Recommended Posts

Publicado

Gostaria de saber, relativamente às marcas disponíveis no mercado, quais os equipamentos completos de injecção de CO2 que se recomendam?

No logista perto de mim comercializa-se equipamento da SERA (kit's completos com válvulas, botijas, etc) mas sei que existe outras marcas tipo JBL? Alguem recomenda?

Abraço Neptenor

Publicado:

Olá.

Fica-te sem dúvida mais barato, comprares sistemas de injecção de CO2 pressurizado de linha branca, ou então DIY. Não te metas a comprar sistemas de "marca" de aquariofilia. São extremamente caros para aquilo que trazem.

Os de linha branca são os das lojas online alemães, tais como: www.aquaristic.net, www.lunapet.de e http://www.aquamas.net.

Os DIY (Do It Yourself), são feitos com extintores de CO2, também conhecidos por Neve Carbónica (apenas a botija), mas terás sempre que comprar o resto do equipamento à parte: Redutor, válvula de agulha, electro-válvula, etc...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Já agora aproveito o tópico para saber da vossa opinião sobre a capacidade do sistema de CO2 que recomendam. Pelo que vejo os preços variam bastante consoante a capacidade da botija. O meu aqua é de 80 litros e está densamente plantado! Acham que uma botija de 300 lts é suficiente? Quanto tempo durará? Alguém sabe quanto custa enche-la novamente?

Peço desculpa pela quantidade de questões, mas estou mesmo a pensar comprar uma (já estou um bocado farto de andar a fazer bolos com açucar, fermento e bicarbonato :)).

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado:

Olá.

O meu aqua é de 80 litros e está densamente plantado! Acham que uma botija de 300 lts é suficiente? Quanto tempo durará?

Ehhhh.... valente!! ;)

Uma botija maior que o próprio aquário...

Acho que estás a falar de uma botija de 300 gramas, certo? O tempo que uma botija dura está obviamente relacionado com o caudal de CO2 que utilizamos, e obviamente com o volume/carga da botija. Quanto maior o caudal, mais rápido se esvazia a botija.

Alguém sabe quanto custa enche-la novamente?

Consegues vários preços no mercado. Desde lojas de aquariofilia, lojas de Paintball e lojas de material contra-fogo (de extintores, por exemplo).

Eu enchi a minha botija na Vialonga Fogo, e o preço para 2 kg foi de €7,5.

VIALONGA FOGO Lda

Estrada da Flamenga n.º 17 E

2625-683 VIALONGA

Tel 219520566 :: Fax 219523025

:: e-mail vialongafogo@sapo.pt

Na margem sul na Contra-Fogo acho que consegues encher por 4 euros e pouco o kg de CO2.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá Luís Fortunato. Obrigado pela informação. Já guardei o site www.aquaristic.net nos meus favoritos porque realmente tem material para todas as bolsas e de aparente qualidade.

Sou vou ter que me informar melhor qual o sistema ideal para o meu aquário, pq, para alimentar 1500 Lt de água não se deve adequar qualquer sistema. Relativamente aos reabastecimentos, não estou muito preocupado dado que, por causa da minha actividade, conheço várias empresas que trabalham com sistemas contra incêndio e por isso tenho acesso a esse material com alguma facilidade.

O caudal de CO2 injectado varia consoante a água e só a quantidade de água, ou também está directamente ligado à quantidade de plantas que possuo. A informação que tenho que descobrir agora (aprender) é as unidades de medida e sobretudo qual o caudal necessário para as minhas circunstâncias. Acima de tudo, não vou querer maltratar os meus Discuzinhos.

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Atentamente

Nuno Neptenor

Publicado:
Olá.

Ehhhh.... valente!! :D

Uma botija maior que o próprio aquário...

Acho que estás a falar de uma botija de 300 gramas, certo?

Pois o problema é que o meu alemão não é grande coisa :? E quando li no site: Co2-Anlage Glasreaktor300/500g Flasche

Für Becken bis ca. 300 Liter. interpretei que seria 300 litros de gás! Como o gás é comprimido até faria algum sentido :o Mas se calhar o que querem dizer é para aquas até 300 litros!!

O tempo que uma botija dura está obviamente relacionado com o caudal de CO2 que utilizamos, e obviamente com o volume/carga da botija. Quanto maior o caudal, mais rápido se esvazia a botija.

Eu entendo isso o que queria era um valor aproximado, tipo 1 mês, 1 ano, 1 dia.... :snipersmile:

Obrigado pelas informações

Azor

Publicado:

Olá de novo.

O caudal de CO2 injectado varia consoante a água e só a quantidade de água, ou também está directamente ligado à quantidade de plantas que possuo.

E alguém disse o contrário? :?

A informação que tenho que descobrir agora (aprender) é as unidades de medida e sobretudo qual o caudal necessário para as minhas circunstâncias. Acima de tudo, não vou querer maltratar os meus Discuzinhos.

Simples... olhas para os teus Discuzinhos e para as tuas plantas. Se os vires ofegantes ou muito à superfície, é sinal que estás a injectar muito CO2. Do mesmo modo que olhas para as plantas e vês se tens CO2 insuficiente ou não. Não há método mais simples... os testes podem-se estragar ou produzirem erros sistemáticos ou mesmo aleatórios... os "peixinhos" nunca se enganam.

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

De nada... sempre às ordens.

interpretei que seria 300 litros de gás! Como o gás é comprimido até faria algum sentido icon_:snipersmile:.gif Mas se calhar o que querem dizer é para aquas até 300 litros!!

Querem dizer isso mesmo. Que o sistema serve para aquários até 300 litros. Quanto aos 300 litros de gás... podes sempre fazer as contas. Se admitires que o CO2 é um gás perfeito, poderás ter uma ideia de quantos litros na forma gasosa tens de CO2...

Eu entendo isso o que queria era um valor aproximado, tipo 1 mês, 1 ano, 1 dia....

Mais uma vez, não sei... mas alguns meses (4-6??) parece-me ser um valor consistente com a duração dessa botija para esse aquário...

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Publicado:

Ok obrigado! Acho que vou mesmo comprar um sistema desses!

Cumps

Azor

Publicado:
Ok obrigado! Acho que vou mesmo comprar um sistema desses!

Cumps

Azor

Boas.

Neptenor, Azor, eu comprei a minha botija de CO2 na Famago, em Famalicão.

Até

José Ribeiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!