Recommended Posts

Publicado

Há vários meses um neon no meu aquário comunitário de 54l apareceu claramente com a doença dos neons - com manchas de falta de cor, a afastar-se dos outros, etc. Também, começaram a morrer, cerca de 1 por semana, outros peixes - espadas, corydoras, e outros. Isso acabou quando fiz um tratamento e introduzi um filtro UV. Nessa altura apenas retirei o peixe afectado. Há duas semanas passei o filtro para outro aquário. Hoje, notei que um outro neon mostrava sinais da doença, já a nadar torto e com as perdas de cor.

 

Desta vez, para além de reintroduzir o filtro UV e mudar 80% da água, retirei todos os neons. No entanto, deixei lá os neons rosa, porque estão gordinhos reluzentes a transpirar saúde. Será de os retirar também, ou só se começarem a mostrar sinais?

 

Por outro lado, isto só mostra que a doença resistiu nos peixes, apesar de a transmissão a outros ter sido evitada pelo filtro UV!

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Publicado:

Atenção! O filtro UV só esteriliza o que se encontra em suspensão na coluna de agua... o problema persiste se nós não isolarmos os peixes doentes e os tratarmos da forma mais conveniente, pois as bactérias ficam alojadas na pele e apesar da agua estar esterilizada o contacto fisico entre os peixes faz com que a doença se alastre!

Paulo Santos