Recommended Posts

Publicado

Boas a todos!

Desculpem a minha ignorância mas ao ler um artigo sobre a criação de bettas descobrir, ao contrário do que eu pensava até hoje, que infusória é diferente de artémia recém-nascida.

Afinal o que é infusória?

É fácil de encontrar? onde?

Abraços!

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá

Os infusórios são protozoários.

Na Natureza temos 5 Reinos: Animais, Plantas, Fungos, Monera e Protista.

Claro que a artémia é animal. As bactérias pertencem ao Monera e o Protista é constituído pelos protozoários -os INFUSÓRIOS-, sendo a paramécia um dos mais conhecidos.

O spironucleus de que se fala noutro tópico, também é um protozoário:

Nuno Santos:

De facto os escalares mantêm letargica em seu organismo não uma bactéria mas um flagelado de nome spironucleus, contagioso por ingestão e altamente prejudicial aos discos!  

Há quem incista em manter as duas espécies juntas mas de facto as probabilidades de manter os discos sãos diminuem....  

São microscópicos na generalidade, podendo os maiores ver-se a olho nú contra a luz e utilizados na cria de alevins de pequenas dimensões.

Para os obter há que preparar uma INFUSÃO, deitando água a ferver sobre diferentes tipos de materiais como feno, folhas secas, etc e aguardando que eles apareçam para comer as bactérias decompositoras, hehehe.

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Obrigado Luis!!

Sei prefeitamente o que são potozoarios!:D

No meu secundário para além de Biologia tive Tecnicas Laboratóriais de Biologia onde fizemos infução e classificamos os protozoarios que vimos através do microscopio.

Agora já sei o que é infusória!!! :cry: Obrigado!

Abraço!!

Nuno Carvalho

Publicado:

Ok, Nuno

Exagerei um bocadinho, mas não podia adivinhar...

Fica a explicação para o Duarte (meu ex-aluno do 7º ano de Ciências Naturais), que disse:

Agradeço a vossa opinião, em relação a escalares, eu já sabia que eram portadores dessa "coisa"

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Obrigado pela explicação, mas eu já sabia como se produzem infusórios, mas pensava que era só com feno.

Obrigado pelas dicas, assim já sei como produzir infusórios sem ser com feno.

Obrigado

Um abraço

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

• 3 anos depois...
Publicado:

Infusórios (microscópicos protozoários aquáticos)

Utilização:

Alimentação de alevins recém-nascidos.

Criação:

Começando com uma cultura de água verde, junte, ao recipiente de cultura, matéria vegetal, como folhas de alface, de espinafre, etc. Bons resultados têm sido atingidos com vegetais cozidos que parecem desfazerem-se melhor. Quando os vegetais começarem a decompor-se as bactérias aparecerão inicialmente mas então os protozoários irão rapidamente aumentar de número dado que se alimentam de bactérias. Atenção que culturas novas contêm principalmente bactérias, não infusórios. Se a cultura de infusórios for vigorosamente oxigenada (com um difusor e uma bomba de ar), o odor será minimizado. Se o aquariofilista pretende manter a cultura por um extenso periodo então a cada 3 ou 4 dias deve aspirar a matéria orgânica já "expirada" que acenta no fundo e então substitui-la por novo substrato de cultura. O tamanho óptimo da cultura depende de quantos infusórios são necessários. Um de nós (DW) utiliza um aquário de 50 litros que rapidamente pode produzir quantidades prodigiosas de infusórios.

Uma forma eficiente de concentrar a cultura antes de a usar é desligar a bomba de ar e colocar um pequeno projector do lado de fora do recipiente. Dentro de 15 minutos os infusórios começarão a formar nuvens á volta da luz ou poderão formar uma distinta camada leitosa na água, frequentemente mesmo abaixo da superficie. Podem ser visíveis minúsculos pedacinhos prateados de pó movendo-se determinadamente pela água. As concentrações de infusórios podem ser retiradas com um sifão e colocadas no aquário dos alevins.

Fontes:

Água velha de aquário (especialmente do filtro), amigos, encomendas por correio.

:shock:

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Publicado:

Estou a ver pela tua experiência que já deves ter produzido carradas de infusórios para alimentares as tuas crias.... :D

As coisas não são assim tão lineares.....

mas casca de uma banana já seca funciona na perfeição..

sig.jpg