Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá colegas aquariofilistas

Montei um aqua á cerca de +ou- 1 ano e acho q estou a ir no bom caminho,pelo menos já evolui bastante e corrigi algum erros de iniciante...Tenho um pouco de tudo,desde tropheus a conchiculas e até sinodontis..

Passo entao a descrever o aqua:

Medidas:110*35*45 Total:174litros

Filtro Externo Diy

1 bomba de circulaçao Powerhead 1500l/h

Termostato Sera 150w

Tampa do aqua Diy em aço inox com lampadas power e aqua-glo

Fauna:

5 Tropheus duboisi Maswa

2 Lamprologus ocellatus Whitestrain

2 Sinodontis

2 Coridoras Panda

Flora:

1 Anubis nana

2 Fetos java

Fundo:

Areia tipo sugar e rochas de xisto e calcárias

Fotos:

Aqua antes da ultima actualizaçao

DSC05966.JPG

Aqua actual

DSC06579.JPG

Alguns peixes

DSC05971.JPG

DSC06156.JPG

DSC06577.jpg

DSC06737.JPG

e a ultima novidade,a minha 1ª criaçao de ocellatus

DSC06848.jpg

Bem,acho q é tudo...sei q podia melhorar ainda algumas coisas como a colónia de tropheus q devia ser aumentada,as coridoras deviam sair e devia introduzir mais umas femeas de Ocellatus

Estou a pensar seriamente em desmontar este aqua e refaze-lo com 110*55*45 (272l) desta forma conseguiria aumentar este para cerca de quase 100l alterando apenas 3 vidros..Mas isso ainda tem de ser mais bem pensado..1 abraço a todos e boas entradas

Editado por rigochu

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

Publicado:
Bem,acho q é tudo...sei q podia melhorar ainda algumas coisas como a colónia de tropheus q devia ser aumentada,as coridoras deviam sair e devia introduzir mais umas femeas de Ocellatus

Estou a pensar seriamente em desmontar este aqua e refaze-lo com 110*55*45 (272l) desta forma conseguiria aumentar este para cerca de quase 100l alterando apenas 3 vidros..Mas isso ainda tem de ser mais bem pensado..1 abraço a todos e boas entradas

Não aumentes a colonia de tropheus nesse aquário, mesmo os que tens já estão apertados aí dentro.

Retirar as coris sim, e não aumentava o número de fêmeas de ocelatus, talves tentasse outra colonia de conchiculas no outro canto do aquário, e retiraria os sinodontis.

Antes de populares mais esse aquário deverias pensar em aumentá-lo como já disses-te, ma eu teria preferência em aumentar a frente e não só a profundidade e altura. Além de que tens que vêr se as espessuras que os vidros têm suportam o novo upgrade em termos de litros suplementares.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

DSC05966.JPG

Umas perguntas sobre estes "apoios"

O centro do aquário está mesmo sem apoio tal como a figura mostra?

O apoio do lado esquerdo da figura é de que material? Parece-me ser um plástico. :P Visto que a foto é "pré-remodelação" isto já está diferente ou continuas com os mesmos apoios?

De resto, 110cm de frente é curtito para tropheus adultos. A remodelares os vidros seria boa ideia ires para 120cm no mínimo, idealmente para valores acima dos 150cm, os tropheus vão agradecer o espaço extra.

Relativamente ao filtro... dizes que é DIY. Qual a litragem do filtro e a potencia da bomba? Os peixes do tanganika no geral dão-se mal com águas que não estejam a 100% dado que a amónia em PH elevado como é o dos aquários tanganika é letal em concentrações muito inferiores ao normal para os restantes aquários.

Vai dando novidades. Eu retiraria do aquário as corydoras e eventualmente os synontis. Os synodontis são caçadores e são meninos para dar caça aos alevins que apareçam no aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas entradas a todos dsd já..

A estutura q sustenta o aqua é em ferro e nao plastico..como já disse estou a pensar em montar um novo aqua,mas há uma coisa q me deixa a pensar.... :) tenho a tampa em inox e parecendo q nao vale mt $$$$ apesar de nao me ter custado nada e estava a pensar em utiliza-la p o novo,assim p este novo iria usar vidro apenas de1cm com 110 de frente e depois pensava em qual a melhor maneira de fazer um aqua com pelo menos 300 litros mas com apenas 110 cm de frente.q me sujerem???? ao fazer um novo pensaria entao em remodelar o suporte visto q este seria mt +pesado

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

Publicado:

Depende do que queres fazer.

Se queres continuar com os tropheus e aumentar a colónia então o espaço à largura não te serve de muito. Se vais manter tropheus e a fazer um aquário de raíz vai mesmo para 120cm no minimo, 150 ou mais idealmente.

O peso é relativo... podes fazer um aquário de 150cm de frente a levar 300L de água, é uma questão de jogares com a altura e largura.

Se não queres manter tropheus e queres um biotopo tanganika normal, então esses 110 ou a alteração que estás a pensar servem bem.

Se me perguntas se os tropheus vão morrer se os meteres em 110cm, a resposta é, provavelmente não, embora os duboisi sejam dos maiores tropheus em adultos. Mas se tens o azar de num desses meninos teres um macho dominante mais agressivo então já podes vir a ter problemas sérios que podem inclusivamente levar a que tenhas algumas baixas.

O tropheus é um peixe muito agressivo com os semelhantes. Pelo que já vi, aquários mais pequenos e colónias pequenas aumentam os níveis de agressividade. Agora tu é que sabes se queres arriscar. O meu conselho é que não o deves fazer mas a decisão final é tua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

• 1 mês depois...
Publicado:

Ora viva a todos novamente...

Resolvi mudar o movel e o layout do meu aqua para ver no q dava...fiz isto tentando dar assim o+ espaço possivel p o crescimento dos meus Tropheus visto q parece q estagnaram já á 2 meses. :D Nem crescem,nem criam,nem nada!! :(

Já estou a começar de desesperar...tou a ver q se nao monto um aqua maior ainda vou ter problemas.Sendo assim aqui ficam as fotos da mudança:

Layout

DSC06979.jpg

Lado Esq.

DSC06981.jpg

Lado Dir.

DSC06980.jpg

Tropheus

DSC06970.jpg

Critiquem e ajudem-m a achar uma boa soluçao

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

Publicado:

A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado!

Desculpa a minha ignorancia Joao...mas sinceramente nao percebo pq!!!!Pensei q fosse a entrada de1 lado e a saida do outro para q assim a agua q vem do filtro nao voltar a ser bombeada novamente..

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)
A circulação de água não é das melhores! deves colocar as saídas todas do mesmo lado!

Desculpa a minha ignorancia Joao...mas sinceramente nao percebo pq!!!!Pensei q fosse a entrada de1 lado e a saida do outro para q assim a agua q vem do filtro nao voltar a ser bombeada novamente..

As saídas de agua para os filtros devem estar todas do mesmo lado.

O objectivo é ter os filtros todos a trabalhar como um conjunto e não cada um para seu lado. Se puseres as saídas todas do mesmo lado vão formar uma corrente unica mais forte ao passo que se não o fizeres é provavel que geres correntes que se anulem.

Em suma.... saídas todas do mesmo lado - Atenção que estamos a falar de um cenário "ideal" onde consigamos obter o maximo de proveito da capacidade dos filtros. Na practica é uma questão de bom senso... se a filtragem mecanica estiver a resultar, não há motivo para alterares.

Fica bem banana rock

Editado por Bruno Nogueira

Bruno Nogueira

Publicado:

BOas!!

Este topico despertou.me curiosidade pois poderei ter as minhas saidas de água nao na posiição ideal.

A minha saida de água do filtro encntra-se no vidro de trás do aquário na horizontal...e tenho também uma powerhead que se encontra numa das laterais do aquário.

Será que convém por exemplo colocar o tubo de saida de água do filtro numa posiºção horizontal num dos cantos do aquario junto ao vidro lateral e a powerhead no mesmo local??

um abraço

• 3 meses depois...
Publicado:

Ola a todos

Tenho andado muito atarefedo com a fishstore e nunca mais actulizei este topico,sendo assim,agora sem tropheus neste aquario introduzi algumas novas especies e mudei um pouco de tudo.

Só com uma femea de ocelatus,tive de investir em peixes novos...nada melhor q aproveitar uma ida a Lisboa e abrir os cordoes á bolsa..Aproveitei a importaçao de Maio da Redfish e comprei logo um macho ocelatus adulto(selvagem pelo q se consta),4 juvenis Julidocromis Transcriptus gombi e adquiri tambem 4 Leleupis juvenis para assim ser tudo de uma so vez.

Tirei todas as plantas e mudei a filtragem para um EHEIM 2213

Aqui ficam algumas das fotos:

02.jpg

04.jpg

03.jpg

05.jpg

Dicas,criticas e opinioes aceitam-se...

1 abraço

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

Publicado:

O layout não está mau, mas achei mais piada ao layout anterior.

Então e as plantinhas?...

Com apenas um 2213, é capaz de ser apertado para garantir uma qualidade de água.

O que fizeste ao DIY?

De resto, em termos de peixinhos parece-me que estás no bom caminho!

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Publicado:

Boas novamente..

Os outros peixinhos estao na minha futura Fishstore num aqua de 500l,é esclusivo p Tropheus

Visite meu site

Quanto á filtragem deste tb tem do lado esq. uma bomba de circulaçao com pré filtro p ajudar..até agora acho q com bons resultados..

1abraço a todos

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

• 2 semanas depois...
Publicado:

Ora cá estou eu de novo.

Segui o conselho do Filipe Nogueira comprei umas valis,aproveitei e fiz algumas mudanças, desta vez,definitivas no aquario.

Já cheguei á conclusao q isto de mudar mto os layouts nao ajuda msm nada,visto q os casais nao acham mt piada e normalmente separam-se durante uns tempos.

Ficam as fotos:

Macho e femea ocelatus:

06.jpg

Leleupi:

07.jpg

E actualizaçao final:

08.jpg

Fica a faltar o papel de fundo,em principio com motivo rochoso ou preto,logo se vê.

abraço

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas a todos.

Reparei q neste topico nao tenho a actualizaçao do aquario e devida descriçao das especies,estao cá vai:

Dimensões(CxLxA): 110*35*45

Volume Bruto/Util: 175litros

Filtragem: Eheim 2213 e powerhead Dymax com pré-filtro

Aquecimento:Termostato Sera 150w (somente no inverno)

Alimentação: Tropical Tanganyika,Spirulina e comida viva

Iluminação: 1 AquaGlo e 1 PowerGlo(cerca de 8 horas diárias)

Substrato: Areia de filtro de piscina

Decoração: Rochas Calcária

Cenário: Motivo Rochoso

Temperatura: 24/25º

Ph: 8.2

GH: 21

Kh: 15

Nitratos: 0

Flora: Valisnerias Gigantea

Fauna: 1 Casal Lamprologus ocelatus

4 Julidochromis Transcriptus "Gombe"

4 Neolamprologus leleupi

Outras informações: TPAs de 15 em 15 dias com adição de Buffer

Fotos:

Central:

Central1.jpg

Lado esq:

LadoEsq.jpg

Lado dir:

LadoDir.jpg

Pormenores:

Ladoesq1.jpg

LadoDir1.jpg

Centro1.jpg

1 abraço

1 Abraço

Hugo Gomes

Visitem Forum Barbatana

Publicado:

O teu aquário agora acho que está melhor do que antes..e esse cenário atrás é espectacular !!

Abraço, Nuno