Excesso De Peixes? Qual O Problema?


Vidigalpedro

Recommended Posts

Muita gente me critica porque tenho excesso de peixes, no entanto nunca tive nenhuma doença nem nenhuma morte e adoro o colorido que me dão ao aquario. Gostaria de saber o problema de ter muitos peixes, piora os parametros da água? piora a respiração dos peixes?

O meu caso é este tenho um aquarío de 240 litros e 2 peixes, aqui vai a lista:

 

2 escalares

5 botias palhaço

2 khulis

1 botia lochata

1 espada

15 mollys diversos

4 tubaroes diversos

6 barbos tigres verdes

2 barbos spycheliu

10 tetras

6 peixes que nao sei o nome sao pequenos e têm as caudas esfarrapadas com caracteristica

4 corys

4 limpa vidros

4 Sae

2 casais de ramirezis um albino outro azul

4 L 46

 

Trata se de um semi plantado, tenho so plantas resistentes, nunca tive problemas de mortes nem doenças no entanto tambem nao ha ca reprodução gostaria de saber os problemas que daqui podem advir, quando os peixes crescem nomeadamente os tubaroes oferece os. Como disse o aquario é de 240 litros, tenho o cuidado de ter uma boa filtragem , utilizo 3 eheims 2215 de 620 litros horas cada.

Obrigado

Editado por Vidigalpedro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo! Pelo menos em parte. Ausência de mortes e doenças é um bom sinal. No entanto, a sobrepopulação é possivelmente a causa de não haver reprodução, os peixes não devem ter "sossego". Cumprimentos, Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, muito bem. Os peixes, comida não ingerida, plantas mortas, produzem detritos tóxicos, i.e. amónia, a qual, em concentrações não muito altas, mata os peixes. A amónia é transformada por bactérias em nitrito, que também é tóxico. Estes são transformados por outras bactérias em nitratos, que em concentrações não muito altas não faz mal ao peixe, tornado-se tóxico para concentrações altas. Estas bactérias benéficas encontram-se sobretudo no filtro, mas também no areão, paredes do aquário, etc.

 

Trocas parciais de água ajudam a manter a concentração de nitratos baixa; o mínimo, num sistema bem equilibrado, seria 25% por mês, mas em geral faz-se muito mais do que isso (25% por semana, ou mesmo muito mais).

 

Muitos peixes leva a muitos detritos, ou seja, a dificuldades na manutenção de uma boa qualidade da água, com níveis não tóxicosdos nitritos e nitratos (para os nitritos a capacidade de filtragem é essencial, mas tu está bem servido).

 

Se se dá muita comida aos peixes, estes vão produzir mais detritos. Podem acontrcer duas coisas: um aumento súbito do amoníaco e/ou nitritos, a níveis tóxicos, porque a quantidade de bactérias presentes no filtro está feita para a quantidade normal de detritos produzida, e não vai ser capaz de lidar com um aumento grande súbito. Aí, podem morrer os peixes todos. Por outro lado, um aumento continuado da alimentação vai levar a um aumento constante dos nitratos até chegar a níveis tóxicos.

 

Ora, quem não está habituado ou não sabe, tem sempre tendência a dar 10 vezes mais do que o necessário. Se vais estar fora, e outra pessoa vai ficar encarregada dessa tarefa, os riscos vão ser acrescidos. Tens que explicar muito bem a rotina de alimentação e TPAs!

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

há um produto que se pode meter, semanalmente, na água, que em princípio evita a acumulação de nitratos, até 6 meses. É o TetraAqua EasyBalance. Também ajuda a controlar os fosfatos.

 

Mas seria sempre muito melhor ter alguém que pudesse trocar a água uma vês por mês! E com cuidado com a alimentação (o ideal seria preparar antecipadamente as doses a dar de cada vez).

 

Até porque, repondo só a água de evaporação, a que evaporou é H2O puro, mas a nova tem minerais etc, os quais assim vão aumentando de concentração. Como isto é gradual, a maioria dos peixes vão-se habituando lentamente. O Easy Balance diz que pode aguentar com isto até 6 meses... mas não sei!

 

Outra coisa: ao voltar de um afastamento desses, mais vale não começar logo com TPAs radicais, porque os peixes vão sentir muito a diferença entre uma água má mas a que se foram habituando, e água nova com parâmetros muito diferentes. Mais vale fazer TPAs pequenas, digamos 10%, de dois em dois dias ou coisa que o valha, para os peixes não apanharem com um choque muito grande!

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais