Manutenção Do Filtro


Recommended Posts

boas..

 

comprei a poucos dias um kit da Tetra, aquario+calha+filtro+aquecedor

 

até aqui nenhum problema. a minha duvida é a seguinte, e pode parecer estupida, nas instruções do filtro diz que uma das esponjas com uma cor verde que pode ser vista aqui (http://www.tetra.de/tetra/go/F9663E2D7E96C076A9418B39D8D43F5B/?lang_id=2&action=ChangeLanguage), tem que ser mudada de 4 em 4 semanas.. será que tenho que comprar uma esponja destas de mes a mes???

 

mais uma coisa.. no dvd explicativo que vinha com o aquario pareceu-me ver que essa tal esponja por dentro tem carvão.. não será isto mau???

se alguem souber alguma coisa sobre esté filtro.. por favor ajude..

 

isto é o que dá comprar um kit sem ver os promenores todos =x

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... Eu tenho esse filtro! O filtro é impecável e é assim: essa parte verde contem carvao activado... e o que tens de mudar é o carvão. Abres, porque isso é um saquinho e mudas o carvão. Contudo o carvão não é necessário, conforme o tipo de aquário que necessites( plantado, ciclideos, comunitario)...

 

Espero ter ajudado. Mas digo-te já estou muito satisfeito com o aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu inda ta a ciclar...

 

bem..o objectivo e ter um aqua praticamente só com guppies e com algumas plantas.. n quero um super plantado...

 

e em relação as esferas que tem por baixo e que servem para o cultivo de bacterias uteis.. convem mudar?? de quanto em quanot tempo?? e a manutenção??

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Aconselhava-te a fazer uma pesquisa pelo fórum, porque o que tu precisas saber é em que situações precisas de uasr o dito carvão activado, que vai variar consoante o aquário que vais ter... plantado ou não e que tipo de peixes. Eu pela minha experiência e o meu filtro é um Fluval 204, não tem nada a ver com esse, usei o carvão durante 3 semanas quando instalei o aquário. De resto limpo sempre bem as esponjas e às vezes se vejo muita suspensão "fininha" na água, substituo a esponja por lã de vidro, colocando-a no filtro de forma mais ou menos compacta, ou seja, perdes em termos de débito/hora do filtro mas fica a àgua limpinha num instante!!! O importante é respeitares algumas regras básicas como não utilizares carvão activado se estiveres a fazer algum tratamento no aquário, porque este pode anular-te o efeito do produto que estás a usar, ou mesmo reagir com o carvão activo produzindo um meio aquático adverso para os peixes e plantas! Espero ter-te ajudado de alguma forma! Mas sim, é importante limpar o filtro de mês a mês ou até antes, tudo depende como está a qualidade da água!

 

P.S. - Eu se fosse vendedor até poderia dizer que tinhas que mudar de esponjas todas as semanas... também quereria ganhar o meu!!! É tudo uma questão de bom senso!

 

David :)

Alguém para dar umas pagaiadas por estes lados? ---965750549---

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pelos esclarecimentos.. eu limpo o meu filtro num akua mais pequeno e que já tenho a mais tempo todas as semanas, no maximo de 2 em duas.. este tenciona fazer o mesmo.. será que posso usar esse tal material que parece filtro de exaustou neste filtro??? eu já uso noutro filtro. mas este é completamente diferente..

 

o aqua tem algumas plantas e prepara-se para receber maioritariamente guppies

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Telma...

Os filtros devem normalmente fazer dois tipos de filtragem:

 

- Mecanica(remoção de particulas): a primeira a efectuar no sentido de entrada da àgua.

- Esponjas, "lãs", etc.

- Devem ser lavadas até à exaustão ou substituidas com a maior frequencia possivel.

 

- Biológica(ciclo do azoto....lalala.....).

- Bases de fixação de bactérias: cilindros, ceramicas, rolos de cabelo, bocaditos de tijolo, etc.

- Devem ser só enxaguados COM ÀGUA DO AQUA.

 

Em casos especificos:

 

- Filtragem quimica: Carvão, resinas, turfa, etc...

- Fazer em caso de necessidade e como cada caso é um caso..........

 

Voilá.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e em relação as esferas que tem por baixo e que servem para o cultivo de bacterias uteis.. convem mudar?? de quanto em quanot tempo?? e a manutenção??

 

Olha, se mudares todas de uma vez, retiras a maioria das bactérias, e começam a morrer peixes; podes limpar de vez em quando com água do aquário, e se notares que começam a alterar muito o aspecto, podes mudar primeiro uma metade, e passado outro mês a outra metade. De quanto em quanto tempo depende de muita coisa, o ideal é mesmo dares uma olhada de vez em quando (de mês a mês, ou mesmo de 3 em 3 meses de o aquário não tiver muitas plantas nem muitos peixes, ou seja se não gerar muito lixo)

 

boa sorte! Sê paciente com o ciclo! Vais introduzir algum peixe resistente? Se não, vai deitando alguma coisa biológica lá para dentro (pode ser comida de peixe, ou qualquer outra coisa que se degrade!) para alimentar as bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi.. eu comecei o ciclo, com as plantas, e ia deitanto alguma comida.. agora tenho um peixe de agua fria e uma femea guppie... penso que está a correr bem.. porque medi hoje os nitritos e tava a 0.1 ou 0.2 mg/l(não sei se as unidades sao estas)

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa pela ignorancia mas este é o meu primeiro filtro com cultura de bacterias uteis. para mim isto é tudo novo..:).. e eu assumo que a pesquiza não foi muita.

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Telma...

Os filtros devem normalmente fazer dois tipos de filtragem:

 

- Mecanica(remoção de particulas): a primeira a efectuar no sentido de entrada da àgua.

- Esponjas, "lãs", etc.

- Devem ser lavadas até à exaustão ou substituidas com a maior frequencia possivel.

 

- Biológica(ciclo do azoto....lalala.....).

- Bases de fixação de bactérias: cilindros, ceramicas, rolos de cabelo, bocaditos de tijolo, etc.

- Devem ser só enxaguados COM ÀGUA DO AQUA.

 

Em casos especificos:

 

- Filtragem quimica: Carvão, resinas, turfa, etc...

- Fazer em caso de necessidade e como cada caso é um caso..........

 

Voilá.

JPM

 

Boas, já agora qual deve ser a disposição dos filtros,no filtro interno e no caso de haver mais que 1, como é o meu caso.

Tenho filtro ceramica em baixo, esponja e lã de vidro respetivamente,e ainda posso por o de carvão ativo(onde?) será que estão bem??

Pelo que percebi devia ter 1º a esponja e a lã e só depois a ceramica, será??

:puppydogeyes:

Cumprimentos

Editado por Azeteka

Be a Az

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.

 

barritafirefoxww2ejvk3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.