Recommended Posts

Publicado (editado)

;) Boas

Mandei fazer uma estrutura metalica numa serralharia para colocar o meu aquario (150*60*75).

A minha pergunta é esta: Devo colocar alguma base em madeira, ou aplicar logo o esferovite (ou corticite) imediatamente por cima da estrutura e assentar o aquario? :P

Editado por norby
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado:

Deves meter uma placa de madeira por cima da estrutura para forneceres uma superficie de contacto a toda a base do aqua, por cima desta metes o esferovite que te vai dar a segurança de se moldar em alguma diferença de pressão ou deformação na base do aqua.

Cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado: (editado)

Olá

Em relação á placa de madeira não é de todo necessaria se estivermos a falar de segurança do aquário, podem ver na imagem abaixo um exemplo de uma montagem da ADA numa estrutura de metal em que é apenas usada a espuma de proteção do vidro!

lets13.jpg

Em relação á estética, bem depende do gosto de cada um mas eu não usaria a placa de madeira!

Editado por knocks
Banner-1.png
Publicado:

:) Humm...

Coloquei esta pergunta porque realmente estou na duvida acerca do que devo fazer.

knocks a estetica tem alguma relevancia mas para mim o mais importante é mesmo fazer a coisa bem feita, nomeadamente segura. Ja alguem me deu uma sugestao semelhante a tua, mas no entanto acho que a sugestao do Ilidio tambem faz muito sentido... ha e o aquario vai levar ai uns 500l, é maior que o da foto...

Mais alguem tem algo a dizer que me possa ajudar?

Publicado:

Olá Norby

Era importante saber mais alguma coisa sobre a estrutura metálica que mandaste fazer para suporte do aquário: se é uma estrutura indeformável apoiando uniformemente o aquário sobre ela. Se é uma estrutura ligeira com vários pontos de apoio, ou se é uma estrutura contínua, etc.

São muitas perguntas para uma resposta simples: é fundamental colocar um paivel de madeira para harmonizar as tensões de contacto do aquário sobre a estrutura, interpondo entre eles uma placa de poliestireno que tem ainda a vantagem de evitar perdas de calor através do fundo do aquário.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Publicado:
  José Manuel Martins Sousa disse:
Olá Norby

Era importante saber mais alguma coisa sobre a estrutura metálica que mandaste fazer para suporte do aquário: se é uma estrutura indeformável apoiando uniformemente o aquário sobre ela. Se é uma estrutura ligeira com vários pontos de apoio, ou se é uma estrutura contínua, etc.

Bem eu classificaria a estrutura como, uma estrutura indeformável (apoiando uniformemente o aquário sobre ela), com 6 pernas. Com base de apoio a toda a volta e ao meio (na perpendicular) numa facha de 10cm + ou -.

Talvez a melhor decisao a tomar seja mesmo colocar uma base de madeira.

Obrigado a todos pelas opinioes!

Publicado:

Olá Norby

Assim sendo (estrutura metálica apenas com alguns pontos de contacto com o aquário, considero fundamental colocares uma placa de madeira sobre a estrutura e sobre esta uma placa de pelo menos 2 centímetros de espessura de "esferovite").

Repara que o aquário tem 1,50 metros de comprimento sendo fundamental que as tensões de contacto com o suporte não sofram variações, o que podia provocar fugas de água ou mesmo o colapso do aquario. Não convém esquecer que este aquário depois de decorado e cheio de água pesará certamente mais de 600 Kg.

Quanto ao painel de madeira, o ideal seria contraplacado marítimo de 22 ou 25mm de espessura ou outro aglomerado resistente à humidade. Encontras estes produtos com facilidade nas lojas que vendem materiais de construção.

Finalmente quanto à "esferovite" convém que a sua espessura não seja inferior a 2 centímetros uma vez que com o peso do aquário ela vai deformar-se e a sua espessura vai ser reduzida para não impôr deformações perigosas ao aquário. O bordo da "esferovite" que fica à vista pode ser previamente pintado com uma tinta de esmalte aquoso para não se desfazer nas operações de limpeza.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Publicado:

Viva...

Eu tenho um aqua de 2 metros entre as cantoneiras do suporte de ferro tem apenas corticite... O vidro do fundo fica literalmente suspenso no ar... O vidro é de 12mm. O importante é que o suporte esteja bem nivelado... Ao minimo desnivel as tensões são enormes e pode haver um desligamento do silicone... O meu aqua leva 800 litros, tem 150 kg de areia e cerca de 100 kg de rochas... e nunca tive problemas...

Publicado:

Pocas obrigado por partilhares a tua experiencia, ajuda sempre ter um leque de opçoes alargado...

Vou iniciar a prospecçao para ver se resolvo a questao da melhor forma!

Publicado:

Boas,

Uma vez que estou com uma duvida semelhante aproveito para a colocar por aqui, espero que nao ha-ja problema para o autor!

Vou re-fazer o meu aquario, na altura que o montei a 2 anos atrás assentei o aquario directamente no movel, e neste campo as opinioes dividem-se.

O meu aquario é um Aquatlantis Aquadream 80...

28aquadream2080grandeql6.jpg

...vi esta semana numa loja uma esponja/espuma para colocar entre o movel e aquario, sera que vale a pena comprar uma vez que vou vazar o tanque?!

Caso seja afirmatica a resposta da vossa parte, deve a esponja/espuma cobrir na totalidade a area do aquario ou "apenas" a zona do vidro, se que vá tocar na extremidade onde esta a calha?

Feliz Ano Novo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!