Artsite Publicado Dezembro 28, 2006 Publicado Dezembro 28, 2006 Boas pessoal Como já repararam sou novo por aqui, e gostaria de ter a vossa ajuda para diversas questões que tenho, neste velho mundo da aquariofilia. Tenho um velho aquario em casa de 60lts, em que já tive algumas plantas e peixes, mas sempre tive azar, tinha sempre muitas algas e muitos peixes morriam de doença (ficavam com flocos brancos). Na altura achava que era azar, mas agora sei que foi devido a inormes erros, como nada de ciclos nem testes, apenas PH's. Agora, depois de descobrir este belo forum, pretendo recuperar o meu velho espirito de aquiriofilia, e como tal, preparar o meu velho aquario de 60lts para "treinar" para mais tarde me lançar num de 100lts. Em primeiro lugar, o velho aquario está abandonado á muito tempo com um tronco ( já parte fora de água e a ficar branco ) e uma gruta. O filtro, aquecedor e areia vai para o lixo. O aquario, está em muito mau estado, está muito sujo por dentro e vou ter que o limpar. Agora as duvidas sobre a limpeza. Sei que o aquario dever ser limpo apenas com água, mas será que fica bem?? Já tive doenças no meu aquario, e tenho medo que ainda lá estejam, pois sempre teve água para as plantas, mas que já morreram. O tronco e a gruta vão para o tacho, para ferver bem durante uns minutinhos para ver se mato todos os bichinhos e bactérias que possa tenha. Ainda estava a pensar usar o liquido desinfectante da SERA e colocar na água do tacho. Quais os vossos sabios concelhos para recuperar este aquário?? Em princicio será para levar diversas plantas e alguns peixes, poucos enquanto não mudar para o de 100lts. Citar
alruca Publicado: Dezembro 28, 2006 Publicado: Dezembro 28, 2006 Eu também não tenho muita experiencia nisso, mas penso que com as ferveduras, e se limpares o aquário com desinfectantes, não vais ter mais problemas relativamente a vírus ainda vivos. Abraço Citar abraço <-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)
Artsite Publicado: Dezembro 28, 2006 Autor Publicado: Dezembro 28, 2006 (editado) Obrigado pela ajuda Por acaso, em principio vou só o limpar com água e mais nada, recebi uma proposta de comprar de um aquário de 120lts e armário por um bom preço e vou aceitar, por isso este vai ser para ficar arrumado. O tronco e gruta, vai para o tacho pois ainda poupo dinheiro, tenho pena de por no lixo. Vou aproveitar a gruta para cobrir com musgo java, deve ficar bonito visto que o musgo cresce bem na gruta e no tronco, depois é só pudar para não tumar conta de todo o aquario. Editado Dezembro 28, 2006 por Artsite Citar
miguel angelo 2 Publicado: Dezembro 28, 2006 Publicado: Dezembro 28, 2006 Boas, Lava com água morna e bastante sal, isto para o aquário , setiver marcas de calcário podes usar sumo de limão. O tronco e a gruta devem ser fervidos várias vezes com água e sal e depois duas ou 3 vezes com água sem sal ( o sal é um bom desinfectante para água doce) Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Artsite Publicado: Dezembro 29, 2006 Autor Publicado: Dezembro 29, 2006 Obrigado, é mesmo isso que vou fazer para já enquanto não vem o aquario Citar
Recommended Posts