rigochu Publicado Janeiro 1, 2007 Publicado Janeiro 1, 2007 (editado) Olá colegas aquariofilistas Montei um aqua á cerca de +ou- 1 ano e acho q estou a ir no bom caminho,pelo menos já evolui bastante e corrigi algum erros de iniciante...Tenho um pouco de tudo,desde tropheus a conchiculas e até sinodontis.. Passo entao a descrever o aqua: Medidas:110*35*45 Total:174litros Filtro Externo Diy 1 bomba de circulaçao Powerhead 1500l/h Termostato Sera 150w Tampa do aqua Diy em aço inox com lampadas power e aqua-glo Fauna: 5 Tropheus duboisi Maswa 2 Lamprologus ocellatus Whitestrain 2 Sinodontis 2 Coridoras Panda Flora: 1 Anubis nana 2 Fetos java Fundo: Areia tipo sugar e rochas de xisto e calcárias Fotos: Aqua antes da ultima actualizaçao Aqua actual Alguns peixes e a ultima novidade,a minha 1ª criaçao de ocellatus Bem,acho q é tudo...sei q podia melhorar ainda algumas coisas como a colónia de tropheus q devia ser aumentada,as coridoras deviam sair e devia introduzir mais umas femeas de Ocellatus Estou a pensar seriamente em desmontar este aqua e refaze-lo com 110*55*45 (272l) desta forma conseguiria aumentar este para cerca de quase 100l alterando apenas 3 vidros..Mas isso ainda tem de ser mais bem pensado..1 abraço a todos e boas entradas Editado Junho 14, 2007 por rigochu 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
Alexandre Rodrigues Publicado: Janeiro 1, 2007 Publicado: Janeiro 1, 2007 Bem,acho q é tudo...sei q podia melhorar ainda algumas coisas como a colónia de tropheus q devia ser aumentada,as coridoras deviam sair e devia introduzir mais umas femeas de Ocellatus Estou a pensar seriamente em desmontar este aqua e refaze-lo com 110*55*45 (272l) desta forma conseguiria aumentar este para cerca de quase 100l alterando apenas 3 vidros..Mas isso ainda tem de ser mais bem pensado..1 abraço a todos e boas entradas Não aumentes a colonia de tropheus nesse aquário, mesmo os que tens já estão apertados aí dentro. Retirar as coris sim, e não aumentava o número de fêmeas de ocelatus, talves tentasse outra colonia de conchiculas no outro canto do aquário, e retiraria os sinodontis. Antes de populares mais esse aquário deverias pensar em aumentá-lo como já disses-te, ma eu teria preferência em aumentar a frente e não só a profundidade e altura. Além de que tens que vêr se as espessuras que os vidros têm suportam o novo upgrade em termos de litros suplementares. Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 2, 2007 Publicado: Janeiro 2, 2007 Umas perguntas sobre estes "apoios" O centro do aquário está mesmo sem apoio tal como a figura mostra? O apoio do lado esquerdo da figura é de que material? Parece-me ser um plástico. Visto que a foto é "pré-remodelação" isto já está diferente ou continuas com os mesmos apoios? De resto, 110cm de frente é curtito para tropheus adultos. A remodelares os vidros seria boa ideia ires para 120cm no mínimo, idealmente para valores acima dos 150cm, os tropheus vão agradecer o espaço extra. Relativamente ao filtro... dizes que é DIY. Qual a litragem do filtro e a potencia da bomba? Os peixes do tanganika no geral dão-se mal com águas que não estejam a 100% dado que a amónia em PH elevado como é o dos aquários tanganika é letal em concentrações muito inferiores ao normal para os restantes aquários. Vai dando novidades. Eu retiraria do aquário as corydoras e eventualmente os synontis. Os synodontis são caçadores e são meninos para dar caça aos alevins que apareçam no aquário. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
rigochu Publicado: Janeiro 2, 2007 Autor Publicado: Janeiro 2, 2007 Boas entradas a todos dsd já.. A estutura q sustenta o aqua é em ferro e nao plastico..como já disse estou a pensar em montar um novo aqua,mas há uma coisa q me deixa a pensar.... tenho a tampa em inox e parecendo q nao vale mt $$$$ apesar de nao me ter custado nada e estava a pensar em utiliza-la p o novo,assim p este novo iria usar vidro apenas de1cm com 110 de frente e depois pensava em qual a melhor maneira de fazer um aqua com pelo menos 300 litros mas com apenas 110 cm de frente.q me sujerem???? ao fazer um novo pensaria entao em remodelar o suporte visto q este seria mt +pesado 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 3, 2007 Publicado: Janeiro 3, 2007 Depende do que queres fazer. Se queres continuar com os tropheus e aumentar a colónia então o espaço à largura não te serve de muito. Se vais manter tropheus e a fazer um aquário de raíz vai mesmo para 120cm no minimo, 150 ou mais idealmente. O peso é relativo... podes fazer um aquário de 150cm de frente a levar 300L de água, é uma questão de jogares com a altura e largura. Se não queres manter tropheus e queres um biotopo tanganika normal, então esses 110 ou a alteração que estás a pensar servem bem. Se me perguntas se os tropheus vão morrer se os meteres em 110cm, a resposta é, provavelmente não, embora os duboisi sejam dos maiores tropheus em adultos. Mas se tens o azar de num desses meninos teres um macho dominante mais agressivo então já podes vir a ter problemas sérios que podem inclusivamente levar a que tenhas algumas baixas. O tropheus é um peixe muito agressivo com os semelhantes. Pelo que já vi, aquários mais pequenos e colónias pequenas aumentam os níveis de agressividade. Agora tu é que sabes se queres arriscar. O meu conselho é que não o deves fazer mas a decisão final é tua. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
rigochu Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 Ora viva a todos novamente... Resolvi mudar o movel e o layout do meu aqua para ver no q dava...fiz isto tentando dar assim o+ espaço possivel p o crescimento dos meus Tropheus visto q parece q estagnaram já á 2 meses. :D Nem crescem,nem criam,nem nada!! Já estou a começar de desesperar...tou a ver q se nao monto um aqua maior ainda vou ter problemas.Sendo assim aqui ficam as fotos da mudança: Layout Lado Esq. Lado Dir. Tropheus Critiquem e ajudem-m a achar uma boa soluçao 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
João Magalhães Publicado: Fevereiro 6, 2007 Publicado: Fevereiro 6, 2007 O layout está muito bom! A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado! abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
rigochu Publicado: Fevereiro 6, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2007 A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado! Desculpa a minha ignorancia Joao...mas sinceramente nao percebo pq!!!!Pensei q fosse a entrada de1 lado e a saida do outro para q assim a agua q vem do filtro nao voltar a ser bombeada novamente.. 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
Bruno Nogueira Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 (editado) A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado! Desculpa a minha ignorancia Joao...mas sinceramente nao percebo pq!!!!Pensei q fosse a entrada de1 lado e a saida do outro para q assim a agua q vem do filtro nao voltar a ser bombeada novamente.. As saídas de agua para os filtros devem estar todas do mesmo lado. O objectivo é ter os filtros todos a trabalhar como um conjunto e não cada um para seu lado. Se puseres as saídas todas do mesmo lado vão formar uma corrente unica mais forte ao passo que se não o fizeres é provavel que geres correntes que se anulem. Em suma.... saídas todas do mesmo lado - Atenção que estamos a falar de um cenário "ideal" onde consigamos obter o maximo de proveito da capacidade dos filtros. Na practica é uma questão de bom senso... se a filtragem mecanica estiver a resultar, não há motivo para alterares. Fica bem banana rock Editado Fevereiro 16, 2007 por Bruno Nogueira Bruno Nogueira
Underground Publicado: Fevereiro 19, 2007 Publicado: Fevereiro 19, 2007 BOas!! Este topico despertou.me curiosidade pois poderei ter as minhas saidas de água nao na posiição ideal. A minha saida de água do filtro encntra-se no vidro de trás do aquário na horizontal...e tenho também uma powerhead que se encontra numa das laterais do aquário. Será que convém por exemplo colocar o tubo de saida de água do filtro numa posiºção horizontal num dos cantos do aquario junto ao vidro lateral e a powerhead no mesmo local?? um abraço
rigochu Publicado: Junho 14, 2007 Autor Publicado: Junho 14, 2007 Ola a todos Tenho andado muito atarefedo com a fishstore e nunca mais actulizei este topico,sendo assim,agora sem tropheus neste aquario introduzi algumas novas especies e mudei um pouco de tudo. Só com uma femea de ocelatus,tive de investir em peixes novos...nada melhor q aproveitar uma ida a Lisboa e abrir os cordoes á bolsa..Aproveitei a importaçao de Maio da Redfish e comprei logo um macho ocelatus adulto(selvagem pelo q se consta),4 juvenis Julidocromis Transcriptus gombi e adquiri tambem 4 Leleupis juvenis para assim ser tudo de uma so vez. Tirei todas as plantas e mudei a filtragem para um EHEIM 2213 Aqui ficam algumas das fotos: Dicas,criticas e opinioes aceitam-se... 1 abraço 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
MakoShark2 Publicado: Junho 14, 2007 Publicado: Junho 14, 2007 O layout não está mau, mas achei mais piada ao layout anterior. Então e as plantinhas?... Com apenas um 2213, é capaz de ser apertado para garantir uma qualidade de água. O que fizeste ao DIY? De resto, em termos de peixinhos parece-me que estás no bom caminho! Daniel Santos (aka MakoShark2).
rigochu Publicado: Junho 17, 2007 Autor Publicado: Junho 17, 2007 Boas novamente.. Os outros peixinhos estao na minha futura Fishstore num aqua de 500l,é esclusivo p Tropheus Visite meu site Quanto á filtragem deste tb tem do lado esq. uma bomba de circulaçao com pré filtro p ajudar..até agora acho q com bons resultados.. 1abraço a todos 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
rigochu Publicado: Junho 29, 2007 Autor Publicado: Junho 29, 2007 Ora cá estou eu de novo. Segui o conselho do Filipe Nogueira comprei umas valis,aproveitei e fiz algumas mudanças, desta vez,definitivas no aquario. Já cheguei á conclusao q isto de mudar mto os layouts nao ajuda msm nada,visto q os casais nao acham mt piada e normalmente separam-se durante uns tempos. Ficam as fotos: Macho e femea ocelatus: Leleupi: E actualizaçao final: Fica a faltar o papel de fundo,em principio com motivo rochoso ou preto,logo se vê. abraço 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
rigochu Publicado: Julho 16, 2007 Autor Publicado: Julho 16, 2007 Boas a todos. Reparei q neste topico nao tenho a actualizaçao do aquario e devida descriçao das especies,estao cá vai: Dimensões(CxLxA): 110*35*45 Volume Bruto/Util: 175litros Filtragem: Eheim 2213 e powerhead Dymax com pré-filtro Aquecimento:Termostato Sera 150w (somente no inverno) Alimentação: Tropical Tanganyika,Spirulina e comida viva Iluminação: 1 AquaGlo e 1 PowerGlo(cerca de 8 horas diárias) Substrato: Areia de filtro de piscina Decoração: Rochas Calcária Cenário: Motivo Rochoso Temperatura: 24/25º Ph: 8.2 GH: 21 Kh: 15 Nitratos: 0 Flora: Valisnerias Gigantea Fauna: 1 Casal Lamprologus ocelatus 4 Julidochromis Transcriptus "Gombe" 4 Neolamprologus leleupi Outras informações: TPAs de 15 em 15 dias com adição de Buffer Fotos: Central: Lado esq: Lado dir: Pormenores: 1 abraço 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
Nuno_ Publicado: Julho 18, 2007 Publicado: Julho 18, 2007 O teu aquário agora acho que está melhor do que antes..e esse cenário atrás é espectacular !! Abraço, Nuno
Recommended Posts