Recommended Posts

Publicado

Boas,

precisava de uma ajudinha com um fertilizante caseiro de fosfatos.

Preferencialmente gostaria de fazer um fertilizante á base de KH2PO4, mas como uma embalagem de 1 kg custava cerca de 60€ desisti da ideia, e em foi-me sugerido outro composto para a elaboração do fertilizante, o NaH2PO4 ou Na2HPO4.

A minha dúvida está em como calcular a concentração do fertilizante (pura matematica), visto que não sei quais as percentagens de PO4 do composto...

Uma ajudinha era bem vinda

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá.

Serve-te: http://ivanpantz.planetaclix.pt/C.xls

Qualquer dúvida, pergunta.

Já agora, toma atenção, porque apesar de existirem as formas anidras... mais facilmente se arranjam as formas hidratadas desses dois sais.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Olá.

Já agora, toma atenção, porque apesar de existirem as formas anidras... mais facilmente se arranjam as formas hidratadas desses dois sais.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Mais uma vez obrigado Luis, sempre disponível ;)

só mais uma perguntinha, o Na não vai afectar negativamente o aqua? e ja agora o Cl do KCl também não pode ser prejudicial?

Abraço

Editado por Murkas

Publicado:

Olá.

só mais uma perguntinha, o Na não vai afectar negativamente o aqua? e ja agora o Cl do KCl também não pode ser prejudicial?

Questão pertinente...

É minha opinião que não há problema. Por duas razões:

;) Já utilizei e não me queixei...

;) Opinião mais química (boring). A água do teu aquário já tem bastante sódio dissolvido. Arrisco-me a dizer que é o ião alcalino que ocorre em maior concentração nas águas (naturais e não só). E como o PO4 até é o fertilizante que as plantas consomem em menor quantidade, acho que é seguro dizer que o aumento de sódio por parte do fertilizante de Fosfato de Sódio é insignificante.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado pela explicação, e sem querer ser chato... mas e quanto ao Cl no KCl?

Isso não seria estar a adicionar Cloro sob a forma do iao Cloreto?

Abraço

Publicado:

Olá.

Mesma resposta que para o Sódio... :microwave: É só mudar os nomes... o Cloreto por acaso não é o que existe em maior concentração (bicarbonatos e carbonatos ganham, mas fica em 2º lugar ao lado do ião sulfato).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Olá.

Mesma resposta que para o Sódio... bigsmile É só mudar os nomes... o Cloreto por acaso não é o que existe em maior concentração (bicarbonatos e carbonatos ganham, mas fica em 2º lugar ao lado do ião sulfato).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Okapa :microwave:

Muito obrigado pelos esclarecimentos...

Abraço

Publicado:

Já agora... só por curiosidade.

A densidade da água do mar, é aproximadamente 1,03 g/mL. Se admitirmos que apenas o sal contribue para esse aumento de densidade de 3% (face a água pura), temos que em NaCl a água do mar tem 30000 ppm, de NaCl obviamente.

Na molécula de NaCl, temos que:

MM[NaCl] = 58,44 g/mol

MA[Na] = 22,99 g/mol

MA[Cl] = 35,45 g/mol

Quer dizer que na água salgada, mais concretamente, temos:

Concentração de Na = (22,99/58,44)*30000 ppm = 11801 ppm de Na+

Concentração de Cl = (35,45/58,44)*30000 ppm = 18198 ppm de Cl-

Como é óbvio, não digo que as plantas só morram com concentrações de sal na ordem das da água salgada... foi apenas para terem uma ideia.

Até chegarmos a um estado de salinidade jeitoso... ainda era preciso dissolver muito fertilizante de Na2HPO4 e KCl...

As concentrações de Cl- para a água da torneira e furos de água não tratada, andam a rondar os 40 ppm. Os de sódio creio que rondam igualmente os 30-40 ppm.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: O importante, que é a salinidade para a qual as plantas começam a torcer o nariz... isso é que não sei :microwave:

Publicado:

Já agora não queres explicar aqui a malta como é que funcemina? :microwave:

Quanto tens os espaços do elemento, é suposto meter o quê, a percentagem desse elemento?

Já agora como posso saber a percentagem de um elemento x(PO4) num composto y(NaH2PO4 ou Na2HPO4)?

Abraço

Publicado:

Olá.

Por baixo de cada elemento químico, existe uma célula vazia. Nessa célula colocas o número de átomos que ocorre em cada molécula.

Por exemplo, para o Nitrato de Potássio (KNO3) colocas por debaixo da célula que contém a letra "K", o número 1; por debaixo da célula com "N", 1; e por debaixo da célula com "O", o número 3.

Depois é só seguires as "instruções". Colocas a litragem do teu aquário em litros, o volume de fertilizante que queres fazer em mililitros e a massa de produto que vais dissolver, em gramas. As 3 células no topo da página indicam-te quantos ppm de cada NPK é que cada mililitro da tua solução de fertilizante vai adicionar ao teu aquário.

Por exemplo, imaginando que o teu aquário tem 100 litros reais, e vais usar NaH2PO4 anidro para fertilizares Fosfatos. Queres fazer 1 litro de solução... solução essa que adiciona 0,1 ppm de PO4 ao aquário por mililitro.

Inseres os dados todos, como já mencionei e vais variando a massa até o valor de PO4 no cimo da sheet ser igual a 0,1 ppm/ml. Tal como na calculadora do Chuck. Óbvio que podes fazer de outra maneira, que é utilizar a outra sheet (Massa) em que inseres a relação ppm/ml de fertilizante e ele calcula-te a massa.

Fazes as contas e obtens o valor de 12,63 gramas de NaH2PO4.

Cumprimentos

Luís Fortunato