Quero Por Plantas No Meu Aquario (ajuda) Sou Mt Rookie No Assunto


Godlike

Recommended Posts

boas ppl..

 

Recebi pelo natal 1 aquario de 80cm... pus um areao grosso ( recomendado pela loja), enchi o aquario +/- 60L.. e pus 1 liquido q se chama ACT. q pelo q me foi informado.. serve para proteger o aquario de fungos etc!!!

 

o aquario q recebi.. é daqueles tipo pack ja com os artigos necessários para arrancar.... (luz,bomba+filtro caixa interna, termostato)

traz tb as esponjas de filtragem...

 

eu gostava de conseguir ter 1 aquario com plantas e peixes..

 

Alguem me pode explicar o q devo comprar para conseguir ter plantas e musgo???

 

(tipo nas lojas nunca tem tempo ou vontade de explicar as coisas) e eu nao quero estar a matar os seres vivos do meu aquario ... por falta de info...

 

deixem algumas opinioes, em relaçao ao material ou qq outra coisa!!!

 

 

desculpem a minha ignorançia sobre o assunto!!!

 

CUMPS !!! E boa sorte para os vossos aquarios!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a primeira coisa a fazer e deixar de ir a essa loja, porque assim nao vejo o proposito de terem la alguem a atender, punha-se um policia a porta e era tipo self service...

 

se ja meteste o areao e agua, olha, vais ter de tirar de novo, para por substrato fertil por baixo.

 

que iluminaçao traz esse aquario?

 

ja agora completa o teu perfil com a localizaçao :crazyeyes:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma vista de olhos aqui no site e vais ver que há muitas maneiras de fazer muita coisa, conforme as condições que temos.

 

Para mim o primeiro passo devia ser informares-te acerca do que tem o teu aqua:

 

- Quantos Watts?

 

- Que tipo e potência da filtragem?

 

- Quanto dinheiro estás disposto a colocar no aqua?

 

Como disse o silver fox, saca a agua e pensa em areão fértil. Vê o que é o ciclo do azoto. Vê que tipos de plantas e de peixes preferes ou, melhor dito, podes ter no teu aqua... etc.

 

Acima de tudo bem vindo e preenche o perfil

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela vossa disponibilidade.. banana rock peço desculpa pq hj de manha vim ver se já tinha alguma rxp... mas como nao tinha,,, pensei q ninguem fosse rxp.... o bixinho obrigou me a ir a loja banana rock

 

mas hoje fui a outra loja a Rolizoo (situado perto na jardia antes de chegar ao montijo) e falei com o dono q me deu algumas dicas...

ele explicou me isso de tirar o areao e por substrato.. mas tb pos a hipotese de comprar o adubo e fertilizante liquido....

 

eu acabei por comprar o adubo e o fertilizante liquido (JBL) , e comprei 4 plantas novas ( 1 delas ANUBIS)....

eu vou ler com mais calma as instrucçoes q vieram com o aquario para postar aqui todos os promenores relativos ao aquario...

 

já agora eu começei a aplicar Denitrol ( cultura bacteriana) da JBL mas existe 1 coisa q eu nao entendo... em relaçao à filtragem pq o meu filtro é interno com bomba mais a esponja de carvao e a de amonia e nitrito total=3 filtros de esponja (axo q está correcto)... a minha duvida é como efectuar a manutençao (tenho de substituir os filtros ou aplicar produtos especificos)?? será q é mlh desistir deste sistema e partir para outro....

 

P.S: ainda nao coloquei nenhum peixe apenas tenho as 4 plantas e a decoraçao

 

 

cumps!!! a todos, e q a vida abunde nos vossos aquarios..

 

futuramente se este aquario correr bem dentro de 6 meses vem mais 1 de 2M para por no meu quarto!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, esse JBL e Ferropol? porque esse e para fertilização com micronutrientes, o substrato fertil e com macronutrientes

 

do filtro podes retirar o carvão porque apenas e necessario para retirar restos de medicamentos, no espaço onde estava o carvão e se der mete ceramicas ou mesmo areao, ja da para fixar algumas bacterias.

 

ui, não sei se tas a ver o que e um aquario de 2m, tem de ter grande espessura de vidro, um ou dois filtros potentes e se quiseres plantado e um dinheirão em iluminação.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o fertilizante é o ferropol... mas o adubo sao apenas umas bolas de adubo q se mete perto das plantas... eu nao tenho substrato!

 

já agora o q queres dizer em por ceramicas...?

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, desculpa ter edmorado a responder, nao encontrava o topico :crazyeyes:

 

bem, nao sei que bolas de fertilizante sao essas, e capaz de ser granulado NPK, se assim for, menos mal :crazyeyes:

 

ceramicas sao umas materias filtrantes onde se alojam bacterias do ciclo, pede numa loja de aquariofilia :crazyeyes:

 

ja agora se puderes mete ai uma foto do filtro para se ver se la cabem

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora a proveito para deixar aqui uns sites que te podem ser muito úteis como iniciante...

 

FAQ (ideal para uma introdução mais a sério no mundo da aquariofilia) ; Aquarismo ; Aquaideia (tem um excelente artigo de introdução á iluminação de plantados) ; Tropica (um bom site para procurar plantas e identificá-las) ; Aquariofilia (generalista).

 

Se utilizares o search ai do forum és capaz de encontrar bastante melhor, mas para já acho que já ficas com umas boas leituras para fazer...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha ja tirei a foto mas nao sei como por pq tenho a foto no disco e nao consigo por URL.

 

axo q as plantas se estao a aguentar...

 

outra cena q reparei é q eu lavei bem as plantas mas mesmo assim tenho 2 caracois minusculos no aquario... ( fartam se de passear pelo vidro do aquario)... eles sao mt prejudiciais para as plantas? sao os unicos bixos q tenho no aquario!! eheheh

 

murkas obrigado pelos links

 

abraços a todos e bom ano!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai a http://xs.to/, por exemplo, aloja as fotos e depois escreves[img*]link da foto[/img*]

 

mas sem os asteriscos

 

quanto aos caracois, se calhar era prudente livrares-te de um, nao vao eles acasalarem e ficares com uma praga...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos caracois, se calhar era prudente livrares-te de um, nao vao eles acasalarem e ficares com uma praga...

 

O caracol não acasala, é um animal hemafrodita... basta um para por ovos e fertiliza-los.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo contrario meu amigo, o caracol DEVE acasalar, caso contrario nao gera descendencia.

 

e' hermafrodita sim senhor, mas hermafrodita incompleto, ou seja, possui ambos os orgaos reprodutores mas necessita de ou individuo para se reproduzir, tal como as minhocas.

 

penso que a maioria dos hermafroditas no reino animal sao incompletos, nao me lembro de nenhum que nao seja

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... em relaçao as especificaçoes do equipamento ( luz, bomba) etc nao diz nada o q acho estranho ja revirei tudo e nao fala em especificaçoes...

 

eu optei por me livrar dos caracois pois ja tinha uns 5 visiveis....

 

Em relaçao à flora... penso q esta mt boa pois todas as plantas estao a crescer e criar muitas raizes e todas de boa saude.. eu tenho inserido fertelizante liquido 7 em 7 dias mas devo de reduzir para 14 a 14 dias.. para n vir a ter problemas de excesso de nutrientes no aquario

 

hoje vou a AVIPEIXES em almada buscar uns quantos peixitos... desejem me boa sorte!!!

 

abraços!!!

 

dps faço o post das pic!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo contrario meu amigo, o caracol DEVE acasalar, caso contrario nao gera descendencia.

 

e' hermafrodita sim senhor, mas hermafrodita incompleto, ou seja, possui ambos os orgaos reprodutores mas necessita de ou individuo para se reproduzir, tal como as minhocas.

 

penso que a maioria dos hermafroditas no reino animal sao incompletos, nao me lembro de nenhum que nao seja

 

Nesse caso ficam as minhas desculpas mas desconhecia tal coisa...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... em relaçao as especificaçoes do equipamento ( luz, bomba) etc nao diz nada o q acho estranho ja revirei tudo e nao fala em especificaçoes...

 

eu optei por me livrar dos caracois pois ja tinha uns 5 visiveis....

 

Em relaçao à flora... penso q esta mt boa pois todas as plantas estao a crescer e criar muitas raizes e todas de boa saude.. eu tenho inserido fertelizante liquido 7 em 7 dias mas devo de reduzir para 14 a 14 dias.. para n vir a ter problemas de excesso de nutrientes no aquario

 

hoje vou a AVIPEIXES em almada buscar uns quantos peixitos... desejem me boa sorte!!!

 

abraços!!!

 

dps faço o post das pic!!

calma la man! espero que "uns quantos" signifique dois no maximo, se comprares muitos nao escapa um pa...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais