Recommended Posts

Publicado

Boas noites a todos, espero que o natal tenha sido bom para todos...

bom tou mais uma vez a chatear a malta do forum pq surgiu-me mais uma duvida. Como ja tenho dito em outros topicos, ando a estudar com muita calma a reconstrução do meu aquario. Ja tenho tudo preparado, mas agora deparei-me com o problema da iluminação. Querendo respeitar a regra dos 1w/l, o que acho um exagero para um aquario de 240 litros que é o caso. Pondo 240w, parece-me bem que quando aparecer a conta da luz vou ser vitima de violencia domestica mas enfim.... lol O que quero mesmo saber, é como substituo a calha que tenho neste momento. Isto porque a calha que tenho é a de origem e está escrito na própria calha 2x35w o que significa que os balastros só dao para lampadas de 35 wats certo?

O meu aquario tem tampa, e a calha está aparafusada na estrutura da tampa. É uma calha metalica em forma de paralelipipedo, nada tem a ver por isso com as calhas que tenho visto à venda, que ao que me parece fixam-se às laterais do aquario. Só existem mesmo estas? ou existem à venda calhas como a minha, e onde????

tou farto de procurar e começo a ficar seriamente preocupado, como é que vou substituir esta calha. Não percebo sinceramente pq é que vendem os aquários, sem as condições necessárias. Ok, já tenho o aquario ha 4/5 anos e só agora me tou a preocupar com a iluminação mas mesmo assim.....

Bom desculpem mais este longo post... mas preciso novamente da vossa ajuda!!!!

Se precisarem de uma foto da calha, peçam que eu coloco de imediato

obrigado desde já

abraco

Publicado:

Boas tardes,

pa eu até punha a foto, mas não sei lá por que carga de água, mas a minha máquina deixou de funcionar.

De qualquer forma eu reformulo a minha duvida, o que quero realmente saber é se a calha tem alguma coisa a ver com a potencia da lampadas ou se a unica coisa que interessa são os arrancadores!

Desde que os arrancadores estejam adequados à potencia da lampada não temos qualquer problema certo? a calha não tem qualquer importancia????

abraco

Publicado:

Tem, pois limita-te fisicamente às lampâdas que podes colocar...quanto mais potentes as lampadas, masi compridas são.

por ex, para as t8, que são as mais vulgares: uma de 18w ocupa uns 60cm enquanto que uma de 36w, acho que já ocupa 1,5m...

Tens agora é de te informar sobre as "power compact"..procura informações mais detalhadas aqui pelo fórum e pela net.

Publicado:

ah ok. mas tendo em conta que tenho um aqua de 120cm tendo a calha perto de 100cm n terei grandes problemas!

eu so tava era com a duvida se tinha ou nao de substituir a calha assim sendo parece que nao, basta substituir os arrancadores.

obrigadao mais uma vez

abraco

Publicado: (editado)

tou a ser mta chato eu sei, mas depois de navegar mtooo pelo forum encontrei umas fotos, e o meu aqua é igualzinho a este

VER POST#5

o que quero entao saber é o que preciso de fazer para aumentar a iluminação do meu aquario.

ja li topicos em que se falava passar para 4 lampadas, mas tenho que trocar esta calha?

Há calhas destas à venda? Onde?

a etiqueta que está na calha é igual a esta só nao é RENA

espero que agora me possam ajudar

obrigado mais uma vez

abracos

Editado por joao_martins
Publicado:
Há calhas destas à venda? Onde?

Tens sempre a hipotese de fazer um DIY, e nem precisas de muito jeitinho, julgo que queiras qq coisa deste genero não?

Caso queiras comprar a seahorseshop patrocinador do forum tem algumas calhas dessas... mas podes encontrar em muito mais sítios.

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá, a "regra" dos 1W/l para aquários densamente plantados só é (mais ou menos) válida para aquários pequenos. Para um aquário de 240l podes ter bem menos, eu diria 150W já chegaria muito bem! Outra questão é a altura do aquário - se for muito alto, digamos mais de 50 cm, tens que ter luz com temperatura de cor elevada, os 6400K do costume não penetram até ao fundo, tens que ter algumas lâmpadas mais perto dos 10000K. Cumprimentos, Nuno Barradas

Publicado:
Outra questão é a altura do aquário - se for muito alto, digamos mais de 50 cm, tens que ter luz com temperatura de cor elevada, os 6400K do costume não penetram até ao fundo, tens que ter algumas lâmpadas mais perto dos 10000K. Cumprimentos, Nuno Barradas

Nesse caso não seria preferível optar pelas HQI?

Embora sejam mais caras no custo incial, mas obtêm resultados melhores pois penetram melhor na água e têm maisor durabilidade... (corrijam-me se estiver errado)

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Pessoal, eu sei que as duvidas já são muitas e as vossas respostas têm-me ajudado a responder a algumas e a criar outras. Tou a dar em doido mesmo com a birncadeira da iluminação. É que até já tenho a akadama dentro do aquario só estou mesmo à espera de me esclarecer em relação à iluminação.

Queria ver se este era o meu ultimo post, para vos deixar em paz, e se ficava mesmo esclarecido PESSOAL AJUDEM-ME.

Então cá vai:

- Afinal o que é um reflector e o que é calha? (até aqui ja me surgem duvidas lol)

- Para que serve um reflector?

Com uma lampada de 30W se puser um reflector passo mesmo a ter 60w?

VI ISSO AQUI

- Eu como ja referi tenho uma calha igual à que aparece no post que referi logo quando abri o topico, tem duas lampadas de 30w, uma sylvania gro-lux com uma cor arroxeada boa para as plantas certo? E outra lampada de 30W branca que por acaso até está fundida.

- Tenho, também como ja referi um aqua de 240l e quero fazer um aquario tipo o do Luis Fortunato lol, assim bem plantado. Só vou por akadama, e areão de rio nas zonas onde não quero plantas.

Ajudem-me pessoal, se acham que preciso de mudar de calha, olhando para as fotos do post que referi pois o meu aquario é igual a esse, digam-me que calha por, onde comprar, como fazer.... a serio tou a passar-me da bola já! Se por outro lado acham que um reflector me ajudaria, encomendava já amanha! lol Tou a pensar ficar-me pelos 120w - 150w, como voces sugeriram.

Pa Obrigado e desculpem mais uma vez...

grande abraço

Publicado:

Olá!

Quanto aos reflectores duplicarem a potencia de uma lampada, se pensares um pouco vês que nunca pode ser, realmente são uma ajuda importante, pois parte da luz emitida para cima e que se perde, é reflectida para dentro do aquário. Se queres um aquário densamente plantado com plantas exigentes em termos de luz, eles só não chegarão. De qualquer das formas podes comprar reflectores já feitos numa loja de aquariofilia, fazer uns em chapa, geralmente de aluminio polido, ou até para desenrascar, forrares a tampa do teu aquário com papel de aluminio.

Quanto ao aumento da luz:

Se tens jeito para a bricolage, no mesmo link que deste tens lá toda a explicação dada pelo FAAO sobre como melhorar a tua calha;

Outra boa opção, se bem me lembro é procurares por um post do membro William em que este explica como modificou uma calha dessas para lampadas PLL;

Aqui nos patrocinadores do forum tens muitas soluções de calhas para colocar sobre o aquário a bons preços. Essa opção obrigaria à retirada da tua tampa, poderá ser um pouco mais cara, mas é um descanço ;) .

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

obrigadao zeneo! de facto o post do william tá fabuloso. Acho que enquanto arranco com o aquario vou comprar uns reflectores, isto para me dar tempo de fazer uma calha parecido com a do william!

obrigado a todos mais uma vez!

abraco

boas entradas para todos :microwave:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!