Foca Publicado Março 16, 2004 Share Publicado Março 16, 2004 Boas Pois é o pior aconteceu, a garrafa do CO2 tombou e lá foi a mistela para dentro do AQ. A agua ficou turva logo de seguida, fiz logo uma muda de 30% de água e outra muda no dia a seguir, mas ainda tá um pouco turva. Não parece ter afectado os peixes, mas as algas parece que dispararam. Se alguem já teve este problema diga qualquer coisa para ver se consigo melhorar a situação. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Março 16, 2004 Share Publicado: Março 16, 2004 boas! já tive esse problema, foi na aquadecor, algum espertinho deve ter andado a mexer naquilo e a garrafa caíu... entrou perto de 100ml da solução. a água não ficou turva, mas o alcool que a solução continha matou algumas plantas, consegui recuperar todas. faz MUITAS trocas parciais, deixa muita movimentação na superficie da água. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 táslixado: tombaram a tua garrafa? cá para mim invejas... eu para evitar isso tenho uma garrafa de (há falta de termo melhor em português, vou usar o termo em inglês) buffer, se alguma garrafa de co2 tombar vai tudo parar à garrafa de buffer e não vai pró aquário! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Março 17, 2004 Autor Share Publicado: Março 17, 2004 Boas Pois eu tambem tenho um garrafão de 5l que serve de apara acidentes, mas para azar meu tinha tirado para trocar a garrafa. Entretanto já me morreram os peixes quase todos, principalmente os de superficie e meia agua, ficaram corys, colisas, camarões, pleco e otos Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Olá! Como é possivel?? Onde se colocaotub isto é vedado com silicone como poderá o CO2 sair? Adeus mini Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Olá, Epá, agora já é mesmo um grande acidente. Que quantidade aprox. entrou para dentro do aqua? Em quantos dias é que vais desde o azar/morrerem-te os peixes? Foste medindo o Ph? Desculpa este "massacre" de questões, mas poderá servir para ajudar outros, que também usem o sistema. Se me acontecesse isso, tambem não saberia o que fazer... TKS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Como é possivel?? Onde se colocaotub isto é vedado com silicone como poderá o CO2 sair? A garrafa com a mistura a fermentar está muma garrafa, dessa garrafa sai um tubo para outra garrafa, por fim é desta garrafa que sai o tubo que entra no aquário, desta forma evita-se que o liquido vá para o aquário se a primeira garrafa tombar ou se ouver condensação no tubo. Não sei se era esta a tua dúvida. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Março 17, 2004 Autor Share Publicado: Março 17, 2004 A quantidade que entrou foi para ai 0,2 litros, entretanto no dia a seguir medi o PH e os restantes parâmetros estava tudo normal, mas como a água ainda estava um pouco turva fiz mais uma muda de 50 litros de água que foi a segunda. No dia a seguir fiz outra mistura de CO2 e coloquei, penso que o erro foi este, o PH durante a noite desceu demasiado e aconteceu o desastre. Tambem pode ser que a colónia de bactérias tenha sido destruida mas estou mais inclinado para a queda do PH. Isto tudo aconteceu num espaço de 48 Horas mais ou menos. Agora já coloquei uma cabeça motorizada para movimentar a água e parece que a cois a está a melhorar. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 Olá, Foca , tks pela explicação! Eu ainda estou na minha "2ª garrafa" de CO2, por isso qq explicação/leitura sobre isto é bem vinda!! Na 1ª, fui baixando progressivamente a pedra difusora e apenas notei melhoria nas plantas, nos peixes tudo OK! Agora na 2ª, fui logo todo "lampeiro" com a pedra no fundo e notei diferenças no comportamento dos peixes..., alguns assustados/escondidos. O meu maior problema será no compromisso iluminação/duração/CO2. Neste momento o meu aqua parece o "Barbas" . Ele é barbas pelos vidros..., pelas plantas...; bolas e mais bolas. Tenho trocado a lâmpada, ora Flora ora Aqua...; no primeiro dia do "novo" CO2, "fiquei a ver" durante mais algumas 4 horas...; depois os resultados só podem ser assim tão estranhos. Pior, é que ainda não tenho a noção correcta do valor de cada: -No primeiro dia de CO2, com bolhas em média...uma por segundo, se devo subir a pedra (o PH chegou aprox. aos 6,6!). -Se devo aumentar ou diminuir o tempo de iluminação. Vou começar por limpar as algas progressivamente, senão o aqua parece um relvado, e depois manter um dos parâmetros fixos, variando o outro. Penso que o "aparecimento"/crescimento destas algas de um dia para o outro (mesmo!!!) se deveu à soma de: -Mudança de garrafa de CO2 (a velha já não deitava quase nada!). -Aumento das horas de iluminação (12 para 15/16(?)). -Ao mudar a garrafa, não ter subido a pedra... Vou estudar..., vou ler... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 aumento de 12 para 15/16 horas? achas mesmo que estás a fazer um bom serviço às plantas, aumentando a duração do tempo de luz? olha que não..olha que não!!! No entanto as algas agradecem! reduz para 10-12 horas no máximo...pode ser que as coisas melhorem. Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 Oi Foca!relativamente a esse post so posso dizer que e azar ou falta de atençao.Quanto ao problema concretamente dito,nao sei como te poderei ajudar a solucionar esse problem,o melhor e deixares passar uns tempos e torceres para que tudo volte a normalidade.Ja agora deixo a mensagem no ar para quem utiliza essa invençao de co2 ligar ao prazo dos fermentos e outros,pois entao arrisca-se a ficar com cheiros terriveis dentro do aqua e a parar o funcionamento normal dos nutrientes. Boa sorte Foca! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 cheiros terriveis? lol nah... mesmo fermento podre não faz mal algum...o que pode fazer é não produzir CO2...nem alcool! ´ Parece que nunca cheirastes uma garrafa de fermento...cheira MUITO BEM!!!! agora entornar açucar e alcool dentro do aquário pode acarretar problemas..no entanto estes desaparecem rápido... já cheguei a entornar dessas substÂncias no meu (foi a razão de criar a garrafa de buffer), no entanto foi muito pouco, mas por existir algum alimento na água (açucar) no outro dia tinha carradas de bactérias... Água branca.. No entanto tinha tudo em excelentes condições e desapareceu tudo num instante (1-2 dias), plantas e uma infindável quantidade de seres microscópicos (não uso medicamentos e promovo este tipo de "ecossistema"), devem ter dado cabo das bactérias o açucar foi rapidamente decomposto em amónia...material para as plantas ficarem ainda melhor! no entanto se tivesse sido mais açucar...provavelmente teria tido uma situação igual ao do Foca... mas creio que com algumas mudas e paciência a coisa fica resolvida. Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Março 18, 2004 Autor Share Publicado: Março 18, 2004 Boas Parece que as coisas estão a melhorar, a água está mais transparente. Entretanto não estou a adicionar CO2, optei por esperar que a água fique boa e depois volto ao CO2. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Março 19, 2004 Share Publicado: Março 19, 2004 Olá, Só para contar que não aumentei..., fiquei a contemplar durante... A soma deve ter ido aí para umas 15/16 horas sim... :D Agora, a superfície da água apresenta uma "camada" tipo névoa branca. É normal? Como é que a retiro? A copo, "sorvendo" apenas a película? Foca, ainda bem que o aqua já está a recuperar! :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Março 19, 2004 Share Publicado: Março 19, 2004 uma névoa branca ou uma película gordurosa em cima da água? abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Março 20, 2004 Share Publicado: Março 20, 2004 Olá, Não. É mesmo uma "névoa" branca. Uma película fina na superfície. Ao "sorvê-la" com um copo, cria tipo uma nata compacta, como se fosse a nata do leite, claro que super fina..., mas compacta. Até "trava" a entrada de mais camada, quando já está bem(!) preenchida a superfície do copo! Já tive tambem a tal gordura, como se fosse óleo, essa nota-se bem o que é. As únicas "novidades" que tenho no aqua, são o usar CO2..., em que ainda vou no "início" (2ª garrafa..., aprox. 3 semanas) e um filtro exterior novo..., um EHEIM ECCO 2232...; foi daí que ele veio. Mantive o que já vinha no filtro..., penso que seja isto... EHFISUBTSTRATpro e acrescentei pelo meio um pouco disto...Sera super peat. Btw, no CO2, uso uma garrafa de 1,5 lts meia de água a filtrar possíveis "fugas da mistela" ou como diz o António Vitor e bem..., a servir de "Buffer". Ideias? Sorry por estar aqui neste post sobre o acidente do Foca, mas como foi andando... ,se acharem que deva mudar de local, é só avisar. Tks! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Março 20, 2004 Autor Share Publicado: Março 20, 2004 Boas Por mim não há problema nenhum. Quanto ao meu problema já está resolvido, o AQ. voltou ao normal, a água já está transparente e as plantas no meio desta confusão tiraram proveito e cresceram que se fartaram. O balanço da situação é que se deve sempre utilizar o apara desastres "Buffer". Se acontecer o que me aconteceu a mim retirar o CO2 e esperar que a situação volte á normalidade. Fazer trocas de água. Esperar que corra tudo bem. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Março 20, 2004 Share Publicado: Março 20, 2004 Olá, Aproveitei a ideia de colocar um tópico novo. Está aqui e com foto a documentar! Tks! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Lázaro Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 Boas pessoal.... Queria colocar uma pergunta aos experts do CO2 caseiro, lol. A 2 garrafa (buffer) deverá ter 2 buracos na tampa, 1 para entrada vindo da garrafa 1 e 1 para saida para o aquario certo ? Esta garrafa deverá estar vazia certo ? Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 boas! pode estar vasia, mas também pode conter alguns centímetros de água, onde a mangueira que vem da garrafada fica dois centímetros abaixo da água, isto para filtrar em profundidade. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Março 26, 2004 Share Publicado: Março 26, 2004 dessa forma até podes fazer a contagem das bolhas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MCatalao Publicado: Março 31, 2004 Share Publicado: Março 31, 2004 olá pessoal do CO2 poke ñ esperimentam o novo sistema da tetra? é tb barato e vem numa garrafinha de co2 comprimido Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts