Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá.

Apos uma leitura intensa do forum e outros e como o meu fascinio pelos Oscares e' grande vou montar um aquario agora em Janeiro para tres Oscares.

As dimensões do aquário são;

Comprimento; 1,20m

Altura; 60cm

Largura;60cm

Quanto à filtragem vou montar uma sump e mais tarde vou fazer um filtro externo "tipo copo", genero dos filtros externos da hein.

Como substracto vou usar areia bastante grossa (pedrinhas de pequenas dimensões, resultaram da erosão de calhaus) e depois alguns calhaus pretos que colectei na praia da Granja Perto de Vila nova de Gaia, tal como o areão.

Vou colocar lá 3 oscares ou pelo menos dois: O Tigre, o oscar comum e ainda por ver o albino.

Talvez opte por colocar algumas plantas resistentes mas sei que mais tarde vou ter que as retirar.

Vai levar ainda de um dos lados do aquário umas raizes grandes de videira so para dar mais estética ao aquário.

O suporte para o aquario e para a sump vai se de ferro talvez ferro galvanizado mas ainda não sei se vale a pena, talvez um boa pintura no ferro normal seja suficiente.

A minha duvida é; quanto à sump que dimensoes me aconselhariam para esta litragem de aquário, estava a pensar numa ai ate uns 60litros para tentar perfazer os 500litros.(não vou usar furos no aquario apenas overflow sem coluna seca)

O aquario foi encomendado quando chegar posto fotos entretando preciso de muitas criticas saudaveis e opiniões.

Editado por bofh
Publicado:

Mais um maluco dos Oscares é o que se quer biggrin

Como já leste bastantes coisas, deves ter visto de certeza para proteger o termoestato. Eles embirram com a luzinha vermelha biggrin os meus já me partiram 2...

3 é um nº arriscado para teres. Se por acaso 2 deles formam casal ou parceria, vais ter problemas. Julgo que possas manter 4 nesse aquário durantes bastantes anos sem haver grandes faltas de espaço. Se forem 4 o dominante vai ter mais dominados para distribuir as lutas. Convem comprares todos ao mesmo tempo e do mesmo tamanho. Se possivel em sitios diferentes, para não ficares com irmãos da mesma ninhada. Sempre que notares porrada mais a sério, troca a decoração de sitio ou introduz algo diferente no aquário. Assim ficam assutados e formam cardume e depois têm de voltar a conquistar territórios.

Alimentação é op mais variada possivel. Convem teres pelo menos 3 qualidades diferentes de ração para ires trocando. Os meus fartam-se com facilidade da ração por isso vou intercalando com comida viva e congelada.

Atenção aos troncos que vais colocar, não convem ter pontas muito aguçadas porque nas disputas deles, são um bocado brutos e vão contra tudo.

Quanto á sump, quanto maior e mais filtragem tiver melhor. Eu gosto de ter um filtro interior potente, apanha melhor a porcaria deles e limpa-se bastante melhor que a sump.

Não tenho assim mais nada de importante ou que não tenhas já lido para te dizer :D

Fico á espera das fotos :drinking:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado: (editado)
Mais um maluco dos Oscares é o que se quer surprised

Como já leste bastantes coisas, deves ter visto de certeza para proteger o termoestato. Eles embirram com a luzinha vermelha ;) os meus já me partiram 2...

3 é um nº arriscado para teres. Se por acaso 2 deles formam casal ou parceria, vais ter problemas. Julgo que possas manter 4 nesse aquário durantes bastantes anos sem haver grandes faltas de espaço. Se forem 4 o dominante vai ter mais dominados para distribuir as lutas. Convem comprares todos ao mesmo tempo e do mesmo tamanho. Se possivel em sitios diferentes, para não ficares com irmãos da mesma ninhada. Sempre que notares porrada mais a sério, troca a decoração de sitio ou introduz algo diferente no aquário. Assim ficam assutados e formam cardume e depois têm de voltar a conquistar territórios.

Alimentação é op mais variada possivel. Convem teres pelo menos 3 qualidades diferentes de ração para ires trocando. Os meus fartam-se com facilidade da ração por isso vou intercalando com comida viva e congelada.

Atenção aos troncos que vais colocar, não convem ter pontas muito aguçadas porque nas disputas deles, são um bocado brutos e vão contra tudo.

Quanto á sump, quanto maior e mais filtragem tiver melhor. Eu gosto de ter um filtro interior potente, apanha melhor a porcaria deles e limpa-se bastante melhor que a sump.

Não tenho assim mais nada de importante ou que não tenhas já lido para te dizer :P

Fico á espera das fotos ;)

Eu adoro os oscares, já estive a pensar melhor e depois de lêr o que me disseste vou colocar apenas dois talvez um albino e um tigre são os meus favoritos talvez possa colocar uns outros ciclideos granditos para não servirem de comida.. Obrigado pelas dicas na alimentação so faltava era colocares ai umas fotos dos teus para eu ver como isso vai.. Ah o termoestato vai estar dentro da sump logo nao havera problemas :) Depois compro uma bola grande para meter a boias no aquario para eles brincarem. Quanto os troncos ainda vou pensar nisso. Precisava de umas fotos para ter uma ideia :P

Apesar de ter lido muito uma opinião traz sempre algo novo por isso dispõe à vontade.

As fotos ainda vão demorar

Abraço

Editado por bofh