Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal, Bom ano para todos!

bom depois de muito vos chatear e depois de muito ler por estas bandas, o meu aquario está novamente cheio, já tinha saudades!!! =o)

bom mas agora surgem-me mais duvidas, e por isso mesmo cá estou eu novamente!

O aquario está neste momento a funcionar, sem plantas e sem peixes. Tenho apenas o areão (zona onde não vou ter plantas) e a akadama com Aqua Basis da JBL (substrato fértil) por baixo. Li muitas opiniões por aqui e decidi por Aqua Basis por baixo da akadama pelo sim pelo nao! =o)

Bom as minhas plantas devem entrar daqui a uma semana e meia mais ou menos, o que quer dizer que até lá o aqua vai estar a funcionar como está agora. As minhas duvidas são então as seguintes:

1- Devo fazer na mesma TPA's?

2- Posso considerar que o ciclo de azoto já está iniciado? Ou só é iniciado quando la puser as primeiras plantas e o peixe "cobaia" ?

3- Tenho neste momento e ja com o aqua a trabalhar ha mais de 24horas, PH 7 dentro do aqua, à saida da torneira era de 7.4. Ainda tenciono por um tronco de pereira no aquario o que à partida irá baixar o ph para os 6 qq coisa... será muito baixo para as plantas?

4- Neste momento tenho apenas uma lampada de 30W ligada para prevenir as primeiras algas tou errado?

5- O meu filtro é daqueles internos. Uma caixa preta com 3 compartimentos, e reparei agora que ta descolado de um dos lados, o que significa que a água tá a entrar por onde não deve, que silicone compro? Numa loja de aquariofilia? ou qq silicone preto serve? Posso aproveitar uma TPA para fazer a colagem, ou n é boa ideia?

Bom o ano mudou mas os meus topicos nao! Sempre enormessssssss! desculpem la pessoal

Fico então a espera de mais um conselhozito!!! =o)

Um grande abraço com votos de um 2007 cheio de reproduções dentro dos nossos aquarios! lol

Publicado:

"5- O meu filtro é daqueles internos. Uma caixa preta com 3 compartimentos, e reparei agora que ta descolado de um dos lados, o que significa que a água tá a entrar por onde não deve, que silicone compro? Numa loja de aquariofilia? ou qq silicone preto serve? Posso aproveitar uma TPA para fazer a colagem, ou n é boa ideia?"

Olá João. Relativamente a silicones, deves ter especial cuidado na sua utilização dada a toxidade da maioria deles, pelo que aconselho a utilizares sempre silicones recomendados numa casa de aquariofilia. Os silicones têm um período mínimo de secagem que varia consoante a espessura utilizada, mas acho que devias esperar no mínimo 3 dias num local arejado antes de juntar a nova água.

No meu último aquário esperei 6 dias mas a espessura já era considerável (junta dos vidros laterais com o do fundo)

Abraço

Neptenor

Publicado:

lol está mesmo tudo farto de mim... mas ajudem la pessoal eu prometo que é o ultimo post!!! =o)

abraco

Publicado:
1- Devo fazer na mesma TPA's?

2- Posso considerar que o ciclo de azoto já está iniciado? Ou só é iniciado quando la puser as primeiras plantas e o peixe "cobaia" ?

Não deves fazer TPA's até o ciclo terminar e não o ciclo ainda não está iniciado, pois só inicia com o primeiro peixito ou em alternativa se meteres comida para dentro do aqua.

3- Tenho neste momento e ja com o aqua a trabalhar ha mais de 24horas, PH 7 dentro do aqua, à saida da torneira era de 7.4. Ainda tenciono por um tronco de pereira no aquario o que à partida irá baixar o ph para os 6 qq coisa... será muito baixo para as plantas?

4- Neste momento tenho apenas uma lampada de 30W ligada para prevenir as primeiras algas tou errado?

Ph de 6 estará bom para plantas. Para os peixes é que vai depender do tipo de peixe. Alguns não gostam muito de ph baixo.

A lâmpada não previne algas, fomenta o seu aparecimento se existirem nutrientes na água e as plantas não forem suficientes para os absorver.

Por outro lado se queres um plantado 30w é capaz de ser curto (não sei o tamanho do teu aqua)

5- O meu filtro é daqueles internos. Uma caixa preta com 3 compartimentos, e reparei agora que ta descolado de um dos lados, o que significa que a água tá a entrar por onde não deve, que silicone compro? Numa loja de aquariofilia? ou qq silicone preto serve? Posso aproveitar uma TPA para fazer a colagem, ou n é boa ideia?

Compras o silicone numa loja de aquariofilia ou numa grande superficie de materiais de construção. Nem todos os silicones servem, tem de ser um próprio para aquários, na embalagem deve vir isso bem claro (por texto ou desenho).

Não podes aproveitar uma TPA. Tens de esvasiar, limpar a zona a colar de gorduras e sujidade, aplicar o silicone e deixar curar pelo menos 48h antes de meteres água no aquário. Se não o fizeres a colagem não vai ficar em condições.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!