas horas de descanso.

3º Existem pessoas com jeito para o português e outras para números, eu sou mais virado para números.

4º Não é chamada para aqui a formação de cada um mas posso – lhe dizer que ainda lhe faltam alguns anitos, pelo menos de relações públicas.

5º Srs. moderadores estes ataques pessoais deveriam ser repreendidos, estamos aqui para discutir ideias não para atacar os utilizadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Longe de mim, estar a armar-me em bom samaritano, mas POÇA!

E o respeito pela lingua portuguesa? Ainda não percebi, se isto é uma nova forma de escrita na net, se pura e simplesmente pontapés na gramática.

Perdoem-me o desabafo, mas acho que este tipo de escrita devia ser penalizado.

Lembrei-me, de q o "flecha", até pode não ter tido as oportunidades que eu tive, se for caso disso, as minhas desculpas.

Os moderadores, que se manifestem!

 

Fiquem bem!

--------------------------------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Flecha!

gostaria que explicasse essa teoria da temperatura x os sexo dos filhotes :twisted::twisted::twisted: eu procurei referencias sobre isso e não achei nada.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este estudo que fiz sobre os krib’s durou 3 anos, nos quais fui adquirindo alguma experiência com esta espécie, passo a explicar.

Quando adquiri o primeiro casal tive várias situações que achei estranhas, já que não estavam explicitas em nenhum dos manuais que li:

1 – o casal não fazia postura nem a fêmea corte ao macho, dai ao ler um manual verifiquei que tinha a temperatura do aquário muito baixa (22ºc), subi a temperatura para 27ºc e após 2 horas a fêmea começou a corte e a postura .

2 – A 27ºc hobtive 18 filhotes dos quais 15 eram machos e 3 fêmeas.

3 – Após 1 mês a fêmea mais velha voltou a por, mas como tive um problema de bactérias subi a temperatura para os 30ºc e quando nasceram os filhotes (22), 16 eram fêmeas e 6 eram machos.

4 – Fui experimentando e como não achei esquisito, devido há existência de espécies hóviparas (crocodilos e tartarugas), que controlam desta forma os nascimentos fui continuando a fazer desta forma a minha colecção.

Esta sequência foi executada durante 3 anos e só não consegui mais filhotes devido a doenças e a pouco espaço para os manter, já que estavam num aquário de 60 cm.

Mais duvidas sempre ao dispor:

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, desculpa esqueci-me desse pormenor.

O meu Ph está sempre entre 7.0 e 7.5, os nitratos e nitritos nunca medi, pois 1 vez por semana retiro 20% da água e recoloco nova (da torneira) depois de tratar (ferver 25ou 5+5+5+5+5litros + 5x1 colher de chá com sal), e todos os meses aspiro o fundo e meço a concentração salina, a qual tento manter sempre entre os 100/150 mg/m3.

Estou neste momento a investigar uma nova maneira de eliminar bactérias e algas por electrólise, com este sistema consigo azotar a água o que destrói grande parte das bactérias causadoras de doenças, para alem de obter oxigénio puro O2 e hidrogénio H que entram em circulação através da bomba de ar e pedras difusoras.

 

Abraço:

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Flexa!

então com uma variação de 5 pontos o fator sexo esta ligado mais ao pH e não a temperatura, se mais acido geram-se mais femeas se mais para alcalino gerem-se mais machos. isso e um fato comprovado cientificamente e o metodo que criadores de Ciclideos Africanos (isso me inclui :D ) usam para conseguirem mais machos pelo seu valor maior no mercado.

quanto matar bacterias por oxidação e mais facil usar um reactor de oxigenio ou um oxidador a base de peroxido de hidrogenio e muito mais simples , são muito eficientes eu uso em meus aquarios.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo, tens toda a razão mas há um ponto que te escapa o pH está directamente relacionado com a temperatura da água, q/ mais quente mais alcalina.

Quanto ao reactor de oxigénio funciona mas o preço destes é um pouco elevado, por electrolise, ou seja 1 pólo negativo (zinco) = oxigénio e outro positivo ( carvão)= hidrogénio depois de estimulados os dois pólos por um transformador 1224 volt cada um dos pólos liberta bolhas (O2 e H) os gases são tão puros que mata tudo o que é bactérias.

Para alem disto tem mais uma vantagem este processo faz a água azotar o que impede a formação de algas.

Este processo é bem mais barato e fácil de fazer em casa. :D :D :wink:

Q tiver fotos mostro-te.

 

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Flexa!

o meu custou algumas garrafas de refrigerantes :D , o mais caro e a bomba submersa e o compressor de ar, acho que o custo total aqui não chega a 15 Euros.

da uma olhada nas fotos nesse link:

http://com2.runboard.com/bcmca74.fprojetos...oseideiasdiy.t5

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!! :wink: Ganhaste mas mesmo assim se juntares as tuas garrafas um prego de asso ou ferro e uma barra de carvão ligados a um transformador de 12 voltes, consegues o efeito da desinfecção por azoto. Podes mandar um mail com as especificações do teu aparelho e eu junto-lhe a minha ideia depois digo-te o resultado.

Eu sou controlador de qualidade de profissão e parte do meu trabalho é fazer análises em substâncias aquosas ou não, dais ter a possibilidade de verificar os resultados da purificação da água com precisão acho que se resultar podemos registar patente. :D :D :wink::P:P

Abraço:

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Flexa!

te passo os detalhes do projeto por mensagem particular :D

 

Um fato me passou desapercebido acima, acho que estamos aqui para discutir aquarismo oooppss! aquariofilia, como podemos ver existem varias maneiras de se expressar, um forum deve ser um ambiente descontraido e pequenos deslizes da escrita não devem nem se quer ser notados, fico triste com atitudes como a sua Spidey, aqui e um dos foruns com ambiente mais descontraidos e saudaveis que conheço e atitudes como essa so coloca pra baixo o alto astral desse forum, um dos moderadores ja se manifestou :D

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como devia ser do vosso conhecimento: "Este é um fórum onde se fala português/brasileiro! Não se fala (escreve) aqui pretoguês, brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo"

 

A minha mensagem não foi escrita com o propósito de ofender, nem com a intenção de estragar o ambiente do forúm, mas sim uma forma errada, admito, de chamar a atenção para o facto de, cada vez mais a Língua Portuguesa estar a perder a sua autenticidade.

Aqui ficam as minhas desculpas, pelo momento desagradável que vos causei!

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:?:?:?:?:?:?:?:?:?

 

Estou confuso é muito.

 

spidey, não frequento SMS nem o mIRC, mas percebi tudo o que estava escrito. O que não peercebes-te nas mensagens anteriores?

 

flechanegra, gosto das tuas conclusões após 3 anos com a especie, porque faz 12 anos que fazo criação de kribensis e não tinha chegado a esses resultados.

 

A minha experiência comprova que os kribensis tevem viver em temperaturas baixas de 24/25ºC subindo para obter a reprodução até pelo 26/27ºC.

Vivi sempre na zona de Lisboa e em locais em que a água é de 7,2 / 7,4 ph, efectuando mudanças parciais de águas semanais ou quizenas na semana de saida do ninho.

Os meus resultados foram sempre equilibrados, mas com mais alguns machos que femeas. Nunca tive uma diferença significativa nos sexos.

 

NOTAS: A linhagem foi sempre alternada entre primos e com um exemplar de casa e com a introdução outro de loja.

1ºGeração

(Macho Casal1) com (Femea Casal2) / (Macho Casal2) com (Femea Casal1)

2ºGeração

(Macho Melhor exemplar) com (Femea externa) / (Macho externo) com (Femea Melhor exemplar)

3ºGeração

Voltava a 1º o se os filhotes fossem fracos cruzava (Macho Melhor exemplar) com (Femea Melhor exemplar).

 

Neste momento, estou com Femea e Macho de melhores exemplares (primos).

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, em 1 º gostaria de pedir desculpa ao spidey pois posso ter interpretado mal a sua observação.

Quanto aos meus casais de krib’s os 3 que tenho neste momento, machos e fêmeas não têm qualquer parentesco.

Quando tenho posturas separo-as e quando atingem a maturidade, cruzo-as umas com as outras, obtendo assim filhotes sem qualquer relação possível.

abraço:

flechanegra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens 3 casais AB, CD e EF

Na primeira geração tens: AB, CD e EF

Na segunda para não ter parentesco tens:

AB/CD ou AB/EF ou CD/EF

Na terceira geração tens parentesco.

 

Ou então não tens linhagem e tens reproduzido sempre e apenas os mesmos casais (afinal os ciclideos vivem anos).

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃO… :? :? :? :? Tenho uma grande caldeirada!!!!

Agora a sério, não chego a obter a 3ª geração pois se em cada uma tirar entre 20 a 30 elvins a terceira vou ter mais peixe do que água e dai vender ou dar grande parte dos filhotes.

Quando formo casais deixo-os ficar e os restantes vão para outros destinos.

Obrigado pela observação!!!! :?

Abraço:

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais