manuel meireles Publicado Janeiro 3, 2007 Publicado Janeiro 3, 2007 Há 2/3 semanas aprox. formou-se um casal de discus no meu aquario, que efectuou 2 posturas que não vingaram. Resolvi coloca-los num aquario de 150 litros que enchi com agua do aquario principal. Este aquario tem 1 filtro que ocupa aprox. 40 litros e que eu enchi com esponja, algodão e cerâmicas que retirei do filtro do aquario principal. Não me parecia que os peixes estivessem muito 'contentes' e nas minhas medições diárias reparava que tinha sempre a amónia a 0,1 e lá mudava metade da água por agua nova. Ontem resolvi ser mais radical, pois a amonia lá continuava a 0,1 e mudei 95% da água por água do aquario principal. Hoje medi a amónia e já está a ZEROS e o casal de discos já efectuou uma postura no vidro !!!! (regeitaram o cone !!) Agora as dúvidas são muitas pois nisto de criar discus não tenho nenhuma experiencia e agradecia ajuda para as seguintes qestoes: Devo manter o filtro ligado? até quando? Se a amonia voltar a subir posso fazer tpas? Devo reduzir ou parar com a alimentação para não aumentar a amónia / Nitritos / nitratos ? Agradeço a Vossa ajuda e comentários Obrigado. MM
Joao Machado Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Boas. Deves manter o filtro mas fazer com que ele não possa aspirar os peixinhos, caso tudo corra bem. Interrompe a alimentação, assim a amonia baixa. Agora muita paciencia. Diz-nos o valor de Ph, Kh e gH. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
manuel meireles Publicado: Janeiro 3, 2007 Autor Publicado: Janeiro 3, 2007 Boas.Deves manter o filtro mas fazer com que ele não possa aspirar os peixinhos, caso tudo corra bem. Interrompe a alimentação, assim a amonia baixa. Agora muita paciencia. Diz-nos o valor de Ph, Kh e gH. Boa sorte. JPM PH 6.5 KH 3 Gh 4 obrigado pelas dicas MM
Joao Machado Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Àgua boa. Agora aguarda. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
manuel meireles Publicado: Janeiro 4, 2007 Autor Publicado: Janeiro 4, 2007 Acabou a história. Comeram os ovos! Vou mandar castra-los MM
Joao Machado Publicado: Janeiro 4, 2007 Publicado: Janeiro 4, 2007 Começo da fase 2..... Porque comem os ovos?: 1) Os ovos fungam e o instinto, correctamente, manda-os comer. a)Podes ter 2 fêmeas b)O macho não os fertiliza b1)Inexperiencia b2)Excesso de turbulencia b3)Má qualidade do macho c)Algo na àgua não está correcto (não me parece apesar de que Kh=0 ou 1 é melhor) 2) Os ovos estão bons e eles "passam-se" e comem-nos. Aqui tens 2 hipótes, ou aguardas ou......................proteges os ovos com uma rede que tenha uma malha de + - 1 cm2, desviada dos mesmos + - 1cm. Se optares pela 2ª hipótese vais obter resposta a muitas perguntas. :D . RECORDA são discus com eles toda a paciencia É POUCA!!!!!!! JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
manuel meireles Publicado: Janeiro 4, 2007 Autor Publicado: Janeiro 4, 2007 Começo da fase 2.....Porque comem os ovos?: 1) Os ovos fungam e o instinto, correctamente, manda-os comer. a)Podes ter 2 fêmeas b)O macho não os fertiliza b1)Inexperiencia b2)Excesso de turbulencia b3)Má qualidade do macho c)Algo na àgua não está correcto (não me parece apesar de que Kh=0 ou 1 é melhor) 2) Os ovos estão bons e eles "passam-se" e comem-nos. Aqui tens 2 hipótes, ou aguardas ou......................proteges os ovos com uma rede que tenha uma malha de + - 1 cm2, desviada dos mesmos + - 1cm. Se optares pela 2ª hipótese vais obter resposta a muitas perguntas. . RECORDA são discus com eles toda a paciencia É POUCA!!!!!!! :D JPM Obrigado pela 'força' Talvez estejam a acontecer algumas das permissas que referes: Inexperiencia (é a 3ª vez 'caramba' são adolescentes) Excesso de turbolencia (puz a bomba no maximo para tentar ciclar o aquario) Medo (o aquario está no chão e eles habituados a ver 'caras' agora só vêm 'pernas' e assustam-se VOU-LHES DAR MAIS UMAS OPORTUNIDADES MM
Miguel Pereira Publicado: Janeiro 4, 2007 Publicado: Janeiro 4, 2007 (editado) O problema talvez esteja na temperatura do aquario. Normalmente os casais de discus devem estar a 26 ou 27º C. Editado Janeiro 4, 2007 por Miguel Pereira
duarte36 Publicado: Janeiro 5, 2007 Publicado: Janeiro 5, 2007 O problema talvez esteja na temperatura do aquario. Normalmente os casais de discus devem estar a 26 ou 27º C. Não concordo Duarte www.discusmaster.com
Recommended Posts