Raider Publicado Março 16, 2004 Share Publicado Março 16, 2004 olá pessoal. tenho um pequeno problemo. Pesquisei mto sobre o assunto, e resolvi injectar co2 pelo modo caseiro. o que se passa é que a receita não parece resultar comigo. e já procurei em diversos sites.!!! o que será que estou a fazer mal? desculpem a ignorancia. juntei numa lata de 2l 2 copos pequenos de acuçar e 2 colheres de fermento em po royal e 1 litro de água. e misturei. e nada. nem uma bolhinha. Até pensei que havia algum problema com o isolamento, e toma lá mais silicone na tampinha. mas novamente nada.?!?! como se faz?? descrevam-me por favor a receita o mais detalhadamente possível incluindo se misturámos realmente o acucar e o fermento, se agita-mos, etc. cumprimentos a todos p.s. e obrigado a este forum e a todos os responsáveis por ele que esforçadamente continuam a ensinar muitos "viciados" neste maravilhoso hobby. continuem o bom trabalho. e se precisarem algum dia da minha ajuda, por pequena que ela seja, é só pedir. fiquem bem " Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe." Georg Simmel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rptavares Publicado: Março 16, 2004 Share Publicado: Março 16, 2004 O problema é mesmo o fermento!!! penso que o fermento royal não dá, tem de ser fermento de padeiro que é castanho, uma marca que podes encontrar nas grandes superfícies é fernipan!! Procura na zona dos bolos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Camarinhas Publicado: Março 16, 2004 Share Publicado: Março 16, 2004 Boas! Então aqui vai: Isto é para uma garrafa de 2litros: 1.5l de àgua morna; 1 chávena e 1/2 de chá de açucar branco; 1 Colher de chá de Fermento Biológico(Por exemplo Fermipan) 1 Colher de chá de Bicarbonato de Sódio; Juntas tudo num recipiente e mexes até dissolver bem, colocas na garrafa de 2 litros e deverá funcionar ao fim de +/- 1 hora. (Tenta com que a garrafa tenha o minimo de fugas possiveis) Se passada uma hora +/- não funcionar não desistas, deixa lá estar mais tempo. Abraços MiguelCamarinhas|Barreiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Só uma duvida O bicarbonato de sodio pode ser substituido pelo fermento que ele tem da royal? É que eu nao encontro bicarbonato de sodio assim "puro", e essa embalagem parece conter bastante percentagem. Peço desculpa ao autor do topico por ter colocado aqui a pergunta, mas penso que nos ira ajudar aos 2. Abraço, Ricardo Pinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 não arranjas bicarbonato de sódio? estranho...pensei que fosse fácil de arranjar...procura bem, numa grande superficie terá de existir... (perto do tal fermento Royal) o que eu tenho é produzido pela Solvay Portugal... A titulo de curiosidade... Produzimos a melhor matéria prima para produção do bicarbonato de sódio, vêm camiões de Espanha buscar a tal materia prima portuguesa, a uma fábrica que tem instalações que têm mais de 40 anos...e eles têm empresas com 5 anos que não conseguem produzir com a mesma qualidade... mais barato talvez, mas eles vem cá buscar o nosso produto. O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rptavares Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Riklos, penso que não, tens mesmo de colocar a dose de bicarbonato.. Pra comprares basta ires a uma farmacia que lá encontras. Relativamente ao fermento, é mesmo esse o problema dele, o uso do fermento errado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
coimbra Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Adicionar Co2 provoca sempre uma diminuicao do ph?...Caso nao provoque do k é indicador?(pois...nao uso e nao tenho variacoes de ph ou ) O fermento k utilizo é o "Vahiné"(7gr )...composicao:fermento de pad eiro desidratado,emulsionante:E491 Um abraço Coimbra Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 O bicarbonato é apenas para que o pH não desça muito, se tiveres água com pH altos nem precisas de colocar bicarbonato de sódio. podes também usar uma pedra calcária dentro da garrafa...mas há maneiras menos "complicadas" O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Camarinhas Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Boas! Eu uso bicarbonato de sodio da Margão, é fácil de encontrar em qualquer hiper. É uma questão de procurar a "banca" da Margão. Abraços Abraços MiguelCamarinhas|Barreiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Obrigado a todos, Foi de certeza falta de atenção minha q nao encontrei o bicarbonato. Abraço, Ricardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Raider Publicado: Março 17, 2004 Autor Share Publicado: Março 17, 2004 obrigado a todos por os vossos conselhos e relatos, e qualquer outra duvida colocada é sempre bem vinda. Sei que o bicarbonato de sódio é um tamponador, mas sempre me aconselharam o bicarbonato de potassio pois o de sódio torna-se prejudicial às plantas ao fim de algum tempo http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...carbonato+sodio mas já agora, como é que o bicarbonato ajuda a manter o ph estável, se o que é injectado no aqua é apenas co2 (julgo eu, mas corrijam-me se tiver enganado)? cumprimentos bruno " Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe." Georg Simmel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 ajuda a manter o ph estável na fermentação. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rptavares Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Raider: O Ph que se fala não é do Aqua mas sim da garrafa onde é criado o co2... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C S Publicado: Março 17, 2004 Share Publicado: Março 17, 2004 Olá, Riklos disse: Peço desculpa ao autor do topico por ter colocado aqui a pergunta, mas penso que nos ira ajudar aos 2. E eu também... pois no tópico citado pelo Raider tanto eu como Nvpa pretendíamos saber: Já agora , onde se compra e quanto custa o bicarbonato de potássio? Como entretanto não chegou resposta , renovo as desculpas e volto à carga... Se alguém souber, não se acanhe Cumps, Carlos Silva O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 Bicarbonato de potássio no aquário compreendo, mas nas garrafas não há necessidade... O fermento com todo aquele açucar mata-se a ele próprio produzindo alcool (não há como evitar) e baixando a acidez (aqui resolve-se com os tais bicarbonatos)... é a razão de colocarmos o tal bicarbonato. para que ele produza CO2 por mais uns dias. este é um sistema independente do aquário até certo ponto, a única troca que deveria ocorrer era mesmo só CO2 no sentido do aquário. O bicarbonato não será bem CO2, este aumentará a quantidade dos iões OH- . Simplificando é assim: A água não será bem H2O....quer sizer é mas na realidade os iões H+ e OH- estão "disassociados". Não me expliquem como ocorre não sou quimico, se estiver a dizer disparates que me corrijem por favor... quantidade igual de OH- e de H+ temos pH 7, mais OH- teremos PH acima de 7, menos proporção de OH- teremos ambientes ácidos (menos de 7 de pH). A escala não é linear a diferença entre 6 pH e 7 pH não é o dobro da 6.5 pH para a de 7 pH...as coisas não são o que parecem... Há tabelas com os valores das diferenças da proporção nos iões ...mas não sei de cor. Um ácido qualquer também aumenta a concentração dos iões de H+... O fermento não se importa com o aumento do Na (sódio)...mesmo nada... tenho ouvido de muita gente a seguinte teoria: O que geralmente mata o fermento não é a falta de açucar, nem o pH (vai depender do KH da água que usamos para encher as garrafas), mas sim o terrivel alcóol, que não é mais do que o resíduo tóxico produzido pelo próprio fermento depois de "digerir" o açucar... espero ter ajudado... Abraços! Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C S Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 Olá, António Vitor disse:Bicarbonato de potássio no aquário compreendo, mas nas garrafas não há necessidade... E era mesmo para o aquário que estava a pensar... Só que me dava jeito uma dicazita onde o vou descobrir... Já me disseram que provavelmente só naquelas farmácias especializadas em preparações e o tempo é escasso para me deslocar... As outras começam a não ter determinados compostos. Já não há muitos clientes a encomendarem aquelas mézinhas e receitas caseiras de mil nove e carqueija. Para além disto, parece que por exigências comunitárias se tornam necessários determidados formulários e certificados, quantidades minímas e prazos de validade apertados que deixam fora do alcance da maioria de estabelecimentos. Foi o que me disseram quando procurei também entre outras coisas, por sulfato de magnésio (sais de epson) para adicionar à mistura de hortrilon. Quanto a opiniões sobre a produção caseira de CO2 e eventual utilização de bicarbonato de sódio, entre muitas outras coisas, aqui fica este link para quem possa ser util: http://www.qsl.net/w2wdx/aquaria/diyco2.html Cumps, Carlos silva O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 18, 2004 Share Publicado: Março 18, 2004 hum... experimenta neste sitio: http://www.guianet.pt/profile/vreis/ é em lisboa... terás de encomendar previamente os produtos...(telefona) repara que 500G de sulfato de magnésio ou potássio dá-te para décadas... não precisarás de grande pureza, mas usualmente é garantida grande pureza, mas mesmo 90% serve...compra a mais barata... gastei 10 euros (acho que foi menos): 500 gramas de sufato de magnésio (98,5% pureza minima) e 250 gramas de sulfato de potássio (pureza minima 92%) O sulfato de magnésio vem associado com moléculas de H20... 7 H2O para cada MgSO4, é a forma estável...é desta que tenho, não conheço sulfato de magnésio de outra forma... só precisarás destes dois para juntares ao hortrilón...não precisas de mais nada! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Madeira Publicado: Março 24, 2004 Share Publicado: Março 24, 2004 Olá gostava de conhecer melhor: sulfato de magnésio sulfato de potássio hortrilon Para que fim são usados e como Sabem como é que é, a curiosidade matou o gato mas se neste caso puder ajudar o aqua não se está nada mal Ao natural Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 24, 2004 Share Publicado: Março 24, 2004 Olá gostava de conhecer melhor: sulfato de magnésio sulfato de potássio hortrilon Para que fim são usados e como Sabem como é que é, a curiosidade matou o gato mas se neste caso puder ajudar o aqua não se está nada mal Fertilizante para plantas... dilui-se em água e dá-se na forma dissolvida O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts