Iluminação


Recommended Posts

Boas eu tenho um aquario de ciclideos africanos MBUNAS.Mas estou a pensar mudar para salgados é uma paixão que já tenho algum tempo.

As minhas duvidas em questão de luz é : gasta mais luz ou é igual no custo da electicidade .

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O consumo de electricidade da iluminação varia com o que queres colocar no aqua.

Se for só peixes, não necessitas de uma grande iluminação, mas se fores para os corais, principalmente os duros, aí a coisa muda! Recentemente mudei de lampadas PC, que acho uma grande porcaria, para HQI e notei uma diferença nos custos, mas não muito. A maior diferença foi nos corais para muito melhor!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como o Pedro já referiu a iluminação e os custos associados variam de acordo com as espécies que queiras vir a manter.

 

A lista em baixo está feita em termos de custo/benefício do mais barato para o mais caro

 

Só peixes - T8 ou PC's

Corais moles - PC's

Corais Duros, Anémonas - T5

Corais Duros, Anémonas - HQI

 

Existe um simulador porreiro no site da EDP - http://www.servicos.edp.pt/download/flash/simul_global.html onde poderás ver quanto gastarás tendo em conta o teu tipo de serviço contratado (recomendo a tarifa bi-horária).

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Também estou a iniciar um mini-reef no qual pretendo ter corais duros, anémonas e um par de eremitas e ou camarões. Quando passo pelas lojas e mesmo aqui pelo fórum vejo uma lampada azul :idea: pergunto-me se será conveniente e porque a utilização desta lampada? Caso afirmativo, quanto tempo deverá estar ligada e qual a sua designação comercial. a calha que possuo no aquário é para T5.

 

Cumps,

Luis Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também estou a iniciar um mini-reef no qual pretendo ter corais duros, anémonas e um par de eremitas e ou camarões. Quando passo pelas lojas e mesmo aqui pelo fórum vejo uma lampada azul :) pergunto-me se será conveniente e porque a utilização desta lampada? Caso afirmativo, quanto tempo deverá estar ligada e qual a sua designação comercial. a calha que possuo no aquário é para T5.

 

Cumps,

Luis Tavares

 

Boas

 

a lampada azul normalmente é designada por actinica. Pode estar ligada o tempo todo que as outras tiverem.Pode até ser ligada antes e desligada depois de forma a escalonar e suavizar o ligar das luzes.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais