caminhante Publicado Março 16, 2004 Publicado Março 16, 2004 olá pessoal depois de muito pesquisar e mudar de ideias, cheguei a decisão final, vou montar o aquário com vista a ter escalares. Estou a pensar na seguinte configuração: Aquário Comp – 150cm Profundidade – 60cm Altura – 80cm (não sei se estas medidas seram possiveis, tenho de ir a scalare perguntar, pois vou comprar lá) Filtro eheim 2217 (será suficiente? Como faço os calculos para o volume de litros que o aquario vai ter?) Peixes a colocar: 6 - Botia macracantha - Botia palhaço 6 - Corydoras barbatus 8 - Otocinclus affinis 10 - Pterophyllum scalare - Escalar 4 - Trichogaster leeri - Colisa/gourami Pretendo que os escalares criem, e os colisa também, não sei se deverei por 2 femeas para cada macho ou dois casais como estou a pensar inicialmente... Boa configuração ou sobrelotado? Que plantas deverei utilizar? Um abraço César
nunomiguel Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Viva, Aquário Comp – 150cm Profundidade – 60cm Altura – 80cm Revê bem estas medidas. 80cm acho muito alto. Depois para fazeres quelquer coisa no fundo é pior... eheim 2217 Acho pouco... Só se meteres 2 destes... e mesmo assim só viras 2xx o volume do aqua... Pretendo que os escalares criem, e os colisa também, não sei se deverei por 2 femeas para cada macho ou dois casais como estou a pensar inicialmente... Só se comprares já escalares adultos e reprodutores caso contrário como vais distinguir os machos das fêmeas na loja? Além do mais não vais ter muito sucesso na criação de escalares em aquas comunitários. Convinha ser num aqua à parte. Boa configuração ou sobrelotado? Eu não punha tanto... mas acho que não está sobrelotado para ~700lts de agua (bruto). Que plantas deverei utilizar? Depende da iluminação... Com essa altura ainda pior. Se o aqua for muito alto pouca luz vai chegar ao substrato, ou seja, não podes ter plantas muito exigentes a nível de luz. Podes colocar, por exemplo, Echinodorus... Vê o aqua do Luis Queiroga para teres uma ideia do que falo. Abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
caminhante Publicado: Março 16, 2004 Autor Publicado: Março 16, 2004 ola nuno. obrigado pela resposta Eu estava a pensar num aquario alto para o crescimento dos escalares ser completo, mas talvez mude para um 150x60x50 ou algo assim parecido. Um abraço César
HomemPeixe Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Olá. Também vou fazer um aquário com base de 150x60 e colocar escalares. EM relação a altura do aquário escolhi 60cm. Se quizeres existe no mercado aquário com medidas stand com 150x50x70. Em relação ao filtro podias utilizar 2 x 2217 ou 1 x 2260. Pessoalmente vou utilizar outro aquário para as reproduções. No teu caso penso que não tevias utilzar os Botia macracantha - Botia palhaço e os Trichogaster leeri - Colisa/gourami. Não acretido que consigas reproduzir os gouramis no aquário comunitário juntamente com os escalares pois o aquário é pequeno demais para a reprodução das 2 especies. Tive um aquário com 140x40x50 no qual reproduzi escalares e o maximo de reproduções simultâneas que tive foi de 2 casais e coitados dos outros peixes. Quanto tive esse aquário com Ciclideos Zebra consegui uma vez reproduzir 3 casais ao mesmo tempo, mas aconteceu uma destruição total da decoração, plantas e alguns peixes. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
nunomiguel Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Viva, Queria apenas acrescentar que os escalares quando formam casais ficam muito agressivos. Tive escalres durante muito tempo. Inclusivé com Discos. Acontece que, pela primeira vez em muitos anos consegui 2 casais!! :D Ora, quando chegava a altura de desovarem... Deus me livre... corriam tudo e todos. Os machos brigavam que era uma coisa doida... Resultado: Dei 2 escalares... 6 vendi-os. Fiquei apenas com os discos Mesmo tendo um aquário só com escalares vais ter problemas na mesma. Quando chegar a altura da desova lá vão eles. Tinha um macho, e diga-se que bonito macho, que comeu a boca ao outro de tanto brigar. coisas da vida... Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
caminhante Publicado: Março 16, 2004 Autor Publicado: Março 16, 2004 Ui... caramba... e eu que não queria peixes agressivos... Os gouramis, visto talvez não procriarem, seria para dar mais cor ao aquário. Porque desaconselhas os Botia? Tinha a ideia de serem pacíficos e são lindos... Deverei ficar só com os cory's? 6 - Corydoras barbatus 8 - Otocinclus affinis 10 - Pterophyllum scalare seria uma melhor configuração? Espaço/compatibilidade de espécies. Um abraço César
JOSE Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Parabens pela escolha dos escalares,quanto ao tamanho do aquario na minha opiniao 40cm de altura sao suficientes,vale mais optares por mais largura.Quanto à agrecividade creio que comprendeste mal as palavras dos outros menbros,uma vez que salvo na epoca da postura sao absolutamente pacificos. Sera que nao fazias exactamente o mesmo se fossem os teus filhos,quanto ao facto do aquario ser comunitario nao sera a melhor escolha para criaçao,tenho seis casais e ainda so consegui criaçao de um casal, que mudei recentemente para um aqua de 120l. Mas com essas medidas deve dar para 3ou4 casais.Junta uns peixitos de fundo tambem nao fara mal,quanto aos botia, tenho 2 nao sao agressivos mas sao muito agitados o que contrasta muito com os escalares.
Valter Silva Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Viva, Eu tenho num aqua de 120Lts umas 7 femeas que poe ovos. Digo 7 femeas pq vao trocando de macho Sao todas aindas pequenas 5-6 cm. As mais velhas tem 1 ano de vida. Os macho tb sao do mesmo tamnho e idade. No total o aqua tem uns 16 escalares. Sei que e' pouco, mas nao tenho espaco para um aqua maior e logo temos de viver com o que temos Cumpts Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Miguel Pereira Publicado: Março 16, 2004 Publicado: Março 16, 2004 Olá, Bom projecto esse que tens em mente. Um aquario com 60 ou 70 cm de altura parece-me ser o ideal para um bom desenvolvimento e/ou manutenção de escalares. Actualmente mantenho apenas um aquario plantado em casa, onde escalares selvagens coabitam pacificamente com Botias Palhaço. Atensiosamente aguardo outras actualizações do teu projecto. Um abraço Miguel
caminhante Publicado: Março 17, 2004 Autor Publicado: Março 17, 2004 obrigado a todos ainda bem que os Botia combinam bem com os escalares, porque adoro mesmo esses peixes, e ia introduzi-los juntos com os cory e otto para ciclar o aquario. Relativamente a criação dos escalares, quanto tempo eles demoram, caso o façam, a formar casais? Não queria ter "solitarios". Um abraço César
Flash Publicado: Março 17, 2004 Publicado: Março 17, 2004 É relativo !! Se comprares pqeunos... então bem que podes esperar !! Se os comprares adultos ( ideal são oito ) é rapido ... dou um mês no maximo 2..... já vi menos.... Tenho escalares e um casal já cá canta... sobre a agressividade deles... é só mesmo para proteger os filhotes !! Depois aquilo passa...... alem disso são peixes muito simpaticos... e se te veem a aprocimar do teu aqua... estão logo ao teu lado... e se for para dar comida... ..... bem bem.... é um espetaculo !! Eu utiliso uma rede que fiz grande que separa o casal nas alturas da desova...... asssim ninguem se aleja !! meu aqua é de 160x60x60 !! Não faças mais de 60cm... ou vai ter varios problemas !! Um abraço Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
caminhante Publicado: Março 17, 2004 Autor Publicado: Março 17, 2004 ola, boa ideia a rede assim a qualidade da àgua mantém-se a mesma eu preferia comprar pequenos... gosto de os ver crescer. Um abraço César
Pedro Borges Publicado: Março 17, 2004 Publicado: Março 17, 2004 Olá, força para o teu projecto e parabéns por te informares bem antes de enverdar na montagem definitiva do aqua. É 80% do caminho andado. 150x50-60x50-60 parecem-me dimensões razoáveis. 6 - Corydoras barbatus 8 - Otocinclus affinis 10 - Pterophyllum scalare Esta escolha está acertada, realmente a bótia e as colisas estavam a mais (e borravam a pintura por serem asiáticos). no entanto, para um aqua do tamanho do teu (grande) essas quantidades não vão dar grande vista. Metia fácilmente 12 Corys e 20 Otos e mantinha os objectivo de 3 casais de escalar (deves comprar uns 8-10 e depois vender / oferecer os que não formarem par). Mas mesmo assim ficas com o aqua mto vazio, falta... um peixe de cardume. Cardinais e neons está fora de questão porque eles chamam-lhes um figo, mas e que tal uns 30 Petitella georgiae? é uma visão impressionante... Com essas dimensões podes também pensar num pleco qualquer bonitinho Claro está que isso vai estar tudo muito bem plantado não é? Promete o teu aqua, vai mantendo o ppl actualizado e qq dúvida já sabes... pergunta. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Visitante Publicado: Março 17, 2004 Publicado: Março 17, 2004 pessoal, também estou em fase de adiquirir um aqua com 150 x 40 x 50 para escalares... mas não encontro preços jeitosos... Alguém de que está num projecto desses me pode dar concelhos, preços de lojas? é que tenho de comprar o filtro, estava a pensar num eheim 2217 e um móvel... Sou de lisboa! Saudações!
nunomiguel Publicado: Março 17, 2004 Publicado: Março 17, 2004 Viva, Porque desaconselhas os Botia? Tinha a ideia de serem pacíficos e são lindos... Quem desaconselhou? Eu até gosto muito Bótias.... menos do preço... Também tenho 2. 150x50-60x50-60 parecem-me dimensões razoáveis. Também acho. Mais que suficiente. uma vez que salvo na epoca da postura sao absolutamente pacificos. Os meus andavam pra aí 2/3 dias a limpar as folhas e já davam "coça" aos outros. Depois da postura nem se fala... muito pior. Acho que o "pai" era protector demais... caminhante: Compra... e depois vê como se comportam os teus... Se forem muito "bravos" vendes o casal... também estou em fase de adiquirir um aqua com 150 x 40 x 50 para escalares... mas não encontro preços jeitosos Preços jeitosos... para essa medida... São sempre aquários uma beka caros... ainda por cima se quiseres o móvel. O meu custou (aqua e 2 resistências) em escudos ~150cts. estava a pensar num eheim 2217 Na minha opinião acho que se fosse um modelo acima era melhor (se calhar vai dar polémica... ). Ou montas 2 desses... para estes aquários grandes 2 filtros nuca são demais (na minha humilde opinião). Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
caminhante Publicado: Março 17, 2004 Autor Publicado: Março 17, 2004 Obrigado a todos Esta escolha está acertada, realmente a bótia e as colisas estavam a mais (e borravam a pintura por serem asiáticos). (...)Claro está que isso vai estar tudo muito bem plantado não é? Realmente estou a direccionar o aquário para uma zona especifica, os botia seria mesmo por paixão mas vou começar por criar um aquário Sul-Americano Relativamente ao plantado tinha pensado em: Echinodorus amazonicus Hygrophila polysperma Vallisneria spiralis Anubias heterophylla Riccia fluitans Anubias barteri var. Nana Lilaeopsis Novae-Zealandiae mas visto agora estar a rumar para um aquário Sul-Americano, talvez mude algumas. Petitella georgiae? é uma visão impressionante... Gostei destes peixes vou pesquisar outras hipóteses. Um abraço César
Recommended Posts