Recommended Posts

Publicado

olá pessoal.

tenho um pequeno problemo.

Pesquisei mto sobre o assunto, e resolvi injectar co2 pelo modo caseiro. o que se passa é que a receita não parece resultar comigo. e já procurei em diversos sites.!!! o que será que estou a fazer mal? desculpem a ignorancia.

juntei numa lata de 2l 2 copos pequenos de acuçar e 2 colheres de fermento em po royal e 1 litro de água. e misturei. e nada. nem uma bolhinha.

Até pensei que havia algum problema com o isolamento, e toma lá mais silicone na tampinha. mas novamente nada.?!?!

como se faz?? descrevam-me por favor a receita o mais detalhadamente possível incluindo se misturámos realmente o acucar e o fermento, se agita-mos, etc.

cumprimentos a todos

p.s. e obrigado a este forum e a todos os responsáveis por ele que esforçadamente continuam a ensinar muitos "viciados" neste maravilhoso hobby. continuem o bom trabalho. e se precisarem algum dia da minha ajuda, por pequena que ela seja, é só pedir.

fiquem bem

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Publicado:

O problema é mesmo o fermento!!! penso que o fermento royal não dá, tem de ser fermento de padeiro que é castanho, uma marca que podes encontrar nas grandes superfícies é fernipan!! Procura na zona dos bolos.

Publicado:

Boas!

Então aqui vai:

Isto é para uma garrafa de 2litros:

1.5l de àgua morna;

1 chávena e 1/2 de chá de açucar branco;

1 Colher de chá de Fermento Biológico(Por exemplo Fermipan)

1 Colher de chá de Bicarbonato de Sódio;

Juntas tudo num recipiente e mexes até dissolver bem, colocas na garrafa de 2 litros e deverá funcionar ao fim de +/- 1 hora.

(Tenta com que a garrafa tenha o minimo de fugas possiveis)

Se passada uma hora +/- não funcionar não desistas, deixa lá estar mais tempo.

Abraços

MiguelCamarinhas|Barreiro

Publicado:

Só uma duvida :arrow:

O bicarbonato de sodio pode ser substituido pelo fermento que ele tem da royal?

É que eu nao encontro bicarbonato de sodio assim "puro", e essa embalagem parece conter bastante percentagem.

Peço desculpa ao autor do topico por ter colocado aqui a pergunta, mas penso que nos ira ajudar aos 2. :arrow:

Abraço,

Ricardo Pinto

logo.jpg
Publicado:

não arranjas bicarbonato de sódio?

estranho...pensei que fosse fácil de arranjar...procura bem, numa grande superficie terá de existir...

(perto do tal fermento Royal)

o que eu tenho é produzido pela Solvay Portugal...

A titulo de curiosidade...

Produzimos a melhor matéria prima para produção do bicarbonato de sódio, vêm camiões de Espanha buscar a tal materia prima portuguesa, a uma fábrica que tem instalações que têm mais de 40 anos...e eles têm empresas com 5 anos que não conseguem produzir com a mesma qualidade...

mais barato talvez, mas eles vem cá buscar o nosso produto.

Publicado:

Riklos, penso que não, tens mesmo de colocar a dose de bicarbonato.. Pra comprares basta ires a uma farmacia que lá encontras. Relativamente ao fermento, é mesmo esse o problema dele, o uso do fermento errado.

Publicado:

Adicionar Co2 provoca sempre uma diminuicao do ph?...Caso nao provoque do k é indicador?(pois...nao uso e nao tenho variacoes de ph :arrow: ou :arrow: )

O fermento k utilizo é o "Vahiné"(7gr )...composicao:fermento de pad eiro desidratado,emulsionante:E491

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Boas!

Eu uso bicarbonato de sodio da Margão, é fácil de encontrar em qualquer hiper. É uma questão de procurar a "banca" da Margão.

Abraços

Abraços

MiguelCamarinhas|Barreiro

Publicado:

Obrigado a todos, :oops:

Foi de certeza falta de atenção minha q nao encontrei o bicarbonato. :shock:

Abraço,

Ricardo

logo.jpg
Publicado:

obrigado a todos por os vossos conselhos e relatos, e qualquer outra duvida colocada é sempre bem vinda.

Sei que o bicarbonato de sódio é um tamponador, mas sempre me aconselharam o bicarbonato de potassio pois o de sódio torna-se prejudicial às plantas ao fim de algum tempo

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...carbonato+sodio

mas já agora, como é que o bicarbonato ajuda a manter o ph estável, se o que é injectado no aqua é apenas co2 (julgo eu, mas corrijam-me se tiver enganado)?

cumprimentos

bruno

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Publicado:

Olá,

Riklos disse:

Peço desculpa ao autor do topico por ter colocado aqui a pergunta, mas penso que nos ira ajudar aos 2.  

E eu também... pois no tópico citado pelo Raider tanto eu como Nvpa pretendíamos saber:

Já agora , onde se compra e quanto custa o bicarbonato de potássio?

Como entretanto não chegou resposta :( , renovo as desculpas e volto à carga... :) Se alguém souber, não se acanhe :)

Cumps,

Carlos Silva

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Publicado:

Bicarbonato de potássio no aquário compreendo, mas nas garrafas não há necessidade...

:)

O fermento com todo aquele açucar mata-se a ele próprio produzindo alcool (não há como evitar) e baixando a acidez (aqui resolve-se com os tais bicarbonatos)...

é a razão de colocarmos o tal bicarbonato.

para que ele produza CO2 por mais uns dias.

este é um sistema independente do aquário até certo ponto, a única troca que deveria ocorrer era mesmo só CO2 no sentido do aquário.

O bicarbonato não será bem CO2, este aumentará a quantidade dos iões OH- .

Simplificando é assim:

A água não será bem H2O....quer sizer é mas na realidade os iões H+ e OH- estão "disassociados".

Não me expliquem como ocorre não sou quimico, se estiver a dizer disparates que me corrijem por favor...

quantidade igual de OH- e de H+ temos pH 7, mais OH- teremos PH acima de 7, menos proporção de OH- teremos ambientes ácidos (menos de 7 de pH).

A escala não é linear a diferença entre 6 pH e 7 pH não é o dobro da 6.5 pH para a de 7 pH...as coisas não são o que parecem...

Há tabelas com os valores das diferenças da proporção nos iões ...mas não sei de cor.

Um ácido qualquer também aumenta a concentração dos iões de H+...

O fermento não se importa com o aumento do Na (sódio)...mesmo nada...

tenho ouvido de muita gente a seguinte teoria:

O que geralmente mata o fermento não é a falta de açucar, nem o pH (vai depender do KH da água que usamos para encher as garrafas), mas sim o terrivel alcóol, que não é mais do que o resíduo tóxico produzido pelo próprio fermento depois de "digerir" o açucar...

espero ter ajudado...

Abraços!

Abraços!

Publicado:

Olá,

António Vitor disse:

Bicarbonato de potássio no aquário compreendo, mas nas garrafas não há necessidade...  

E era mesmo para o aquário que estava a pensar... :( Só que me dava jeito uma dicazita onde o vou descobrir... :)

Já me disseram que provavelmente só naquelas farmácias especializadas em preparações e o tempo é escasso para me deslocar... As outras começam a não ter determinados compostos. Já não há muitos clientes a encomendarem aquelas mézinhas e receitas caseiras de mil nove e carqueija. Para além disto, parece que por exigências comunitárias se tornam necessários determidados formulários e certificados, quantidades minímas e prazos de validade apertados que deixam fora do alcance da maioria de estabelecimentos. Foi o que me disseram quando procurei também entre outras coisas, por sulfato de magnésio (sais de epson) para adicionar à mistura de hortrilon.

Quanto a opiniões sobre a produção caseira de CO2 e eventual utilização de bicarbonato de sódio, entre muitas outras coisas, aqui fica este link para quem possa ser util:

http://www.qsl.net/w2wdx/aquaria/diyco2.html

Cumps,

Carlos silva

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Publicado:

hum...

experimenta neste sitio:

http://www.guianet.pt/profile/vreis/

é em lisboa...

terás de encomendar previamente os produtos...(telefona)

repara que 500G de sulfato de magnésio ou potássio dá-te para décadas...

:)

não precisarás de grande pureza, mas usualmente é garantida grande pureza, mas mesmo 90% serve...compra a mais barata...

:(

gastei 10 euros (acho que foi menos):

500 gramas de sufato de magnésio

(98,5% pureza minima)

e 250 gramas de sulfato de potássio

(pureza minima 92%)

O sulfato de magnésio vem associado com moléculas de H20...

7 H2O para cada MgSO4, é a forma estável...é desta que tenho, não conheço sulfato de magnésio de outra forma...

só precisarás destes dois para juntares ao hortrilón...não precisas de mais nada!

Publicado:

Olá

gostava de conhecer melhor:

sulfato de magnésio

sulfato de potássio

hortrilon

Para que fim são usados e como

Sabem como é que é, a curiosidade matou o gato mas se neste caso

puder ajudar o aqua não se está nada mal

Ao natural

Publicado:
Olá