João Nuno Cruz Publicado: Maio 21, 2004 Autor Publicado: Maio 21, 2004 Bem, Este tema já foi sobejamente discutido! Em caso extremos, é preferivel arejar a água à noite (bomba de ar, power heads,...) do que suspender o fluxo de CO2, pois isso pode criar alguns riscos. Se for por derivação, o CO2 tem que ser canalizado para fora do aquário que não me parece bem. Se form por obstrução, a pressão dentro da garrafa pode aumentar ao ponto de rebentar. Portanto, qualquer das alternativas me parece fraca. Eu não faço nada, CO2 dia e noite sem problemas! Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
paulo duarte Publicado: Maio 21, 2004 Publicado: Maio 21, 2004 Boas, Estou totalmente de acordo com o intrust. eu tb não desligo durante a noite e nunca observei qualquer problema vindo daí. em caso de dúvida, basta arejar um pouco o áqua, deixando a tampa ligeiramente aberta durante a noite Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
MoreiraMan Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Este sistema tem duas alternativas: com ou sem um difusor Vario que teoricamente permite uma melhor dissolução do CO2 na água. Será mesmo importante gastar dinheiro nisso (são mais €9 na Aquaristikshop)? Eu vou utilizar o CO2 (receita caseira depois de acabar o que vem no kit) para baixar o pH de forma natural e, claro, ajudar o crescimento das plantas (que não são muito exigentes uma vez não tenho luz para isso). Set up: 200 l; T:28ºC; pH: 7.0; KH: 1; GH: 2; Nitritos: 0; Nitratos: 0; Amónia: 0; JBL Max 750 l/h em filtro de decantação c/ esponja + fibra + turfa + ehfisubstract + JBL BioMec; 2x25W (Sera Plant color + Tropic Sun). Troncos; Cabomba + Demersum + Echinodorus + Egeria + Sagittaria subulata. Rams + Tetras + Corydoras. Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
João Nuno Cruz Publicado: Maio 27, 2004 Autor Publicado: Maio 27, 2004 Boas, Pois é MoreiraMan, acabei agora mesmo de reinstalar o meu Kit, devidamente reciclado. A receita caseira em acção vamos ver como se comporta. Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
MoreiraMan Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 Intrust: usas ou não usas o difusor? Achas que vale a pena ou é só uma mariquice? Vendo bem, eles recomendam aquilo para o máx de 120l pelo que no meu aqua de 200l aquilo vai estar sub-dimensionado, se ainda por cima a eficiência da dissolução for baixa vale mais estar quieto. Outra questão: monitorizas o pH com um teste permanente ou medes em intervalos regulares? Que intervalo recomendas. Vai dando notícias da tua experiência (post, mp, e-mail,...) Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
João Nuno Cruz Publicado: Maio 31, 2004 Autor Publicado: Maio 31, 2004 Boas, O CO2 DIY com garrafa do kit comercial já está a funcionar e muito bem diga-se!!! Fiz a mistura com açúcar amarelo, não se fará diferença, mas o que é certo é que está a funcionar e com muita pedalada. MoreiraMan, eu estou apenas a utilizar uma pedra difusora (a que vinha de origem com o kit), mas estou a pensar alterar para um difusor DIY tipo campânula! Vamos ver quando! Utilizo um teste de CO2 permanente da JBL, na prática não passa de um medidor de pH, mas como gastei €€€ nele, tenho que o utilizar. Na verdade é importante efectuar este controlo especialmente para quem, como eu, tem águas muito moles (KH 4/5) pois as variações de pH podem ser muito significativas! Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
MoreiraMan Publicado: Maio 31, 2004 Publicado: Maio 31, 2004 Obrigado Intrust. Acho que vou optar pela versão com difusor. Até porque faz de conta bolhas e é compatível até com os sistemas de garrafa (não me vá dar a pancada de fazer um plantado...) Eu também tenho água macia e como tal vulnerável às mudanças de pH, por isso estava a pensar comprar esse teste permanente da JBL (é mais prático). O único senão é que é mais uma coisa para meter dentro do aqua (eu tenho o aqua na sala e a minha mulher já começa a dizer que aquilo parece um laboratório com mais "porcarias" que peixes). Tens ideia do espaço que isso ocupa? Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
João Nuno Cruz Publicado: Maio 31, 2004 Autor Publicado: Maio 31, 2004 Boas MoreiraMan, O teste permanente de CO2 da JBL é muito pequeno. Passa quase despercebido em qualquer aquário. Trata-se de uma pequena peça de plástico que se cola no interior do vidro do aquário e que mede aproximadamente (AxLxP) 2x1x1 cm. Também vi um da Sera que é muito semelhante a este e julgo que é mais barato. Abraços JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
MoreiraMan Publicado: Maio 31, 2004 Publicado: Maio 31, 2004 Obrigadão! Acho que vou mesmo encomendar. Na aquaristikshop.com custa € 10.69 (a recarga 4.99) e como tenho que encomendar outras coisas aproveito os portes. O da Sera é mais caro. O da Eheim é praticamente igual ao JBL mas só tem a escala de CO2 e é €3.64 mais barato. No entanto, a JBL, no seu site, não aconselha o uso exclusivo do teste permanente em aquas em que se use filtragem com turfa (como é o meu caso). Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
Recommended Posts