Murkas Publicado Dezembro 29, 2006 Publicado Dezembro 29, 2006 Boas, precisava de uma ajudinha com um fertilizante caseiro de fosfatos. Preferencialmente gostaria de fazer um fertilizante á base de KH2PO4, mas como uma embalagem de 1 kg custava cerca de 60€ desisti da ideia, e em foi-me sugerido outro composto para a elaboração do fertilizante, o NaH2PO4 ou Na2HPO4. A minha dúvida está em como calcular a concentração do fertilizante (pura matematica), visto que não sei quais as percentagens de PO4 do composto... Uma ajudinha era bem vinda A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Olá. Serve-te: http://ivanpantz.planetaclix.pt/C.xls Qualquer dúvida, pergunta. Já agora, toma atenção, porque apesar de existirem as formas anidras... mais facilmente se arranjam as formas hidratadas desses dois sais. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Dezembro 29, 2006 Autor Publicado: Dezembro 29, 2006 (editado) Olá. Serve-te: http://ivanpantz.planetaclix.pt/C.xls Qualquer dúvida, pergunta. Já agora, toma atenção, porque apesar de existirem as formas anidras... mais facilmente se arranjam as formas hidratadas desses dois sais. Cumprimentos Luís Fortunato Mais uma vez obrigado Luis, sempre disponível só mais uma perguntinha, o Na não vai afectar negativamente o aqua? e ja agora o Cl do KCl também não pode ser prejudicial? Abraço Editado Dezembro 29, 2006 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Olá. só mais uma perguntinha, o Na não vai afectar negativamente o aqua? e ja agora o Cl do KCl também não pode ser prejudicial? Questão pertinente... É minha opinião que não há problema. Por duas razões: Já utilizei e não me queixei... Opinião mais química (boring). A água do teu aquário já tem bastante sódio dissolvido. Arrisco-me a dizer que é o ião alcalino que ocorre em maior concentração nas águas (naturais e não só). E como o PO4 até é o fertilizante que as plantas consomem em menor quantidade, acho que é seguro dizer que o aumento de sódio por parte do fertilizante de Fosfato de Sódio é insignificante. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Dezembro 30, 2006 Autor Publicado: Dezembro 30, 2006 Obrigado pela explicação, e sem querer ser chato... mas e quanto ao Cl no KCl? Isso não seria estar a adicionar Cloro sob a forma do iao Cloreto? Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 30, 2006 Publicado: Dezembro 30, 2006 Olá. Mesma resposta que para o Sódio... É só mudar os nomes... o Cloreto por acaso não é o que existe em maior concentração (bicarbonatos e carbonatos ganham, mas fica em 2º lugar ao lado do ião sulfato). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Dezembro 30, 2006 Autor Publicado: Dezembro 30, 2006 Olá. Mesma resposta que para o Sódio... É só mudar os nomes... o Cloreto por acaso não é o que existe em maior concentração (bicarbonatos e carbonatos ganham, mas fica em 2º lugar ao lado do ião sulfato). Cumprimentos Luís Fortunato Okapa Muito obrigado pelos esclarecimentos... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 30, 2006 Publicado: Dezembro 30, 2006 Já agora... só por curiosidade. A densidade da água do mar, é aproximadamente 1,03 g/mL. Se admitirmos que apenas o sal contribue para esse aumento de densidade de 3% (face a água pura), temos que em NaCl a água do mar tem 30000 ppm, de NaCl obviamente. Na molécula de NaCl, temos que: MM[NaCl] = 58,44 g/mol MA[Na] = 22,99 g/mol MA[Cl] = 35,45 g/mol Quer dizer que na água salgada, mais concretamente, temos: Concentração de Na = (22,99/58,44)*30000 ppm = 11801 ppm de Na+ Concentração de Cl = (35,45/58,44)*30000 ppm = 18198 ppm de Cl- Como é óbvio, não digo que as plantas só morram com concentrações de sal na ordem das da água salgada... foi apenas para terem uma ideia. Até chegarmos a um estado de salinidade jeitoso... ainda era preciso dissolver muito fertilizante de Na2HPO4 e KCl... As concentrações de Cl- para a água da torneira e furos de água não tratada, andam a rondar os 40 ppm. Os de sódio creio que rondam igualmente os 30-40 ppm. Cumprimentos Luís Fortunato PS: O importante, que é a salinidade para a qual as plantas começam a torcer o nariz... isso é que não sei Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Dezembro 30, 2006 Autor Publicado: Dezembro 30, 2006 Serve-te: http://ivanpantz.planetaclix.pt/C.xlsQualquer dúvida, pergunta. Já agora não queres explicar aqui a malta como é que funcemina? Quanto tens os espaços do elemento, é suposto meter o quê, a percentagem desse elemento? Já agora como posso saber a percentagem de um elemento x(PO4) num composto y(NaH2PO4 ou Na2HPO4)? Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 30, 2006 Publicado: Dezembro 30, 2006 Olá. Por baixo de cada elemento químico, existe uma célula vazia. Nessa célula colocas o número de átomos que ocorre em cada molécula. Por exemplo, para o Nitrato de Potássio (KNO3) colocas por debaixo da célula que contém a letra "K", o número 1; por debaixo da célula com "N", 1; e por debaixo da célula com "O", o número 3. Depois é só seguires as "instruções". Colocas a litragem do teu aquário em litros, o volume de fertilizante que queres fazer em mililitros e a massa de produto que vais dissolver, em gramas. As 3 células no topo da página indicam-te quantos ppm de cada NPK é que cada mililitro da tua solução de fertilizante vai adicionar ao teu aquário. Por exemplo, imaginando que o teu aquário tem 100 litros reais, e vais usar NaH2PO4 anidro para fertilizares Fosfatos. Queres fazer 1 litro de solução... solução essa que adiciona 0,1 ppm de PO4 ao aquário por mililitro. Inseres os dados todos, como já mencionei e vais variando a massa até o valor de PO4 no cimo da sheet ser igual a 0,1 ppm/ml. Tal como na calculadora do Chuck. Óbvio que podes fazer de outra maneira, que é utilizar a outra sheet (Massa) em que inseres a relação ppm/ml de fertilizante e ele calcula-te a massa. Fazes as contas e obtens o valor de 12,63 gramas de NaH2PO4. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts