Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Adquiri à pouco tempo um novo aqua de 200l que gostaria de ser plantado. As lâmpadas que vieram com o aqua são duas de 30 w com reflector, que já li serem insuficientes. Que tipo de iluminação e de lâmpadas me aconselham para manter uma boa "floresta" tendo também em conta a relação preço/qualidade?

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Publicado:
Boas pessoal!

Adquiri à pouco tempo um novo aqua de 200l que gostaria de ser plantado. As lâmpadas que vieram com o aqua são duas de 30 w com reflector, que já li serem insuficientes. Que tipo de iluminação e de lâmpadas me aconselham para manter uma boa "floresta" tendo também em conta a relação preço/qualidade?

O teu aqua deve ser igualzinho ao meu. Vê o meu na assinatura e vê lá se é isso que pretendes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Boas!

Realmente o teu aqua é igualzinho ao meu :-D , veio com o mesmo tipo de lâmpadas e tudo!

Realmente são um bocado fraquitas para o que tenho em mente, a mim num outro post aconselharam-me a comprar uma lâmpada HQI e projector e disseram que tudo ficava por 50 euros, o que no final é capaz de valer a pena. Já que tens um aqua igual, achas que dá para por uma dessas lâmpadas ai? não dá para coloca-las no projector existente? Se não der é uma chatice, mas enfim...

De qualquer das formas se não der, sou capaz de arranjar duas lâmpadas com 60 w ou uma de 60 w e outra de 80 w (não sei se há porque ainda não tive tempo de ver isso). É provavel que depois seja suficiente.

AH é verdade, também já dei a minha contribuição para a decoração do teu aqua bigsmile

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Publicado:

Lampadas deste tamanho só há com 30W. Eu mais dia menos dia vou fazer uma calha que dê pelo menos 150W. Um dia destes...

Ando à procura é de um casquilho duplo ou triplo que dê para meter mais fluorescentes... Se não der, lá para o verão faço uma calha.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
podes ter 2 HQI de 70w + 4 tubos T5 ou T8 de 30w

abraços

Nestas calhas?!?!?!? Como?

Publicado: (editado)

mcatalao, não utilize essa imagem directamente do meu site

drosera-1.jpg

isso provoca problemas com as minhas estatísticas...

se queres utilizar essa imagem, usa antes este link:

http://www.netrapida.com/aquadidaey/drosera-1.jpg

tks

Editado por Daey

<p><a href="http://www.karnivoras.com">Karnivoras.com - Plantas Carnívoras</a></p>

Um site em portugues sobre plantas carnívoras

Publicado:

Boas,

Eu tenho um aquario com a mesma litragem (200l) e tenho um projector HQI e para o resultado que tenho tido com as plantas penso que não seja necessario mais iluminação.

Publicado:

Boas! Tenho um aquatlantis de 200L que trazia 2 x 30W, e não fui de modas, fui-me a calha desmontei-a, tirei-lhe um balastro, uma das lampadas (a traseira), montei-lhe um balastro electronico e 2 x 36w PLL de 2600K, no fim isolei tudo com silicone e voilá! Fiquei com mais luz. Foi o dia inteiro de volta disto, mas compensou... Assim fico com 102w que deve ser o minimo para ter umas plantas!

Paulo Santos...

Mas se a HQI te fica nesse preço...então força, se calhar até da menos trabalho e mais proveito.

Daqui a uns tempos vou alterar outra vez a calha e talvez ponha só uma HQI numa calha suspensa.

Paulo

Publicado:

Pois já vi que para ter a iluminação que preciso, precisava de fazer umas alterações no aqua e como agora não há muito tempo e dinheiro, vou ter que optar pela única solução...colocar duas lampadas T8 de Flora e escolher algumas espécies menos exigentes em termos de luz. Mais à frente logo se verá.

Mesmo assim fica aqui a pergunta, no balastro que tenho diz la 2x30w, não da para colocar duas T8 de 39 watts pois não? :)

Publicado:
...colocar duas lampadas T8 de Flora e escolher algumas espécies menos exigentes em termos de luz. Mais à frente logo se verá.

Mesmo assim fica aqui a pergunta, no balastro que tenho diz la 2x30w, não da para colocar duas T8 de 39 watts pois não? :)

Em vez de comprares T8 Flora compra umas T8 normais mas com temperatura na ordem dos 2600K, é a mesma coisa...

Mas um conselho é nao comprares porque para as plantas é igual, mas para as algas é melhor, informa-te bem disso.

Relativamente ao balastro... é como está escrito só para 2x30W.

Paulo Santos

Publicado:

Lampadas T8 normais? Essas são lampadas que não se vendem numa loja de aquariofilia? Onde posso compra-las? Já agora, o que é um balastro electrónico e uma lampada PPL?

Publicado:

Ah fixe!

Obrigado pelo link! Já o estive a ler e tirei algumas das minhas dúvidas, realmente no que toca a iluminação é mais dificil do que eu pensava, principalmente quando temos que escolher a dedo as poucas lampadas que pudemos colocar no aqua.. :wink:

Pelo o que vi afinal a iluminação que la terei so dará para especies de pouca intensidade luminosa o que não era nada do que eu queria... ::D:

Agora que li o artigo posso dizer-te que as lampadas que vieram sao duas Sylvania Standart de 30w 6500k e 1050lm.

ficou-te muito cara a alteração da tua calha de iluminação? Será que dá para trocar os casquilhos e por casquilos duplos? mas se calhar o problema mantem-se..os só 60 w de iluminação..

Publicado:

25€ - balastro electronico

12€ - 2lamps PLL 36w cada e de 2600K

5€ - 2 casquilhos 2G11

1€ - silicone para isolar

10€ - para fios electricos, parafusos e gasoleo para andar de um lado para o outro

e muita paciencia, porque a mim levou-me o dia todo...

Vai a secção dos DIY e vê na iluminação o que há. Eu baseie-me nalguns.

Paulo

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40992

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...alastro+esquema

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...quema++balastro

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...alastro+esquema

Publicado:

paulosaints obrigado pela ajuda!

Por agora decidi deixar assim,mas mais tarde vou ver se mudo a iluminação. Não sei se me meto a fazer modificações no balastro pk n percebo mesmo nada de electricidade, fios, luzes etc...simplesmente não é a minha área, por isso nesse caso provavelmente peço ajuda ao meu pai porque ele sim sabe 8) , mas também já vi que é preciso coragem e montes de paciência para isso!

Parabens por teres conseguido, acho que apesar do trabalho que dá, a satisfação é sempre maior no final quando vemos tudo XPTO banana rock

Publicado:

Não desistas por nada saberes. Eu também não sabia nada de nada e fui perguntando, chateando e investigando até conseguir estar ter o vontade na matéria para fazer uma instalação. Só custa começar... a partir daí quando deres por ti já estas a pensar em fazer a tua própria calha (é o que já estou a pensar futuramente ;) )

Força nisso!

E pergunta!

Paulo Santos

• 2 semanas depois...
Publicado:
Não desistas por nada saberes. Eu também não sabia nada de nada e fui perguntando, chateando e investigando até conseguir estar ter o vontade na matéria para fazer uma instalação. Só custa começar... a partir daí quando deres por ti já estas a pensar em fazer a tua própria calha (é o que já estou a pensar futuramente :) )

Força nisso!

E pergunta!

Paulo Santos

Desculpem-me estar a intrometer neste tópico e peço ainda mais desculpa ao membro Guinpin, pois a duvida é dele, mas preciso de ajuda com a minha iluminação e o meu aqua tambem é um Aquatlantis, mas é de 100 litros, e só vem com uma calha de 25 w.

Será que o membro paulosaints se importa de postar umas imagens da sua calha para me "iluminar" as ideias?

Mais uma vez, desculpem-me a intromissão.

Obrigado.