Neptenor Publicado Janeiro 1, 2007 Publicado Janeiro 1, 2007 (editado) Olá a todos e parabéns pela qualidade da informação disponível. O meu projecto resume-se basicamente em construir um aquário (300x60x60) que ocupe a totalidade do móvel (300x62) que tenho em mogno maciço feito à medida para separar as salas de jantar e de estar e aplicar o aquário antigo (190x50x45) no andar de baixo e transformá-lo numa sump. Ou seja: - SUMP: matérias filtrantes, aquecimento, bombas, sistema eléctrico, plantas oxigenadoras extra, sistema CO2 - AQUÁRIO PRICIPAL: sobretudo decoração e Discus. Adoro pedras negras e cavernas, substratos em areia, ou outro tipo de substrato que seja de tons escuros, Troncos de grande porte, Anubias, Acorus, Alternantheras, Bacopas, Ceratophyllum, Chlorophytum, Cladophora Aegagrophila, Cryptocoryne, Echinodorus, Glossostigma Elantoides, Hemigraphis, Hygrophilas, Ophiopogon, Valisnérias. 1º - Tenho dezenas de pics. de aquários, mas 90 e muitos % são apenas de uma face pelo que, sendo o meu aquário de dupla face, surgem sempre as dificuldades inerentes em criar 2 ambientes (layouts) que sejam compatíveis. Lanço um desafio a todos, no sentido de me ajudarem com as suas opiniões e quem sabe algumas ideias para ver se consigo um aquário de que me orgulhe muito e me sinta feliz ao olhar para ele. 2º - Nunca tive nenhuma sump e é nesta medida que gostaria de pedir as vossas opiniões acerca de: – Como dividir uma sump 190x50x45? – Que matérias filtrantes devo utilizar e como distribuí-las no espaço? - Deverei utilizar plantas suplementares oxigenadoras a pensar nos peixes e nas algas? - e CO2, deverei ou não utilizar? Oiço falar tão bem e vejo plantados tão bonitos… nunca utilizei pelo que, um esquema técnico adaptado à minha circunstância vinha mesmo a calhar. - LUZ: Já agora para a luz também. As HQI aconselham-se sempre, não é? (mínimo 1w por litro?) - E bombas? Que tipo de bomba me aconselham (3m de altura)? Nunca será demais utilizar o filtro externo (eheim 2217) na Sump, pois não? 3º - Existe algum problema em disponibilizar uma parte do aquário, a parte contrária ao escoamento de água, e reservá-la a maternidade, caso os meus Discus resolvam reproduzir-se? … ou aconselham sempre a ter um 2º aquário para este efeito? - Julgo que não há muito mais a dizer e só resta mesmo passar à prática depois de ver resolvidas estas questões importantes. Vou dando notícias acerca do desenvolvimento deste projecto. - Num futuro próximo também hei-de partilhar convosco a fase de construção e acabamento de dois lagos que tenho no meu quintal, estando um reservado para patos e plantas marginais de 12.000 Lt. e outro para carpas e plantado de 22.000 Lt. Saudações a todos e um 2007 cheio de alegrias. Editado Janeiro 3, 2007 por Neptenor Citar
Pires Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Uma sump deste tamanho permite criar um “cubo” 50*50*45 para a criação (ou acondicionamento de água para TPA’s ou para quarentena ou para hospital). As divisões eu tenho 6 (areia, cerâmicas + turfa, nada, cerâmicas porosas, espuma sintáctica, bomba e aquecedores). As plantas se o aquário for mediamente plantado, não vejo necessidade de as ter na sump. A oxigenação é muito mais eficazes se existir uma coluna seca com biobolas. Citar
Neptenor Publicado: Janeiro 3, 2007 Autor Publicado: Janeiro 3, 2007 Uma sump deste tamanho permite criar um “cubo” 50*50*45 para a criação (ou acondicionamento de água para TPA’s ou para quarentena ou para hospital). As divisões eu tenho 6 (areia, cerâmicas + turfa, nada, cerâmicas porosas, espuma sintáctica, bomba e aquecedores). As plantas se o aquário for mediamente plantado, não vejo necessidade de as ter na sump. A oxigenação é muito mais eficazes se existir uma coluna seca com biobolas. Obrigado Pires pela atenção. É possivel visualizar de alguma forma um esquema desta montagem. A forma como colar as divisórias e o próprio esquema de bombagem. É que nunca vi uma sump montada e faz-me uma confusão terrivel não saber como se controla os viveis de água. se houver uma fuga por algum motivo, a bomba irá trabalhar em seco e queimará... São muitas perguntas... mas se houver algum site onde possa visualizar este esquema, ou que me possas facultar esse esquema fica muito agradecido. Atentamente Neptenor Citar
Recommended Posts