Recommended Posts

Depois de manter um aquário de 60 litros há já 8 meses, estava a pensar arranjar um de 1 metro, já com uma flora e um aspecto diferente.

 

O aqua levará 120, 130 litros. Uma das plantas que me fascina é a eleocharis minima, pelo que terei de meter co2 (caseiro?).

 

Quanto há iluminação, terei que adaptar e como o orçamento é curto, a escolha recairá naquelas económicas. Vou ver se consigo seguir alguns tópicos que estão no DIY. Agora qual será o mínimo de watts por litro para a eleocharis? O resto da flora ainda está por decidir.

 

Quanto ao substracto, e visto que não consigo chegar à akadama, colocarei areão inerte (preto, cinzento?) e areão fértil por baixo, em princípio será um da sera. Não irei ter problemas?

 

Quanto ao filtro, lembro-me de ter visto uns externos por 50, 60€, mas se calhar mais vale comprar um interno bom por esse preço, o que dizem?

 

Relativamente à fauna, só verei disso lá mais para a frente, dependendo do pH.

 

Cumprimentos.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

terá de ter co2, caseiro serve.

 

para iluminção segue a regra 1w por litro, tambem deve chegar. Não te esquessas de verificar se as lampadas são de 6500k.

 

o Substrato, qualquer um serve, desde que tenha grão pequenos. A akadama é mais estetica. O substrato fertil tambem não é essencial.

 

O filtro é sempre melhor exterior. A manutenção é muito mais facil.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Luís diz e bem que não é essencial, isto porque mais tarde ele irá perder aquilo que tem de fertil e passara a servir de suporte ás plantas como todos os outros solos inertes ou seja a diferença é que com um solo fertil temos disponiveis logo ao inicio todos os nutrientes necessários ás plantas e os inertes tens de os adicionar manualmente.

 

Cumprimentos

 

:)

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Luís diz e bem que não é essencial, isto porque mais tarde ele irá perder aquilo que tem de fertil e passara a servir de suporte ás plantas como todos os outros solos inertes ou seja a diferença é que com um solo fertil temos disponiveis logo ao inicio todos os nutrientes necessários ás plantas e os inertes tens de os adicionar manualmente.

 

Cumprimentos

 

:P

 

Não é essensial???

Então o que aconselhas para conseguir ter Eleocharis saudáveis no inicio de uma montagem?

Esperar que seja suficiente o adubo orgânico produzido pelos peixes para dai as plantas se alimentarem?

Não achas que isso vai ser um autentico atendado ás plantas?

 

Não percebi esta tua parte: "s inertes tens de os adicionar manualmente." rectifica lá isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

Então o que aconselhas para conseguir ter Eleocharis saudáveis no inicio de uma montagem?
Já viste eleocharis bonita em akadama certo? Pois akadama não é fertil!
Esperar que seja suficiente o adubo orgânico produzido pelos peixes para dai as plantas se alimentarem?

Não! começas logo a fertelizar (macros e micros) com o solo fertil (dependendo do solo) tens de esperar 1 ou 2 semanas (dependendo do consumo das plantas) pois ele irá alimentar as plantas nesse tempo sem ser preciso adicionar fertelizantes!

Não achas que isso vai ser um autentico atendado ás plantas?
Não, aliaz basta que procures aqui no forum por algumas montagem do grande Sergio Veterano e irás descobrir que ele nessas montagens apenas usa areão de rio sem falar das montagens em que é usada Akadama.
Não percebi esta tua parte: "s inertes tens de os adicionar manualmente." rectifica lá isto

Não tenho nada a rectificar, acho que já espliquei em cima.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já viste eleocharis bonita em akadama certo? Pois akadama não é fertil!

 

Obrigado, mas isso já sabia, aliás eu próprio tenho Eleocharis com Akadama mas no fundo teve que levar PowerSand para dar alimento ás plantas

 

Não! começas logo a fertelizar (macros e micros) com o solo fertil (dependendo do solo) tens de esperar 1 ou 2 semanas (dependendo do consumo das plantas) pois ele irá alimentar as plantas nesse tempo sem ser preciso adicionar fertelizantes!

 

Estás a esquecer que as plantas na sua maioria absorvem a maior percentagem de Nutrientes através das raizes e não das folhas, logo a minha escolha num areão fertelizante

E o fertilizante em forma de areão não fertiliza as plantas apenas 1 ou 2 semanas

 

 

Não, aliaz basta que procures aqui no forum por algumas montagem do grande Sergio Veterano e irás descobrir que ele nessas montagens apenas usa areão de rio sem falar das montagens em que é usada Akadama.

 

Não vou procurar mas tenho a quase certeza que além do areão de rio ele coloca no fundo algo fertilizante seja de que marca fôr, quanto ás suas montagens, que já vi com bastante atenção, sim são inspiradoras, aliás ele foi um dos "alguns" que me levaram a gostar tanto dos plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

continuo a dizer, não é essencial. Eu ja tive eleocharis sem substrato fertil e ela cresceu. E há bastante mais aquarios sem substrato fertil em que as plantas crescem na boa.

 

Não uso, nunca usei, não penso em usar. Tenho para mim a teoria que torna mais dificil o control de algas no inicio do aqua. Alem do mais, não vou gastar dinheiro numa coisa prescindivel.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

Em primeiro lugar deverias levar isto como uma conversa amigavel não como uma troca de apostas que ninguem aqui esta a ser pago, escusas de ser arrogante!

Obrigado, mas isso já sabia
Tão se sabes porque questionas?
aliás eu próprio tenho Eleocharis com Akadama mas no fundo teve que levar PowerSand para dar alimento ás plantas

Se tens Powersand deverias saber que ele mais tarde ou mais cedo irá esgotar logo vais acabar por ter de adicionar fertelizantes aliaz bem antes de ele esgotar ja tens de os adicionar em menor quantidade e ele nao dura para sempre ou seja vais acabar por fazer o mesmo que aqueles que não tem substrato fertil!

Estás a esquecer que as plantas na sua maioria absorvem a maior percentagem de Nutrientes através das raizes e não das folhas, logo a minha escolha num areão fertelizante

E o fertilizante em forma de areão não fertiliza as plantas apenas 1 ou 2 semanas

Deverias saber que nem todas as plantas se comportam da mesma maneira se me estiveres a falar de plantas de raiz como cryptos e echinodorus ainda te posso dar alguma razão que são plantas que se alimentam mais pela raiz mas ja as vi bem bonitas sem substrato fertil em muitos aquarios!
Não vou procurar mas tenho a quase certeza que além do areão de rio ele coloca no fundo algo fertilizante seja de que marca fôr, quanto ás suas montagens, que já vi com bastante atenção, sim são inspiradoras, aliás ele foi um dos "alguns" que me levaram a gostar tanto dos plantados.

Tão se o conheces deverias tambem saber que falo verdade, aliaz eu quando lhe falava do substrato fertil ele dizia logo "olha eu não uso nada, só areão e as plantas vão bem" e não é só ele existem muitos mais!

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

terá de ter co2, caseiro serve.

 

para iluminção segue a regra 1w por litro, tambem deve chegar. Não te esquessas de verificar se as lampadas são de 6500k.

 

o Substrato, qualquer um serve, desde que tenha grão pequenos. A akadama é mais estetica. O substrato fertil tambem não é essencial.

 

O filtro é sempre melhor exterior. A manutenção é muito mais facil.

 

Abraço

 

LUIS tu de plantados nao percebes nada fica te pelos de agua salgada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem pessoal... antes de mais nada, acalmem-se lá um bocado. Não que estejam a passar das marcas, mas também não é necessário estarmos a falar assim.

 

Obrigado, mas isso já sabia, aliás eu próprio tenho Eleocharis com Akadama mas no fundo teve que levar PowerSand para dar alimento ás plantas

Miguel... também deves saber que isso não é bem assim. Vou-me armar em cromo e colocar uma foto do meu aquário:

 

Cliquem para ver maior:

grassy_knoll_08_800.jpg

 

E só tem akadama...

 

Óbvio que há plantas que absorvem os nutrientes preferencialmente pelas raízes, mas isso não impede que o consigam fazer por via foliar.

Aliás, tens a prova do meu aquário... e igual ao meu, concerteza que haverá muitos mais.

 

Abraços a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar deverias levar isto como uma conversa amigavel não como uma troca de apostas que ninguem aqui esta a ser pago, escusas de ser arrogante!

 

Bem, aqui peço desculpa, não é minha intenção ser arrogante mas admito que ás vezes "pico-me" um pouco, bem sei que não tenho idade para isso mas é feitio biggrin

 

 

Se tens Powersand deverias saber que ele mais tarde ou mais cedo irá esgotar logo vais acabar por ter de adicionar fertelizantes aliaz bem antes de ele esgotar ja tens de os adicionar em menor quantidade e ele nao dura para sempre ou seja vais acabar por fazer o mesmo que aqueles que não tem substrato fertil!

 

Ok, tudo bem, mas estás em parte a concordar comigo, ou seja, ele ao inicio se levar um empurrãozito com terra fertilizante vai ajudar e bastante, mas tudo depende de em quanto tempo queres o Aqua estabilizado ou bonito, como quiseres.

 

 

Tão se o conheces deverias tambem saber que falo verdade, aliaz eu quando lhe falava do substrato fertil ele dizia logo "olha eu não uso nada, só areão e as plantas vão bem" e não é só ele existem muitos mais!

 

Se o dizes não vou questionar e sei bem os Aquas que ele "tem ou tinha", mas lá está, quanto tempo demora o Aqua a ficar no ponto?

 

 

Bem pessoal... antes de mais nada, acalmem-se lá um bocado. Não que estejam a passar das marcas, mas também não é necessário estarmos a falar assim.

 

Boas Luis

O que posso dizer??? :drinking:

 

 

Miguel... também deves saber que isso não é bem assim. Vou-me armar em cromo e colocar uma foto do meu aquário:

 

Não precisavas de te armar em cromo, a malta já o conhece :D

 

 

E só tem akadama...

Óbvio que há plantas que absorvem os nutrientes preferencialmente pelas raízes, mas isso não impede que o consigam fazer por via foliar.
Aliás, tens a prova do meu aquário... e igual ao meu, concerteza que haverá muitos mais.

 

Sem a certeza, acho que todas as plantas (pelo menos as ditas comerciais de Aquas) absorvem pela raiz e pelas folhas, logo, ao adubarmos a raiz e as folhas, estamos adubar correctamente, certo?

 

Já agora Luis, não notas-te numa fase inicial algum tipo de carência? principalmente na Eleoc.?

Estou apenas a querer tirar mais conclusões, responde com "moderação" biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Embora ainda não tenha comprado, já tomei algumas decisões e tenho ainda algumas dúvidas:

 

Vou comprar um bocado daquele areão fértil da sera (floredepot), que também não é muito caro. Por cima, colocarei areão inerte, mas de que cor?

 

O filtro será um eheim 2213. O aquário será um da aquapor (100*30*40), um modelo que por acaso ainda não conhecia. Aquilo tem suportes para duas calhas de 1m, mas não sei o que vou fazer (não percebo nada de iluminação), como é poderei poupar dinheiro, quais as lâmpadas a comprar e onde comprar. Quanto aos watts, não poderão andar longe da relação 1watt/litro, tendo em conta que aquilo tem 120 litros brutos.

 

 

Cumprimentos.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixem-me lançar umas achas para a fogueira também :microwave:

 

Realmente o substrato fértil não é essencial, mas a meu ver é bastante importante. Esta é a minha opinião:

 

Pelo que tenho lido, a grande maioria das plantas têem maior facilidade em absorver os nutrientes pelas raízes do que pelas folhas;

 

No arranque de um novo aquário, as plantas passam sempre por uma fase de habituação e de pouco desenvolvimento, se os nutrientes forem fornecidos pelo substrato, a planta desenvolve raízes mais rápido e assim desenvolve-se melhor e mais rápidamente;

 

A utilização de apenas fertilizantes liquidos é geralmente bem conseguida por utilizadores experientes nas dosagens e carências apresentadas pelas plantas;

 

A utilização de fertilizantes liquidos por pessoas com pouca experiencia (eu) antes do aquário estar estabilizado, pode provocar alterações importantes e repentinas nos valores de determinado nutriente e assim potenciar o aparecimento de algas ou então determinadas carências apresentadas pelas plantas serem menosprezadas ou mal interpretadas inibindo o seu crescimento;

 

Os utilizadores pouco experientes, têem tendencia para concluir precipitadamente que essa fase de habituação é uma falta de fertilizantes, cometendo o erro de iniciar fertilizações antes de tempo e assim colocar à disposição das algas um enorme manjar.

 

O substrato fértil desde que não se cometa o erro comum de colocar uma camada insuficiente de areão por cima, dificultará o aparecimento precoce de algas, pela falta de nutrientes na coluna de água.

 

 

Assim, o meu conselho ao zlatan9 é:

 

Coloca o substrato fértil, tenho usado o floredepot sem grandes problemas, mas coloca uma camada de areão não inferior a 6 cm por cima

 

Nas 1ªs semanas, evita o arranque de plantas e a aspiração do fundo.

 

Quanto à iluminação:

 

Se queres ter plantas vermelhas e/ou muito exigentes coloca os tais 1w/litro, se não fica-te pelos 0.6 a 0.8 chega e sobra.

 

Nos patrocinadores do forum tens quem venda calhas muito boas a bom preço, ou então pesquisa no DIY e dedica-te À bricolage.

 

Boa sorte bigsmile

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os utilizadores pouco experientes, têem tendencia para concluir precipitadamente que essa fase de habituação é uma falta de fertilizantes, cometendo o erro de iniciar fertilizações antes de tempo e assim colocar à disposição das algas um enorme manjar.

 

Corrijam-me se estiver errado, mas está-te a escapar que existem testes para verificar o nível de macros e Fe no aqua, mesmo que as plantas não cresçam só se fertiliza aquando da falta de algum nutriente correcto?

 

Eu até hoje sempre utilizei substracto fértil porque sempre dá uma ajudinha no arranque, mas não me parece que seja essencial, apenas facilita um bocadito mais a vida no início... :microwave:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Só os testes não são tudo, tem que se saber também analisar bem as carencias apresentadas pelas plantas. Alguém te saberá explicar isto melhor do que eu mas por exemplo os valores de ferro existentes na água não têm muita correspondencia com o ferro contido nas plantas. Eu durante algum tempo pensava que algumas das carências apresentadas pelas minhas plantas, eram falta de potássio, quanto mais potássio adicionava piores elas ficavam, só depois de muito pesquisar é que descobrí que o potássio inibia entre outros a assimilação de cálcio e a carencia apresentada era falta de cálcio e não de potássio.

 

De resto, o que apresentei é apenas a minha opinião de leigo no assunto e não uma afirmação concreta, não começes tú também com más interpretações :microwave:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto, o que apresentei é apenas a minha opinião de leigo no assunto e não uma afirmação concreta, não começes tú também com más interpretações :microwave:

 

Claro que não, e até porque se tu és um leigo, eu nem um aprendiz de leigo sou bang

 

Era só para esclarecer a dúvida...

 

Já agora nesse teu caso acredito que seja muito comum (pois nesse caso não há testes possíveis, só mesmo observação...) e se não for perguntar muito, quais eram as carências apresentadas? (assim sempre se tenta aprender com os erros dos outros, para nós errarmos noutra coisa qualquer bigsmile )

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vejo as coisas de maneira diferente do Zeneo. Prefiro saber aquilo que estou a por no aquario, variando conforme vou vendo alguma carencia, do que confiar num substrato que não sei o que tem de nutrientes. Alem do mais, permite-nos criar mais cedo uma rotina de fertilização estavel.

 

E tambem é preciso ter muito cuidado, para não libertar os nutrientes do substrato fertil para a coluna de agua.

 

Existe um artigo muito bom do Andre Silvestre sobre fertilização, e carencias das plantas, mas não encontrei.... Aconselho, quem o encontrar a ler..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vejo as coisas de maneira diferente do Zeneo. Prefiro saber aquilo que estou a por no aquario, variando conforme vou vendo alguma carencia, do que confiar num substrato que não sei o que tem de nutrientes. Alem do mais, permite-nos criar mais cedo uma rotina de fertilização estavel.

 

E tambem é preciso ter muito cuidado, para não libertar os nutrientes do substrato fertil para a coluna de agua.

 

Existe um artigo muito bom do Andre Silvestre sobre fertilização, e carencias das plantas, mas não encontrei.... Aconselho, quem o encontrar a ler..

 

Abraço

 

Calculo que seja este..., boas leituras!

 

Já agora só para dizer uma vez mais que este artigo, continua a ser o meu ponto de referencia número 1 sobre carências de fertilizantes!! :evil: mais uma vez parabéns ao Andre Silvestre

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Em princípio vou buscar o aqua este fim-de-semana. O problema está na iluminação. Já pesquisei mas ainda tenho algumas dificuldades. Na loja o máximo que conseguia arranjar era uma calha dupla que perfazeria 60w pelo preço de 60€.Pronto, poderia ser melhorada através de alguns materiais que ajudassem na reflexão, mas mesmo assim é pouco para a eleocharis, certo?O que gostaria de saber era que tipo de lâmpadas recomendavam e se, poupando ao máximo, o preço andaria longe dos 60€.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me falta neste momento a iluminação e escolher o areão inerte a meter por cima. Para um melhor contraste das plantas acho que o melhor será um areão preto. Agora, quanto à iluminação é que ainda estou um bocado á toa, não sei se me poderiam ajudar (post anterior).

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.