Recommended Posts

Publicado

Saudações aquaticas...

No meu novo aqua de 2 metros coloquei areia do rio, retirada do rio tejo junto a santarem.

A areia vinha muito suja (lodo) e deixei-a a lavar com agua da chuva dentro de alguns baldes.

Depois de bem lavada coloquei-a dentro do aqua mas, durante a colocação notei que havia minusculos bocados de areia (parece-me minusculos cristais de quartzo) que ficavam em suspensão na água... e só se viam quando a luz batia num certo angulo... Quase tipo "brilhantina"...

Claro que depois de algumas horas tudo acentou...

O problema começa quando coloco os primeiros peixes... Alguns ciclideos que começaram logo a remecher a areia... Passadas algumas horas os peixes pareciam aquelas gajas que metem maquiagem com brilhantes!! starwars:) Tinham o dorso cheio "daquilo".

Praticamente ao mesmo tempo os peixes começaram a segregar uma especie de muco das escamas... Nas primeiras horas o muco era visivel tanto no dorso dos peixes como em suspensão na água... tipo veludo esbranquiçado...

Por agora (alguns dias depois) os peixes já não segregam mais aquela substância... mas continuam com o dorso com os tais "brilhantes"... Até fica porreiro... Parece que vão para um baile de mascaras... :)

Devo estar preocupado?? Devo tentar filtrar a areia?? Mas como? Aquilo é minusculo!!

Já pus uma boa quantidade de algodão num compartimento da sump para ver se fica lá alguma coisa...

Alguem tem uma experiencia parecida??

Publicado:

Como limpar os coitados não sei, não os podes tirar e colocar na banheira :cry: , mas a areira deveria ter sido BEM LIMPA.

Deverias ter limpo muito bem com água sempre a correr, depois ferver essa água.

Agora, é esperar para ver se isso sai.

Por mim, tirava essa areia e lavava MUITO BEM.

Publicado:
Como limpar os coitados não sei, não os podes tirar e colocar na banheira :cry: , mas a areira deveria ter sido BEM LIMPA.

Deverias ter limpo muito bem com água sempre a correr, depois ferver essa água.

Agora, é esperar para ver se isso sai.

Por mim, tirava essa areia e lavava MUITO BEM.

Idem...

Regra de ouro nunca metas nada no aqua que tenhas apanhado na natureza sem primeiro lavares abundantemente e dares uma(s) fervidela(s) para matar eventuais bacterias e microorganismos (uma boa técnica é ferver e de seguida mergulhar em água com gelo, pois o choque térmico ajuda a matar os microorganismos que a fervura não liquidou)

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!