a.ribeiro Publicado Janeiro 5, 2007 Publicado Janeiro 5, 2007 Vivam,antes da mais,agradecer p'la preciósa ajuda que esta fórum me tem dado.E agora é assim,tenho 2 troncos"mopani",ja os deixei em agua a repousar,lavei a quente na maq.de lavar loiça 2 vezes e após os colocar no aqua,passado 1 semana,duas...fica com uns pigmentos brancos que parece quase bolôr.Alguem sabe como posso remover isto?Obrigado desde ja. Citar
Mindwar Publicado: Janeiro 5, 2007 Publicado: Janeiro 5, 2007 boas amigo!! não tenho muita experiencia mas acho que tens de os ferver durante algum tempo! mas espera por mais respostas dos mais entendidos!! Abraço Citar
alruca Publicado: Janeiro 5, 2007 Publicado: Janeiro 5, 2007 Também partilho a mesma duvida, os meus ramos de videira tão a ganhar algum bolor desse tipo, principalmente, nas partes que podei onde nascem os cachos de uvas. Citar abraço <-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)
Miguel Guerreiro Publicado: Janeiro 6, 2007 Publicado: Janeiro 6, 2007 Boas eu acho qeu os troncos de videira devem ser aqueles ja mais velhos da parte de baixo da videira acho que esses nao ganham bolor, nao tenho a certeza... Citar SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
Murkas Publicado: Janeiro 6, 2007 Publicado: Janeiro 6, 2007 Boas, uma coisa essencial a fazer é sempre ferver os troncos, pois deste modo eles vão libertar tudo o que contenham dentro (restos de seiva e vários substâncias), já para não falar que em termos de fungos, bacérias, etc, é a única maneira eficaz de os eliminar (sendo sempre melhor imediatamente após a fervura mergulhar o tronco em água com gelo, pois o choque térmico é do melhor para eliminar todos esses microorganismos indesejados). Espero ter ajudado Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
alruca Publicado: Janeiro 6, 2007 Publicado: Janeiro 6, 2007 Murkas, a fervedura, também "mata" este bolor? Citar abraço <-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)
Murkas Publicado: Janeiro 6, 2007 Publicado: Janeiro 6, 2007 Murkas, a fervedura, também "mata" este bolor? Não te sei dar certezas, mas esse bolor deve ter sido algum microorganismo introduzido no aqua que já estava presente no próprio tronco. (mera hipótese... tipo tiro no escuro)! Eu no teu caso ferveria o tronco e metia-o de seguida em água gelada ou vice-versa! Abraço e depois diz se resultou ou não Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
alruca Publicado: Janeiro 6, 2007 Publicado: Janeiro 6, 2007 Deve ser mesmo isso murkas, apesar de ter deixado os troncos a secar, não os fervi, pois são muito grandes e demasiado ramificados para uma panela, mas mal possa fazê-lo não vou hesitar, talvez amanhã. Citar abraço <-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)
paulo pereira Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 (editado) Boas, Os ramos de videira primeiro têm de estar bem secos para os poderes tratar, de preferência os troncos mais grossos e antigos das videiras. Deves metê-los debaixo de agua até não flutuarem mais, de seguida ferver com agua e sal várias vezes, caso contrário ainda podes ter que fazer a vindima em setembro! Abraço Paulo Editado Janeiro 7, 2007 por paulo pereira Citar
Murkas Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 Boas, Os ramos de videira primeiro têm de estar bem secos para os poderes tratar, de preferência os troncos mais grossos e antigos das videiras. Deves metê-los debaixo de agua até não flutuarem mais, de seguida ferver com agua e sal várias vezes, caso contrário ainda podes ter que fazer a vindima em setembro! Abraço Paulo Não leves a mal, mas acho que o sal é sempre dispensável, pois caso contrário o tronco absorve-o durante a fervura para depois libertá-lo para o aqua... (o que pode ter consequencias catastroficas caso tenhas espadas por exemplo). E como nesse caso o sal só iria funcionar como desinfectante, penso que não há microoganismo que resista ao choque fervura (=~100C) -->balde de água com gelo (=~10C). Mas é só uma opinião Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
alruca Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 Não leves a mal, mas acho que o sal é sempre dispensável, pois caso contrário o tronco absorve-o durante a fervura para depois libertá-lo para o aqua... (o que pode ter consequencias catastroficas caso tenhas espadas por exemplo).E como nesse caso o sal só iria funcionar como desinfectante, penso que não há microoganismo que resista ao choque fervura (=~100C) -->balde de água com gelo (=~10C). Mas é só uma opinião Abraço Concordo, sempre li que se devia, logo na fase inicial do tratamento do tronco, enquanto os temos a repousar na àgua num balde, colocamos o sal marinho, e depois, passamos uma semana a mudar água do balde, com trocas diárias de toda a água do balde, Inclusive lavar o balde, para retirar o sal, depois aí se colocaria o tronco na fervedura. Citar abraço <-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)
Artsite Publicado: Janeiro 7, 2007 Publicado: Janeiro 7, 2007 Não sei se é boa ideia, mas no caso do choque térmico, possivelmente poderia-mos colocar o ramo no congelador etá gelar e em seguído na panela já a ferver, e depois novamente em água gelada, sempre o choque térmico seria maior. O sal, para mim dá muito trabalho, e nunca sabemos de pode ficar com residos de sal. Citar
a.ribeiro Publicado: Janeiro 7, 2007 Autor Publicado: Janeiro 7, 2007 Já agora uma dúvida,e depois de ferver e tudo bem,ao tornar a meter na mesma agua,poderá ficar novamente contaminado?isto é:a agua estara tambem contaminada e contagiará novamente o tronco?Obrigado desde ja. Citar
Recommended Posts