Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, gostaria de estar a participar no forum por outro motivo,mas o meu infelizmente não é bom...

Tenho 1 aqua de 700l e durante uma muda de água ao aspirar o fundo do aqua,foi juntamente alguma areia que me entupiu o tanque da cozinha.Essa mesma provocou uma pequena inundação na cozinha. Eu aflito com a situação tive que deixar os meus peixinhos um pouco ao "abandono" e com os filtros desligados,devido ao nivel da água ñ dar pra po-los a trabalhar. Essa situação durou talvez +/- 45 minutos.

Agora para minha tristeza e aflição tenho os meus discus quase todos doentes, com umas manchas brancas tipo algodão. Os mais graves são os mais pequenos , mas os maiores tambem já se nota sinal da doença. Já aumentei a temperatura para 31 graus, aumentei a oxigenação e começei um tratamento ontem com formol.

Não sei se o formol é o mais indicado pois ainda não notei nenhuma melhoria.

Por este motivo venho pedir a vossa ajuda o mais rápido possivel, não quero perder nenhum dos meus "meninos".....

Desde já agradeço a vossa ajuda

obrigado

Rúben

Editado por rfff
Publicado:

ola ruben como tas?

olha experimenta usar o EXA2000 é sempre uma boa hipotese....CUIDADO com O FORMOL...pois mal usado pode matar os discus todos...qualquer coisa apita pelo msn...que dou-te uma ajuda dentro do possivel...ate maise boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:
ola ruben como tas?

olha experimenta usar o EXA2000 é sempre uma boa hipotese....CUIDADO com O FORMOL...pois mal usado pode matar os discus todos...qualquer coisa apita pelo msn...que dou-te uma ajuda dentro do possivel...ate maise boa sorte

olá rfff

Provavelmente tens ictio nos teus discus derivado a temperatura do aquario ter descido nesse espaço de tempo ainda para mais estavas a efectuar uma TPA ou seja tinhas pouca agua no aquario o que leva a temperatura a descer muito mais rapidamente...o que te aconselho a fazer e subires a temperatura ate aos 31º e verificares se os teus termometros leem essa temperatura...porque as vezes podes por o termostato a 31º e a agua não ficar a essa temperatura...e depois faz o que o jonas27lx disse e concordo o Esha 2000 é o mais indicado...se precisares de mais alguma ajuda avisa

boa sorte e rapidas melhoras para os teus discus...

Publicado:

boas pessoal, obrigado pela vossa ajuda.

Já subi a temperatura até aos 32 e tou a fazer TPAs todos os dias,visto que o tratamento que estou a fazer com o formol parece estar a dar resultado :wink:

Agora vou levar o tratamento até ao fim como o sr Manuel Carvalho me indicou e deitar 1 daqueles liquidos para acelarar o "ciclo" das bacterias e aguardar mais uns dias a ver o que dá.

Uma vez mais obrigado...

Abraço

Rúben

Publicado:

Eu não poria esse liquido para acelerar o ciclo pois o teu problema não é esse.

Continua a fazer o que estás a fazer e cuidado com as TPAs, para não acontecer outro acidente, e muito cuidado com o formol.

Em aquário dependência.

Publicado:

jampex convem que ele coloque esse liquido para facilitar e tornar mais rapido a colonizaçao de bacterias no filtro já que o formol as mata , nao na totalidade mas mata....

continua vais no bom caminha

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

boas pessoal

Más noticias, lá se foi 1 snake.......já nem sei o que faço...pensava que estavam a melhorar afinal,nem tudo o que parece é.

Tenho feito mudas de agua todos os dias,a temperatura está a 32,tenho feito o formol e nada está a resultar. Ainda tenho 23 para me preocupar a salvar,por isso quem me poder ajudar agradecia...fogo tanta gente entendida no assunto e não há mais ninguem que me possa ajudar??? só 3 ou 4 pessoas deram a sua opinião... vamos lá pessoal ajudem-me a salvar os meus "meninos"....

obrigado

Rúben

Publicado:
boas pessoal

Más noticias, lá se foi 1 snake.......já nem sei o que faço...pensava que estavam a melhorar afinal,nem tudo o que parece é.

Tenho feito mudas de agua todos os dias,a temperatura está a 32,tenho feito o formol e nada está a resultar. Ainda tenho 23 para me preocupar a salvar,por isso quem me poder ajudar agradecia...fogo tanta gente entendida no assunto e não há mais ninguem que me possa ajudar??? só 3 ou 4 pessoas deram a sua opinião... vamos lá pessoal ajudem-me a salvar os meus "meninos"....

obrigado

Rúben

Olá Ruben

Olha na minha opinião e mais uma vez vou insistir em fazeres o tratamento com ESHA 2000 vais obter mais resultados

abraços

Publicado:

Boas.

1º O filtro 45 minutos parado não mata as bactérias.

2º Não deixaste claro que quantidade de àgua saiu para os filtros não poderem trabalhar...muita?

3º Como foi feita a reposição? - àgua fria, tratada ou não, pH muito diferente, etc.

4º O formol "consome" oxigénio, foi posto ar supelmentar?

Dá-nos dados para te podermos ajudar MESMO!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Viva sr João Machado

O aqua tinha cerca de 400l quando aconteceu a desgraça, os outros cerca de 300l foi reposto com água a mesma temperatura.

O aqua tambem tem ar auxiliar 1 motor de cabeça e 1 wave maker.

Os parametros da agua estam normais a temperatura neste momento é de 33 graus.não sei o que mais posso lhe dizer...............nem sei o que mais posso fazer....

Já deitei tambem aquele liquido para desenvolvimento das bacterias boas mais rapido. opa nem sei....... lá se foi um pigeon e o outro snake..

OBRIGADO pela a ajuda ,mas já estou a desanimar, tou a ver que vai ser uma carnifiçina..

cumprimentos

Rúben

Publicado:

Não me chames "sr." que me fazes velho! :( .

Um problema técnico matou-me à uns 3 anos 5,5 casais......desanimei?

NÃO.....comecei tudo de novo.

Recorda que às vezes os peixes têm azar e morre o dono....é bastante pior.

Se o teu "hobby" fosse pintar porcelanas mais tarde ou mais cedo deixavas cair uma peça ao chão.

Bom.....

Na minha opinião e, à distancia (mais complicado) o erro foi a adição de 300Lt de àgua nova (em 700).

O "amadurecimento" da àgua "velha" normalmente faz com que o ph vá baixando (para emitir uma opinião concreta precisava de saber os parametros das "2" àguas, nova e velha).

Uma adição de + - 50% de àgua com caractyeristicas diferentes pode ser CATASTRÓFICA.

Repara:

Imaginando que a àgua "madura" tinha um ph de 6 e adicionaste àgua com ph de 7,5 (muito normal nas torneiras).

Como as pedras, areão, etc te ocupam muito espaço se calhar os 300 lts equivalem a mais de 50%.

Admitindo que eram 50% e esses eram os parametros...o ph teve um "bum imediato" de 0,75.

Bastante violento.

JPM

Ps- Que sintomas têm os peixes? Sabes os parametros das "2 àguas"? Gh, KH, Ph?

Quanto tempo antes tinha sido a ultima muda de àgua, que quantidade?

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas.

...mais uma coisita.

Adicionar bactérias?

Ok...mal não faz mas DUVIDO que o aqua após TPA de 50% tenha amónia ou nitritos.

A Àgua ficou branca?

Se as bactérias morressem a àgua ficava "leitosa".

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Obrigado uma vez mais João,quanto as tpas são feitas 2 por semana os parametos da água neste momento é de:no3- 10, no2-0, gh-<3ºd, kh-3ºd, ph6,8 os peixes têm tipo uma pelicula branca no corpo,da-lhes uns arranques loucos, nadam com as barbatanas coladas ou fechadas...

Tenho a sensação de que se não fizer nenhum tratamento choque em alguns, vou perde-los...até agora foram os mais pequenos 3 ao todo :( ...

até já

obrigado

Publicado:

Boas.

Acaba o tratamento com formol, 3 dias...atenção ao ar suplementar.

Depois vê-se.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Viva , o tratamento com formol acabou hoje,agora descança 3 dias para tornar a fazer mais 3, mas continuam as mortes...

cumprimentos

Rúben

Publicado:

Agora deverá ser repetido aos dias 8, 9 e 10.

A partir de amanhã faz TPAs de 10% diárias e vê o que eles dizem.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas João, não ha nada que possa fazer,pelo menos nos que estão mais graves, tipo algum tratamento choque???

Amanhã de manhã até vou ter medo de olhar para o aqua....

obrigado

Rúben

Publicado: (editado)

...o problema é que, na realidade, não sabemos o que têm.

Na minha opinião "choque" provocado por oscilação de ph.

Se for o caso tens de esperar e "rezar".

Poderias fazer um tratamento choque com permanganato de potássio.

O problema é que NÃO PODE HAVER VESTIGIO DE FORMOL NA ÁGUA, como tal.....

Boa sorte.

JPM

Ps-> Caso seja mesmo oscilação brusca de ph só te resta esperar....e os outros peixes?

Editado por Joao Machado

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

.....pois só me resta mesmo isso REZAR, para que a morte não chegue a todos....vou aguardar que pelo menos os maiores resistam visto que os mais pequenos já têm o distino traçado...

obrigado pela ajuda

cumprimentos

Rúben

Publicado:

Ei aplica-lhes Sera omnipur, se têm pelicula, "pode ser veludo", oodium, o omnipur tem largo espectro

pesquisa sobre este medicamento, pois eu tive optimos resultados, em tres tempos curei os meus de um mal parecido

Boa Sorte

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado: (editado)

Boas João Costa, é sempre bom saber mais uma opinião... Visto que não morreu mais nenhum(até agora) vou aguardar os 3 dias de reposo do formol a ver o que dá,depois volto à carga com o formol,se não surtir efeito aí sim vou tentar o omnipur, pois não tenho mais nada a perder...

desde já agradeço a todos os que me ajudaram.....

abraço

Rúben

Editado por rfff
Publicado:

Só uma questão.

Estas a fazer o tratamento no aquario de 700 Litros??

Acho que o ideal era fazer num aquario mais pequeno.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Boas.

Agora começa a fazer VÁRIAS TPAS de pouca àgua de cada vez.

Se puderes 2 X dia 10% era Optimo.

Repete o Formol ao 8º, 9º e 10º.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Ainda tenho 23 para me preocupar a salvar

Estas a fazer o tratamento no aquario de 700 Litros??

Onde é que ele poderia tratar 23 discus??? ;)

De qualquer maneira, 24 discus em 700lt? não será demais? bigsmile

Que tamanho têm?

Não sei se terá sido "choque" devido a oscilações de pH. Se as TPA's forem regulares a água não deve ter tempo para envelhecer e descer pH. E daí, com tamanha quantidade de peixes nem sei... :P

Os peixes apresentam que sintomas??

Sem fotos é complicado dar opiniões. Eu seguia o conselho do João.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

boa tarde Pessoal

Boas noticias, parece que estão a reagir ao tratamanto(finalmente). João é isso mesmo que estou a fazer tpas todos os dias 2 vezes, como já estão com uma cor melhor e mais activos, deduzo que estão a melhorar e assim sendo vou acabar o tratamento com o formol.

Quanto ao fazer o tratamento num aqua de 700l, achei ser a melhor opção visto que estavam todos com os mesmos sintomas....quanto a 24 discus serem muito para 700l, o João é a pessoa mais indicada a responder a isso,mas penso que não porque os discus têm vários tamanhos e nenhum deles ultrapassa os 14cm e só praí 4 ou 5 têm esse tamanho os outros são todos mais pequenos...

Bem pessoal,hoje já me sinto mais feliz, só me resta agradecer a todos pela ajuda e continuem a dar a vossa opinião,pois eu vou continuar a dar noticias......mt obrigado

Abraço

Rúben