Twist Publicado Janeiro 6, 2007 Publicado Janeiro 6, 2007 Boas amigos Estou a começar a acreditar que não há tronco que consiga por nos meus aquários. Tenho vários e todos eles fervi mas deixam sempre a agua vermelha. Á uma semana comprei outro e tentei fazer tudo certo, ficou em água durante uma semana praí...e nem a sujou muito, depois decidi ferve-lo para ver e deixou a água completamente vermelha com os ácidos húmicos. A minha questão é...como é que vocês fazem? Quanto tempo demoram a preparar os vossos e o que fazem? Devo ferve-lo todos os dias ate não largar mais nda?? Obrigado desde já e desculpem este tópico que para voces deve ser inutil mas não sei k fazer com isto. Cumps... Citar
Murkas Publicado: Janeiro 6, 2007 Publicado: Janeiro 6, 2007 Boas amigos Estou a começar a acreditar que não há tronco que consiga por nos meus aquários. Tenho vários e todos eles fervi mas deixam sempre a agua vermelha. Á uma semana comprei outro e tentei fazer tudo certo, ficou em água durante uma semana praí...e nem a sujou muito, depois decidi ferve-lo para ver e deixou a água completamente vermelha com os ácidos húmicos. A minha questão é...como é que vocês fazem? Quanto tempo demoram a preparar os vossos e o que fazem? Devo ferve-lo todos os dias ate não largar mais nda?? Obrigado desde já e desculpem este tópico que para voces deve ser inutil mas não sei k fazer com isto. Cumps... Boas, eu fervi os meus prai umas 4 ou 5 vezes com intervalos de uma semana, intervalos esses em que ficavam num balde cheio de água, que eu mudava dia sim dia não. Posso-te dizer que sempre que os fervo a água sai sempre um bocado castanha (para não dizer muito castanha mesmo!!), já os inceri no aqua há algum tempo e não tenho tido problemas nenhuns com a coloração da água... Espero ter ajudado Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
mr.p Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 Eu normalmente só fervo uma vez, mas eu gosto do tom Se não gostas, podes colocar carvão activado no filtro, ajuda a clarificar a àgua. Bastantes TPAs também ajudam a controlar a questão, assim como voltar a ferver os troncos. Cumprimentos, Pedro Pinheiro Citar
Manu Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 Se calhar tem a ver com o tipo de madeira que está a usar. Experimenta usar outra. Citar
Twist Publicado: Janeiro 7, 2007 Autor Publicado: Janeiro 7, 2007 Obrigado pelas dicas. Coloquei o tronco no aquário hoje, vamos lá ver como desenvolve. Tenho carvão no filtro para ver se ajuda em algo e costumo fazer tpa's regularmente. Vamos ver se desta vez o tronco não me estraga a "paisagem". De qualquer modo, os ácidos humicos libertos pelo tronco é uma questão unicamente estética não é? Não prejudica os peixes nem plantas pelo que já ouvi. Cumps Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 (editado) Olá Twist Olha, eu no outro dia puz um tópico aqui precisamente por causa de um tronco de videira que ainda estava verde, e como deves saber em quanto verde e cheio de seiva deixa a àgua vermelha, côr que até detesto, mas isso são outras guerras lololol, e como ninguem me respondeu em concreto, resolvi então fazer uma experiência que resultou às mil maravilhas. 1º. Fervi o tronco duas vezes bem fervido 2º. meti o tronco em agua fria durante dois dias 3º. puz o tronco à frente da lareira, do aquecedor e dentro do forno da cozinha, operações que demoraram dois dias(aqui cuidado se és casado é que o cheiro que fica a tronco assado è contrario ao casamento) 4º. puz o tronco dentro de agua quente de um dia para o outro (dentro da banheira) 5º repeti o ponto 4º. 6º. meti o tronco em agua fria mais dois dias já com o musgo de java colocado 7º. meti o tronco dentro do aquàrio. 8º. RESULTADO, "excelente" nada de côr, nada de nada Espero ter sido de ajuda Um abraço Editado Janeiro 7, 2007 por Anto_ Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts