askthelord Publicado Dezembro 29, 2006 Publicado Dezembro 29, 2006 :Boas Agradecia uma peq ajuda, até pq já usei a pesquisa vi um tópico muito idêntico mas não sei se será esse o meu problema, para ajudar melhor na resolução ponho aqui o meu setup : Aqua 60L Iluminação: 1-aquaglo 18w-1-Lâmpada 15w 6000k co2 caseiro a funcionar bem fertilizantes sólidos aquacolisa e aqua soil-ada aquecedor -75w filtro externo ehein 2211 300l/h tpa semanais de 10l 1 vez por mês 20l adiciono fertilizante liquido um que agora não me lembro o nome mas sei que é um muito usual em lojas de rotulo verde e dos mais baratos bem poderia aqui tb por a flora e fauna do meu aqua mas para já não sei se será importante, o problema mesmo é que as folhas das minhas anubias têm aparecido com buracos e por vezes tipo "ratadas" assim como as minhas hygrophila corymbosa "compacta" e agora também a alternanthera reineckii "roseafolia" apareceu com algumas folhas esburacadas porque será ps: o aqua têm sensivelmente 1a2 meses de funcionamento cumps Bruno Silva
baby__rover Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 (editado) :Boas Agradecia uma peq ajuda, até pq já usei a pesquisa vi um tópico muito idêntico mas não sei se será esse o meu problema, para ajudar melhor na resolução ponho aqui o meu setup : Aqua 60L Iluminação: 1-aquaglo 18w-1-Lâmpada 15w 6000k co2 caseiro a funcionar bem fertilizantes sólidos aquacolisa e aqua soil-ada aquecedor -75w filtro externo ehein 2211 300l/h tpa semanais de 10l 1 vez por mês 20l adiciono fertilizante liquido um que agora não me lembro o nome mas sei que é um muito usual em lojas de rotulo verde e dos mais baratos bem poderia aqui tb por a flora e fauna do meu aqua mas para já não sei se será importante, o problema mesmo é que as folhas das minhas anubias têm aparecido com buracos e por vezes tipo "ratadas" assim como as minhas hygrophila corymbosa "compacta" e agora também a alternanthera reineckii "roseafolia" apareceu com algumas folhas esburacadas porque será ps: o aqua têm sensivelmente 1a2 meses de funcionamento cumps Bruno Silva Que peixes tens ? Pois eu tenho o mesmo problema . Algumas das minhas folhas tambem aparecem com buracos , mas no meu caso a culpa é dos botia palhacos . Comprei os botia para me ver livre dos caracois mas agora o problema sao eles . Nao so ratam as plantas como em algumas cortam nas so fica a raiz .... Editado Dezembro 29, 2006 por baby__rover
askthelord Publicado: Dezembro 29, 2006 Autor Publicado: Dezembro 29, 2006 Boas fauno no aqua 1-betta splendens (plakat) 5-tantchthys albonubes(tanictis) 6-paracheirodon axelrodi(tetra cardinal) 1-botia macracanthus(botia palhaço) 1-kuhlii 1-pangassus albino peq. 2-caradina japonica 3-caradina gracilirostris(nariz vermelho) varios 8/10 neocaridina denticulata sinensis(red cherry) podera ser do botia ? numca o observei a comer as plantas mas vou estar atento obg cmpts Bruno Silva
baby__rover Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 (editado) Boas fauno no aqua 1-betta splendens (plakat) 5-tantchthys albonubes(tanictis) 6-paracheirodon axelrodi(tetra cardinal) 1-botia macracanthus(botia palhaço) 1-kuhlii 1-pangassus albino peq. 2-caradina japonica 3-caradina gracilirostris(nariz vermelho) varios 8/10 neocaridina denticulata sinensis(red cherry) podera ser do botia ? numca o observei a comer as plantas mas vou estar atento obg cmpts Bruno Silva[/quote No meu caso sao os botia . É que ratam as plantas todas ate as mais duras , e as folhas novas das anubias nenhuma cresce direita pois ficam logo ratadas . O que estou a fazer agora´,eu ponho uma folha de alface para ver se eles deixam as plantas em paz . E eles gostam da alface . Mesmo com o alimento vegetal que eles comem , nem assim deixam as plantas em paz . Boa sorte espero ter ajudado Um bom Ano Editado Dezembro 29, 2006 por baby__rover
Murkas Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Boas, uma hipótese a ter em conta é a falta de Potássio (K), conforme diz no seguinte topico Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
baby__rover Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Boas,uma hipótese a ter em conta é a falta de Potássio (K), conforme diz no seguinte topico Abraço Boas No meu caso sao mesmo os botia palhacos , pois ja os vi a ratar as plantas varias vezes . Destroiem tudo ate as mais duras .
askthelord Publicado: Dezembro 29, 2006 Autor Publicado: Dezembro 29, 2006 Boas desde já os meus agradecimentos aos dois pela ajuda, não ponho de parte o caso do botia mas tenho as minhas... em relação ao potássio ai sim já me inclino mais para esse lado e depois de ter lido o tópico e visto os ex. ali colocados acho que aqui sim reside a maior causa destes buracos nas folhas. assim sendo só tenho uma solução passar á acção com o mestre potássio se quero ter plantainhas saudáveis. obg. e Feliz 2007 cpmts Bruno Silva
silver_fox Publicado: Dezembro 30, 2006 Publicado: Dezembro 30, 2006 no meu caso e um sacana de um pleco... é do dia para a noite, basta esquecer-me de lhe deitar uma pastilha de comida... "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
ric-santos Publicado: Janeiro 15, 2007 Publicado: Janeiro 15, 2007 Oi! Infelizmente também estou a sofrer desse mal. Coloco aquí algumas fotos: O meu aqua: Agora a minha desgraça: e ainda Agora, em termos dados: Aqua: 100L Iluminação é fraca: T8 de 30W Potássio adiciono 2 vezes por semana 10 ppm de Potassio DIY com KCl. CO2 - DIY de fermentação. As plantas mais atacadas são estas das fotos (hygrophila Polisperma, acho eu, corrijam-me), principalmente nas folhas mais velhas. Que poderá estar a acontecer Obrigado Cumprimentos Ricardo
ric-santos Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Oi! Ninguém dá uma ajudinha. . . . Cumprimentos Ricardo
Murkas Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Oi! Ninguém dá uma ajudinha. . . . Parece-me ser carência e potássio... de ceteza que adiconas mesmo 10 ppm? (vê lá não estejam as contas a falhar, já me aconteceu!). As folhas afectadas com uma certa carência nunca se curam , por isso tens que ver se tens carência é no aparecimento de novos casos assim... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
ric-santos Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Parece-me ser carência e potássio...de ceteza que adiconas mesmo 10 ppm? (vê lá não estejam as contas a falhar, já me aconteceu!). As folhas afectadas com uma certa carência nunca se curam , por isso tens que ver se tens carência é no aparecimento de novos casos assim... Abraço Boas! Fiz o fertilizante recorrendo às calculadoras cá do forum, não há falhanço, por cada 20 ml de fertilizante adiciono 10 ppm de K. Hoje fiz os testes (JBL) e descobrí que tenho os valores do ferro a zero, a côr deu amarelado, de acordo com a tabela, incolor seria "0" e quanto mais roxo maior o valo de Fe, deu amarelado, deve ser um valor negativo Agora será só disso??? Os restantes valores são: ph - 7.5 NO3 - 20 ppm Fe - 0 ou ainda menos PO4 - 1,0 ppm Quanto a um bom fertilizante liquido, que recomendam? Cumprimentos Ricardo
Murkas Publicado: Janeiro 17, 2007 Publicado: Janeiro 17, 2007 Boas! Fiz o fertilizante recorrendo às calculadoras cá do forum, não há falhanço, por cada 20 ml de fertilizante adiciono 10 ppm de K. Hoje fiz os testes (JBL) e descobrí que tenho os valores do ferro a zero, a côr deu amarelado, de acordo com a tabela, incolor seria "0" e quanto mais roxo maior o valo de Fe, deu amarelado, deve ser um valor negativo Agora será só disso??? Os restantes valores são: ph - 7.5 NO3 - 20 ppm Fe - 0 ou ainda menos PO4 - 1,0 ppm Quanto a um bom fertilizante liquido, que recomendam? Os macros fazes DIY, o ferro aconselharam-me a comprar á parte mas há por aí muito boa gente a utilizar o hortillon (não conheço de todo) e como também ando á procura de um fertilizante de ferro, não te posso aconselhar nada... No meu caso deve de ser o que tiver disponível na loja quando lá for. Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Pedro.Soares Publicado: Março 5, 2007 Publicado: Março 5, 2007 Boas fauno no aqua 1-betta splendens (plakat) 5-tantchthys albonubes(tanictis) 6-paracheirodon axelrodi(tetra cardinal) 1-botia macracanthus(botia palhaço) 1-kuhlii 1-pangassus albino peq. 2-caradina japonica 3-caradina gracilirostris(nariz vermelho) varios 8/10 neocaridina denticulata sinensis(red cherry) podera ser do botia ? numca o observei a comer as plantas mas vou estar atento obg cmpts Bruno Silva Boas Se alguma da fauna anda a comer as plantas é sem dúvida o Caridina gracilirostris.Pode também ser falta de potássio, mas que estes camarões comem muitas plantas isso comem, então se não lhes deres algas e vegetais arruínam um plantado.... Cumprimentos
Recommended Posts