norby Publicado Dezembro 27, 2006 Publicado Dezembro 27, 2006 (editado) Boas Mandei fazer uma estrutura metalica numa serralharia para colocar o meu aquario (150*60*75). A minha pergunta é esta: Devo colocar alguma base em madeira, ou aplicar logo o esferovite (ou corticite) imediatamente por cima da estrutura e assentar o aquario? Editado Dezembro 27, 2006 por norby 1 1 Citar
MeMySelfAndI Publicado: Dezembro 27, 2006 Publicado: Dezembro 27, 2006 Deves meter uma placa de madeira por cima da estrutura para forneceres uma superficie de contacto a toda a base do aqua, por cima desta metes o esferovite que te vai dar a segurança de se moldar em alguma diferença de pressão ou deformação na base do aqua. Cumprimentos Citar Ilídio Cruz The Dream One
luismoniz Publicado: Dezembro 27, 2006 Publicado: Dezembro 27, 2006 (editado) Olá Em relação á placa de madeira não é de todo necessaria se estivermos a falar de segurança do aquário, podem ver na imagem abaixo um exemplo de uma montagem da ADA numa estrutura de metal em que é apenas usada a espuma de proteção do vidro! Em relação á estética, bem depende do gosto de cada um mas eu não usaria a placa de madeira! Editado Dezembro 27, 2006 por knocks Citar
norby Publicado: Dezembro 27, 2006 Autor Publicado: Dezembro 27, 2006 Humm... Coloquei esta pergunta porque realmente estou na duvida acerca do que devo fazer. knocks a estetica tem alguma relevancia mas para mim o mais importante é mesmo fazer a coisa bem feita, nomeadamente segura. Ja alguem me deu uma sugestao semelhante a tua, mas no entanto acho que a sugestao do Ilidio tambem faz muito sentido... ha e o aquario vai levar ai uns 500l, é maior que o da foto... Mais alguem tem algo a dizer que me possa ajudar? Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 27, 2006 Publicado: Dezembro 27, 2006 Olá Norby Era importante saber mais alguma coisa sobre a estrutura metálica que mandaste fazer para suporte do aquário: se é uma estrutura indeformável apoiando uniformemente o aquário sobre ela. Se é uma estrutura ligeira com vários pontos de apoio, ou se é uma estrutura contínua, etc. São muitas perguntas para uma resposta simples: é fundamental colocar um paivel de madeira para harmonizar as tensões de contacto do aquário sobre a estrutura, interpondo entre eles uma placa de poliestireno que tem ainda a vantagem de evitar perdas de calor através do fundo do aquário. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
norby Publicado: Dezembro 28, 2006 Autor Publicado: Dezembro 28, 2006 José Manuel Martins Sousa disse: Olá Norby Era importante saber mais alguma coisa sobre a estrutura metálica que mandaste fazer para suporte do aquário: se é uma estrutura indeformável apoiando uniformemente o aquário sobre ela. Se é uma estrutura ligeira com vários pontos de apoio, ou se é uma estrutura contínua, etc. Bem eu classificaria a estrutura como, uma estrutura indeformável (apoiando uniformemente o aquário sobre ela), com 6 pernas. Com base de apoio a toda a volta e ao meio (na perpendicular) numa facha de 10cm + ou -. Talvez a melhor decisao a tomar seja mesmo colocar uma base de madeira. Obrigado a todos pelas opinioes! Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 28, 2006 Publicado: Dezembro 28, 2006 Olá Norby Assim sendo (estrutura metálica apenas com alguns pontos de contacto com o aquário, considero fundamental colocares uma placa de madeira sobre a estrutura e sobre esta uma placa de pelo menos 2 centímetros de espessura de "esferovite"). Repara que o aquário tem 1,50 metros de comprimento sendo fundamental que as tensões de contacto com o suporte não sofram variações, o que podia provocar fugas de água ou mesmo o colapso do aquario. Não convém esquecer que este aquário depois de decorado e cheio de água pesará certamente mais de 600 Kg. Quanto ao painel de madeira, o ideal seria contraplacado marítimo de 22 ou 25mm de espessura ou outro aglomerado resistente à humidade. Encontras estes produtos com facilidade nas lojas que vendem materiais de construção. Finalmente quanto à "esferovite" convém que a sua espessura não seja inferior a 2 centímetros uma vez que com o peso do aquário ela vai deformar-se e a sua espessura vai ser reduzida para não impôr deformações perigosas ao aquário. O bordo da "esferovite" que fica à vista pode ser previamente pintado com uma tinta de esmalte aquoso para não se desfazer nas operações de limpeza. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
norby Publicado: Dezembro 28, 2006 Autor Publicado: Dezembro 28, 2006 Mais uma vez obrigado pelas dicas! Cumprimentos Citar
Pocas Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Viva... Eu tenho um aqua de 2 metros entre as cantoneiras do suporte de ferro tem apenas corticite... O vidro do fundo fica literalmente suspenso no ar... O vidro é de 12mm. O importante é que o suporte esteja bem nivelado... Ao minimo desnivel as tensões são enormes e pode haver um desligamento do silicone... O meu aqua leva 800 litros, tem 150 kg de areia e cerca de 100 kg de rochas... e nunca tive problemas... Citar
norby Publicado: Dezembro 30, 2006 Autor Publicado: Dezembro 30, 2006 Pocas obrigado por partilhares a tua experiencia, ajuda sempre ter um leque de opçoes alargado... Vou iniciar a prospecçao para ver se resolvo a questao da melhor forma! Citar
ze carlos Publicado: Dezembro 30, 2006 Publicado: Dezembro 30, 2006 boas vai a uma casa de materiais de construção e pede roof mate Citar
mrvf Publicado: Dezembro 31, 2006 Publicado: Dezembro 31, 2006 Boas, Uma vez que estou com uma duvida semelhante aproveito para a colocar por aqui, espero que nao ha-ja problema para o autor! Vou re-fazer o meu aquario, na altura que o montei a 2 anos atrás assentei o aquario directamente no movel, e neste campo as opinioes dividem-se. O meu aquario é um Aquatlantis Aquadream 80... ...vi esta semana numa loja uma esponja/espuma para colocar entre o movel e aquario, sera que vale a pena comprar uma vez que vou vazar o tanque?! Caso seja afirmatica a resposta da vossa parte, deve a esponja/espuma cobrir na totalidade a area do aquario ou "apenas" a zona do vidro, se que vá tocar na extremidade onde esta a calha? Feliz Ano Novo Citar
Recommended Posts